Cold brew

O que é cold brew?

Cold brew é uma das várias formas de preparar um café gelado, mas é mais cremoso. Além disso, também não é ácido, e acaba por ser bem leve para beber. Sobretudo, é feito com água fria para o agrado de pessoas que moram em locais quentes.  

O que é o cold brew?

Essa é uma forma de preparar o líquido, que tem ficado muito famosa. Assim, a intenção é que tomem a bebida com gelo e até mesmo tem algumas variações. Mas, ele tem uma forma de preparação diferente e suas principais características são:

  • Mais leve e doce;
  • Tem menos ácido;
  • Possui uma redução de 30% de cafeína. 

Nos Estados Unidos, o método ficou tão popular que aumentou o consumo de líquido. No entanto, no Brasil, ainda é visto como uma novidade para quem ama café. Ainda mais, por combinar com o clima quente das áreas tropicais do país. 

Foto: Diferente do café feito com água quente, o cold brew precisa ser feito com o líquido frio.

Como é feito?

O cold brew em sua forma tradicional, tem frutos torrados e moídos na mesma hora. Em seguida, passam em um processo na água fria, de forma artesanal. Sobretudo, pode levar mais tempo para ficar pronto, então tem chances de demorar até 18 horas.

Isso pelo fato de que do líquido frio, é mais difícil de tirar os sabores e aromas. Por isso, ele entra em um processo de fermentação, para ganhar gosto. Por fim, ele é suave, tem mais frescor, além de ser doce, leve e odor intenso. 

Vídeo: aprenda a fazer cold brew

Qualquer um pode fazer o cold brew

Todos vão ter o seu próprio jeito de preparar a bebida com essa técnica. Ou seja, vai variar de acordo com cada um, o tempo e a moagem do fruto. Portanto, isso pode influenciar o café de alguma maneira quando estiver pronto.

Não é difícil preparar uma receita e deixá-la gostosa no final. Mas, o ideal é não dar aroma ao drink no uso de outros sabores. Além disso, a indicação também serve para não colocar leite demais, ou irá perder o gosto.

Dicas para preparar

Para sair de forma perfeita, o item precisa ser muito bem moído para que não fique amargo. Dessa forma, a infusão precisa ser em água fria ou em temperatura ambiente. Em seguida, tampe e deixe descansando, também pode fazer misturas com sabores de:

  • Limão;
  • Creme;
  • Usar canela em pó.

Ao servir ou iniciar alguma receita com a bebida, só precisa coar com uma peneira fina. Assim, filtros de metais ou coadores de pano também servem para esse objetivo. Por fim, se o recipiente estiver fechado direito, a extração pode demorar até três dias. 

Formas de servir o cold brew

Um atributo desse café especial é o quanto pode durar, levando até dez dias para estragar. Mas, precisa ficar em conserva na geladeira, para que não perca seus sabores. Desta forma, para tornar o líquido em algo mais saboroso, adicione:

  • Cremes;
  • Sucos;
  • Bebidas alcoólicas.

A graça é o fato de ser uma técnica bastante diferente e que pode ter mudanças. Além disso, pode ser consumida de modo puro, apenas com gelo. Sobretudo, pode-se usar cafeteiras e até a prensa francesa para moer os seus frutos.

Tipos de café

Dentro de uma boa qualidade, o cold brew pode ser feito de forma simples. No entanto, o melhor é que seja especial ou gourmet moído. Então, pode ser preparado com água de coco, leite, ervas e muitos outros ingredientes.

A intenção é que a bebida seja suave e cremosa no final, de acordo com a forma de fazer. Por isso, usar um produto que não deixe a desejar é essencial para o final. Desta forma, terá um sabor gostoso quando o processo terminar. 

O mais interessante é pegar essa bebida e prepará-la sem nenhum trabalho, de modo que as cápsulas são boas opções. Nesse sentido, vale muito a pena conferir as ofertas da Bicafé.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.