Foto de Caipirinha de café em taça de vidro

Veja como fazer uma caipirinha de café de forma simples

Por anos, há várias combinações incríveis de cafeína com bebidas alcoólicas. Assim, surgiu a caipirinha de café, um drink clássico e cheio de tradições brasileiras. Pois, é uma mistura do café espresso com um shot de cachaça, dois ingredientes da nossa cultura do Brasil.

O que é a caipirinha de café?

A caipirinha de café é um drink clássico com uma forma bem rápida e prática de fazer. Dessa forma, surge a melhor combinação brasileira para viver uma experiência única e saborosa. Com isso, se destaca como uma bebida perfeita para degustar em companhia.

As receitas com café têm uma regra essencial para o seu preparo, não deve ser batida. Ou seja, é preciso colocar os ingredientes no copo, para depois mexê-los com uma colher, até diluir o açúcar. Nos últimos anos, o mercado de café começou a brincar com as misturas.

Isso tem a ver com os baristas que começaram a acrescentar o café em vários drinks alcoólicos. No entanto, a caipirinha se espalhou pelo mundo como um drink tropical de origem 100% brasileira. Assim, o café por ser um hábito do Brasil é um ótimo complemento.

Caneca de Caipirinha de café em cima de mesa de madeira cinzenta
A caipirinha de café é um drink clássico brasileiro. Imagem de Jcomp no FreePik.

Origem da caipirinha

A origem da tradicional caipirinha veio do interior do estado de São Paulo. Porém, há relatos que acreditam que surgiu com os latifundiários e os senhores de engenho, por causa da produção de cana-de-açúcar. Ou seja, é o ingrediente principal para poder fazer a cachaça.

Além disso, há registros sobre o nível de alto escalão do drink da caipirinha. Pois, costumava ser servida em grandes eventos como coquetéis de cerimônia dos grandes latifundiários. Portanto, no início, para ter acesso à essa bebida, precisava ser da elite.

Como fazer a caipirinha de café?

Para fazer essa deliciosa receita de caipirinha de café, é preciso focar na sua forma mais prática. Portanto, é preciso adiantar o processo de diluição, resfriamento para poder economizar o seu tempo. Agora, veja os seus ingredientes para ter uma receita especial:

  • 1 limão;
  • 50 ml de cachaça de qualidade;
  • 30 ml de café em cápsula espresso;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • essência de baunilha a gosto;
  • cubos de gelo.

A mistura do café com o limão forma uma harmonia bem agradável para o paladar. Afinal, traz uma nova versão para a caipirinha, que fica mais gostosa e é bem fácil de fazer. Mas, há uma opção de fazer o café infusionado direto com a cachaça para poupar o seu tempo.

Café em cápsula espresso

O café em cápsula tem a ver com a tecnologia mais prática dentro do mercado. Portanto, é uma bebida feita de café moído que é adicionado em pequenos recipientes de alumínio ou de plástico. Entretanto, com o tempo, surgiram vários sabores e tipos de café em cápsula.

O sabor espresso costuma ser o mais comum do mercado, pois é o tradicional café do dia a dia dos clientes. Enfim, as embalagens das cápsulas de café costumam ter as características essenciais para manter a qualidade do seu produto, além de manter o sabor.

Infusão de cachaça com café

Para economizar o seu tempo na hora de preparar a receita, pode ser feita a infusão de café e cachaça. Logo, é preciso colocar em uma garrafa ou pote de vidro com tampa, uma parte de café moído para 2 de cachaça. Leve à geladeira por 12 horas e coe no filtro.

Qual o modo de preparo da caipirinha de café?

Como visto, a caipirinha de café é uma mistura de duas paixões do brasileiro, o café e a cachaça. Dessa forma, os dois ingredientes são fundamentais para a história do Brasil, como um dos dois maiores ativos da exportação. A seguir, veja como é o modo de preparo:

  • preparo o café em cápsula espresso e separe;
  • corte o limão em formato de meia-lua e o coloque na coqueteleira;
  • acrescente 30 gramas de açúcar;
  • pressione o limão e o açúcar;
  • coloque os cubos de gelo;
  • adicione a cachaça no drink;
  • feche a coqueteleira e mexa bem até o ponto ideal;
  • adicione o café separado e aproveite a sua bebida.

Após seguir todos esses passos, é a hora de saborear a sua bebida e aproveitar a experiência única do drink. Além disso, é possível fazer a mistura com outros sabores, há a opção com morangos no lugar do limão. Bem como, há como acrescentar casca de laranja.

Opção com morango

Para quem prefere um sabor menos ácido, o morango é uma ótima opção para adicionar ao seu drink. Para isso, é possível colocar um pouco de xarope de caramelo para dar mais sabor à bebida. 

Copo de Caipirinha de café com canudos pretos no interior segurando por mulher
A caipirinha de café é uma mistura diferente e saborosa. Imagem de Freepik no Freepik.

O que torna a caipirinha de café especial?

Além de ser uma variação do drink clássico, a caipirinha de café é uma bebida muito especial. Com isso, além do café espresso, é possível colocar o cold brew para ter um sabor menos intenso. Porém, os tipos de café espresso são os mais indicados para o drink.

A mistura do café com o limão e a cachaça trazem uma nova versão para a caipirinha. Por isso, é uma forma mais gostosa e fácil de fazer, além de ser uma nova experiência com novos drinks. Como resultado, também há como reunir a família e os amigos para saborear.

Bicafé

Siga as dicas acima, bem como não deixe de consumir as cápsulas da Bicafé para um início de dia mais saboroso e diverso, com o seu catálogo de produtos variados.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.