coffee break

Dicas para montar um Coffee Break perfeito

O Coffee Break não é apenas o momento de degustar café e outros quitutes. É nele que acontece o Networking e você pode aumentar sua rede de contatos. Portanto, conheça algumas dicas para organizar uma pausa perfeita em seu evento. 

O que é Coffee Break?

Ele é o momento em um evento que há um intervalo para uma leve refeição. Então, você pode aproveitar para processar as informações que recebeu, socializar com as outras pessoas e fazer um lanche para recuperar a energia.

Entenda o conceito

A tradução de Coffee Break é pausa para o café. Apesar de ser um conceito americano, ele já é muito usado no Brasil por empresas, corporações e nos mais diversos tipos de eventos.

duas mulheres conversando em pé, segurando um copo de café e uma salada
Foto: O Coffee Break é o momento ideal de conversar com as pessoas e aumentar seus contatos. Imagem de Freepik no Freepik.

História do Coffee Break

Foi apenas no século XIX, com o Festival Stoughton Coffee Break, que a expressão tornou-se conhecida. O evento servia para vários vendedores e fornecedores de café exporem seus produtos para a cidade. 

Popularidade a partir do slogan

Somente com uma campanha de publicidade de uma marca de café em 1952 que essa expressão ganhou fama. O slogan “give yourself a ‘Coffee Break’ — Coffee always gives you a Break!” ficou muito popular na época.

A frase significa “dê a si mesmo uma ‘pausa para o café’ – O café sempre te dará uma pausa”. Então, o termo começa a ser muito utilizado para nomear os intervalos e momentos de descanso.

Quando devo fazer um Coffee Break?

Você pode inserir um Coffee Break em diferentes tipos de eventos. Mas, é necessário planejar com antecedência quando for fazer um intervalo nesse estilo. Em geral, essas pausas acontecem em atividades como:

  • Seminários;
  • Cursos e palestras;
  • Workshops;
  • Reuniões e eventos empresariais.

É importante saber o horário e a duração do evento para planejar qual o melhor momento para fazer esse recesso. Em geral, ele acontece no meio da programação. Mas, se for muito longa, é possível encaixar dois momentos de pausa para o café.

Qual a importância do Coffee Break?

Para entender a importância da pausa para o café no trabalho deve considerar os ritmos do corpo humano. Nesse caso, o que é importante é o ciclo ultradiano que dura menos de 24 horas, mas se repete várias vezes ao longo do dia.

Seu valor está no fato de que a produtividade ocorre nesse tipo de ciclo. Assim, a atenção diminui depois de 90 minutos de trabalho intenso, seja físico ou mental. Portanto, essas pausas ajudam a restabelecer o foco.

O café possui cafeína que é uma substância estimulante. Ela influencia no estado de alerta, capacidade de raciocínio e até no humor. Com isso, o Coffee Break ajuda os participantes a recuperarem energia e conseguirem continuar concentrados no evento.

Networking

Nesses intervalos também é possível que os participantes interajam entre si de forma espontânea e tranquila. Assim, aumentam sua rede de Networking, ou seja, de contatos. Aliás, que podem ser de outros profissionais ou de clientes.

Qual a diferença entre brunch e Coffee Break?

É muito comum a confusão entre esses termos, mas eles se referem a eventos diferentes. A pausa para o café possui aperitivos mais simples que podem ser comidos com as mãos e em pé. Além disso, sua duração é mais curta, em média até 30 minutos.

Esse intervalo ainda acontece durante alguns tipos de eventos. Mas, o brunch é uma ação por si só. Seu termo é a junção de Breakfast (café da manhã) e lunch (almoço). Assim, ele acontece entre às 11h e 14h em geral.

Como seu objetivo é substituir ambas as refeições, seu cardápio é mais elaborado. Desse modo, é necessário que haja cadeiras para quem for comer, além de pratos e talheres.

Devo contratar um buffet para fazer meu Coffee Break?

Há diversos benefícios ao contratar um buffet para organizar seu Coffee Break. Além disso, existem empresas especializadas nesses tipos de eventos que podem te ajudar a oferecer a melhor experiência. 

Caso você esteja sem tempo para planejar com antecedência, isso pode ser uma solução. Então, veja algumas vantagens que terá ao contratar uma empresa desse tipo para seu evento:

  • Pode te auxiliar na escolha do melhor cardápio de acordo com o tema da reunião;
  • A escolha do menu é feita de acordo com o horário em que vai acontecer o intervalo;
  • Você não vai ter preocupações de lidar com fornecedores de alimento;
  • A empresa é encarregada dos utensílios e da limpeza do local.

Não é sempre que o orçamento permite contratar um buffet para fazer o Coffee Break. Então, se você deseja organizar por conta própria precisa de muito foco e organização em sua ação.

três pessoas sentadas conversando tomando café no que parece ser uma sala de reunião
Foto: Apostar em uma empresa para organizar o Coffee Break otimiza seu evento. Imagem de Freepik no Freepik.

Como organizar um Coffee Break?

Apesar de parecer algo simples de organizar, há vários detalhes que não podem ser esquecidos. Portanto, planejar com antecedência é o melhor caminho. Assim, confira as dicas para ajudá-lo:

  • Escolha um local adequado;
  • Defina o horário e sua duração;
  • Conheça seus convidados e sua quantidade;
  • Por fim, defina o cardápio.

É muito importante se atentar nesses tópicos para que a pausa para o café seja perfeita e se encaixe com o evento. Com isso, evita qualquer imprevisto durante esse momento.

Como escolher o local?

Pode até parecer óbvio, mas o local deve ser bem próximo de onde acontece o evento. Além disso, veja a capacidade do lugar para que caiba todos os convidados e as mesas com as comidas. Evite espaços muito apertados e lembre-se que não precisa ter cadeiras.

Horário e duração do Coffee Break

O horário dessa pausa depende do evento. Então, sempre escolha um período que divida o encontro na metade. Além disso, sua duração deve variar entre 10 e 15 minutos e no máximo durar meia hora.

É importante anunciar que haverá Coffee Break no início do evento, assim como o horário que será realizado e sua duração. Além disso, quando faltar cerca de cinco minutos para o seu fim, avise todos para voltarem à reunião.

braços de homem sentado em uma mesa segurando uma xícara de café
Foto: O Coffee Break deve ter a duração máxima de 30 minutos. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Qual o menu de um Coffee Break?

Uma das partes mais importantes é a escolha do cardápio. Opte por aperitivos que não sejam muito pesados e gordurosos. Afinal, ninguém quer que o participante fique sem energia por causa da longa digestão. Então, os alimentos para consumir com café são:

  • Mini sanduíches;
  • Pães de queijo;
  • Salgados em geral;
  • Fatias de bolos e tortas 
  • Biscoitos e frutas;
  • Água, refrigerantes e sucos.

O importante é escolher petiscos que não seja necessário usar nenhum tipo de talher. Assim, os convidados não vão se incomodar em lancharem em pé. Isso porque, o objetivo nesse momento é recuperar a energia e fazer contatos.

Porção por pessoa

Para saber a quantidade que vai precisar de cada lanche, você precisa estipular a quantidade que cada convidado irá comer. Dessa forma, quando definir qual vai ser a porção por pessoa é só multiplicar isso pelo número de participantes.

Fique atento às restrições alimentares

Você precisa conhecer seus convidados para atender o gosto de todos. Portanto, é preciso saber se há pessoas intolerantes à lactose e alérgicos a glúten. Além disso, também pode haver participantes vegetarianos e veganos na lista. 

Como escolher o melhor café para seu Coffee Break?

O café em cápsula é a melhor escolha para esse tipo de evento. Afinal, é muito versátil e possui uma infinidade de sabores disponíveis. Além disso, há outras vantagens em seu uso, como:

  • As cápsulas conservam o aroma e sabor do café;
  • Elas também são mais higiênicas;
  • São fáceis de usar e o preparo é rápido;
  • As doses são individuais.

Optar pelas cápsulas de café dá a liberdade para os participantes escolherem a sua bebida favorita. Além disso, você evita desperdícios. Então, elas não podem faltar no seu Coffee Break

Conheça a loja da Bicafé Brasil

Para garantir as melhores cápsulas de café para seu evento, conheça a Bicafé Brasil. Afinal, a loja possui uma vasta opção de bebidas e que se adequam a diferentes máquinas. Portanto, faça sua compra hoje mesmo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.