cápsulas de café e grãos de café

Tipos de Cápsula de Café: tudo o que você precisa saber!

Atualmente, existem diferentes tipos de cápsula de café que agradam diversos paladares. Por isso, elas se tornaram uma solução prática e eficiente para os amantes de café.

Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de cápsulas existentes no mercado, quais são suas vantagens e muito mais. Ficou curioso e quer saber mais? Então, continue acompanhando e boa leitura!

O que é café em cápsulas e como elas são produzidas?

A cápsula de café é, basicamente, uma porção individual de café torrado e moído, selado em uma cápsula pequena. Em geral, esta é produzida com alumínio ou plástico.

Essa tecnologia diminui o processo de oxidação, mantendo o sabor e o aroma original por mais tempo. Afinal, as cápsulas só serão abertas na hora do preparo.

Ainda é comum que os consumidores tenham dúvidas sobre como essas pequenas porções de café chegam até suas xícaras. A seguir, vamos entender como é o processo de produção dos diferentes tipos de cápsula de café, desde a seleção dos grãos até a embalagem final.

1. Seleção e torra dos grãos

O primeiro passo é a seleção rigorosa de grãos para preparar bebidas saborosas e de alta qualidade. Nessa etapa, a Bicafé utiliza grãos provenientes de diferentes regiões do mundo.

Logo em seguida, é feita a torra de grãos. Uma torra bem-feita é essencial para revelar e manter os aromas e sabores característicos das cápsulas compatíveis com as máquinas de café.

2. Moagem e encapsulamento

Após a torra, os grãos são moídos, passando sempre por processos rigorosos para manter o sabor e a qualidade. Em seguida, eles são embalados nas cápsulas para preservar o aroma e frescor da bebida por muito mais tempo.

3. Embalagem das cápsulas

Depois disso, as cápsulas são cuidadosamente embaladas e estão prontas para serem distribuídas para pontos de vendas e lojas on-line, como a loja da Bicafé. Aqui, você encontra diferentes tipos de cápsulas de café.

4. Preparo e degustação

Após escolher os sabores de cápsulas de café e outros tipos de bebida, é hora do momento mais aguardado: se deliciar com a sua bebida. O melhor de tudo é que o preparo é muito simples!

Basta inserir a cápsula na máquina e seguir as instruções de preparo do café em cápsula conforme o manual do fabricante. Pronto! Em poucos segundos, você desfruta de uma bebida saborosa e aromática.

Qual a diferença entre o café em cápsula e o tradicional?

A principal diferença entre as cápsulas e o café tradicional está no método de preparo e nas vantagens que cada um deles oferece. As cápsulas de café consistem em uma porção individual de café moído e selado e um preparo bem simples.

Por outro lado, o café tradicional exige a moagem de grãos e a preparação manual ou por métodos como a cafeteira. Portanto, esse processo demanda mais tempo e exige o uso de mais acessórios em seu preparo, como o moedor de grãos.

É evidente que um processo não é melhor que o outro. No entanto, o preparo com cafeteira de cápsula oferece mais praticidade e rapidez para o seu dia a dia.

Quais as vantagens do café em cápsulas?

Como você já pôde perceber, as cápsulas de café possuem diversas vantagens que a tornam uma ótima escolha para os apreciadores de café. Ela oferece uma experiência completa e muito prática até para os mais exigentes.

A seguir, iremos conhecer mais a fundo quais são as vantagens dos tipos de cápsula de café. Assim, você poderá escolher a melhor opção para o seu paladar.

Frescor da bebida

O maior medo de quem ama café é tomar uma bebida fria ou requentada que já perdeu o sabor, não é mesmo? Porém, com as cápsulas, você não terá esse tipo de problema. Afinal, o encapsulamento protege os grãos e garante bebidas saborosas e aromáticas.

Variedade de sabores

Outra vantagem são as diversas opções de sabores que vão além da cápsula de café expresso. Isso inclui opções como lattes e cappuccinos, perfeitas para agradar diferentes preferências de paladar.

Sustentabilidade

Também não podemos deixar de mencionar que as cápsulas são opções sustentáveis. Empresas como a Bicafé se preocupam não apenas em produzir um produto de qualidade, mas também em reduzir o impacto ambiental.

Além disso, o descarte de cápsulas de café é bem simples. Como a maioria delas são produzidas com materiais recicláveis, basta fazer o descarte no lixo reciclável.

Quais são os principais tipos de cápsulas de café?

Basicamente, existem dois principais tipos de cápsula de café: café e lattes. Na categoria de café, destaca-se o café expresso, conhecido por sua intensidade e sabor robusto.

Já nos lattes, uma das variações mais adoradas é a cápsula de cappuccino, que combina café, leite e espuma, oferecendo uma mistura clássica e encorpada. Além disso, existem cápsulas de café com sabores diversos, proporcionando opções para diferentes preferências, como:

  • Expresso;
  • Lungo;
  • Ristretto;
  • Descafeinado;
  • Sem adição de açúcar;
  • Gourmet;
  • 100% Café Especial Brasil Arábica
  • Café BIO (Biológico)
  • Fortíssimo.

Lattes

  • Café au Lait;
  • Café com Leite Descafeinado;
  • Cappuccino;
  • Cappuccino sem adição de açúcares;
  • Mochaccino Canela;
  • Cortado;
  • Chocolate.

Dicas para escolher seu café em cápsula ideal

Como existem diferentes tipos de cápsula de café, pode ser difícil encontrar a melhor opção. Porém, existem algumas dicas que podem ajudar você nesse processo.

A seguir, preparamos uma lista com dicas que vão ajudar você a escolher a cápsula ideal para o seu paladar. Confira!

  1. compatibilidade: verifique se as cápsulas são compatíveis com a sua máquina;
  2. tipo de café: defina o tipo de bebida que você deseja consumir. Prefere expresso, lungo, cappuccino, latte macchiato ou outra variação?
  3. intensidade: escolha a intensidade do café de acordo com seu paladar. Você gosta mais de suave, médio ou forte?
  4. custo-benefício: os kits oferecem uma relação custo-benefício mais vantajosa;
  5. quantidade: avalie a quantidade de cápsulas que vêm na embalagem.

Conheça as cápsulas de café da Bicafé!

Na Bicafé, acreditamos que o café é mais do que uma bebida, é uma experiência única. Por isso, oferecemos uma seleção com diferentes tipos de cápsula de café para que você possa desfrutar da sua bebida favorita sem sair de casa.

Se você gostou desses conteúdos, não deixe de conferir outros posts no blog da Bicafé. Inspire-se com dicas como: 13 receitas de café cremoso simples e rápidas para fazer em casa.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.