Conheça toda a história do café expresso

O café expresso é uma das bebidas mais famosas e consumidas em todo o mundo. Então, conheça a sua história, veja como prepará-lo e saiba quais são os principais tipos. Por fim, aprenda qual a grafia correta da palavra. 

História do café expresso

Este tipo de café foi criado na Itália, no início do século XX. Aliás, até a década de 1940 a única forma de preparo era sob pressão de valor. O milanês Luigi Bezzera é o inventor da bebida. Mas, o termo expresso surgiu apenas no ano de 1946.

A palavra expresso surge da criação e comercialização das máquinas inventadas por Achille Gaggia. Com isso, houve uma grande popularização deste método de extração do café. Bem como, da bebida. 

Máquinas de café

As máquinas de café de Gaggia comprimiam o pó para que a água quente se transformasse na bebida mais amada do mundo. Já nos dias atuais, as cápsulas são as opções mais práticas. Assim, em poucos segundos você tem uma deliciosa xícara para consumir.

Foto: O café expresso é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo

E então, o que é o café expresso?

O café expresso surgiu como uma experiência. Isso porque, seu inventor buscava as melhores maneiras de aproveitar os grãos aromáticos de uma planta. Então, por meio de uma máquina própria, eles eram processados até chegar à bebida.

Neste caso, para preparar o expresso é necessário usar apenas o café e a água quente. Mas, nas medidas certas para que torne-se uma bebida equilibrada e bem saborosa. Já o açúcar e outros tipos de adoçantes são opcionais.

Atenção aos detalhes

Diferente de outros tipos de café, como o coado, a água para o expresso deve ser quente, mas sem ter chegado ao ponto de fervura. Isso porque, pode queimar o pó e deixar a bebida mais amarga.

O amargor deste café acontece por ser um pó compactado. Então, ao adicionar a água quente, não tem tanto espaço, como acontece com o coado. Dessa forma, o sabor e o aroma são mais pronunciados.

Hoje em dia é comum que a bebida seja preparada por meio de cápsulas. Assim, você precisa apenas colocá-la em uma máquina própria e aguardar alguns segundos para ter uma xícara pronta. 

Características e vantagens

O café expresso possui características marcantes e que tornam a bebida ainda mais saborosa. Portanto, veja quais são as principais:

  • É uma bebida forte;
  • Possui uma crema espessa (espuma), que é o aspecto cremoso acima do café;
  • A extração é feita por pressão;
  • É bem aromático.

Por conta de sua composição é uma bebida simples e prática de ser preparada. Mas, também tem um aroma e sabor bem marcantes. Além disso, é o café ideal para trazer energia para quem a consome.

Afinal, é café expresso ou espresso?

Uma dúvida muito comum quando o assunto é o café expresso é a sua grafia. Afinal, é possível encontrar também escrito como espresso. Então, veja qual a forma correta de uso dessa palavra:

  • Expresso é a grafia mais aceita e é a mais comum de encontrar em dicionários;
  • Já o termo espresso é de origem italiano e sua tradução é expresso.

Essa confusão ocorre pela origem deste café. Portanto, por ter nascido na Itália, algumas pessoas ainda usam a grafia original. Mas, no Brasil, o correto é optar por expresso e não da outra forma.

Tipos de café expresso

De acordo com o país de origem, os expressos também possuem as suas variações. Então, veja algumas delas que são mais comuns em Portugal, na Itália e que são feitas com água.

Portugal

Em Portugal, assim como em outros países, o consumo do café é muito grande. Assim, as principais variações são:

  • O Curto, Longo ou Duplo;
  • Galão, Pingado ou Abatanado;
  • Garoto, Meia de Leite e o Simples.

O que difere em cada um dos tipos de café expresso são os acompanhamentos. Ou seja, se adiciona leite, chocolate, açúcar. Aliás, há o Cheirinho, que leva em sua receita a aguardente, conhecida como pinga no Brasil. 

Itália

A Itália é o país de criação do expresso. Então, também possui as suas variações de acordo com a quantidade de água, bem como, se há a adição de mais algum produto, como a canela ou até mesmo o sorvete.

  • O Ristretto, que é o curto, com menos volume de água;
  • Lungo, que usa o dobro de água do expresso;
  • O Doppio ou duplo, que conta em sua receita com dois shots de expresso;
  • Macchiato, que leva leite vaporizado em sua composição;
  • Cappuccino, em que o diferencial é o leite e o chocolate;
  • Latte, o tradicional café com leite;
  • O Flat White, muito popular na Austrália;
  • Café Cortado;
  • O Mocha e o Affogato, sendo o primeiro com chocolate e o segundo com sorvete.

Na Itália, a principal diferença entre os tipos de café é a quantidade de água e de expresso que são usados. Assim, há as opções mais fortes e concentradas, bem como, as mais fracas e suaves.

Com água

Há ainda mais algumas variações deste tipo de café, que são conhecidas nos demais países. Então, entre elas destacam-se:

  • O Americano, que é mais suave;
  • Long Black;
  • Café Tobio e o Carioca;
  • Correto que tem em sua receita a adição de licor;
  • O Cubano, que conta com adição de açúcar no momento da extração.

Com tantas opções é possível escolher aquela que atende melhor seu gosto. Ou seja, se deseja uma bebida mais forte ou suave, bem como, se quer algum tipo de acompanhamento ou não.

Foto: O café expresso é o tipo mais consumido da bebida no Brasil

Café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil

De acordo com um estudo feito pela plataforma CupomValido, com a Organização Internacional do Café e Dieese, o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil. Assim, perde apenas para a água.

Ainda na pesquisa, foi apontado que os brasileiros consomem em média três a quatro xícaras da bebida por dia. Então, veja quais os tipos preferidos no país:

  • O café expresso;
  • Café com leite, também conhecido como pingado;
  • Já em terceiro, está o capuccino, que leva leite e chocolate;
  • Em seguida, estão o Macchiato e o Latte.

A pesquisa foi aplicada em mais de 190 países e o Brasil está no top 15 do ranking de consumo. Inclusive, mesmo com as temperaturas mais quentes, é uma bebida muito apreciada.

Não tem hora para o café

O café é uma bebida que faz parte do dia a dia do brasileiro. Ou seja, não há apenas um momento de consumo. Então, está presente no café da manhã, após o almoço e até a noite. Aliás, alguns restaurantes oferecem experiências de harmonização com ela.

Como fazer café expresso?

O café expresso é uma das receitas mais simples de preparar. Afinal, precisa apenas de água e pó. Mas, com o avanço das máquinas próprias, a maneira mais simples de ter uma deliciosa xícara para o consumo é com as cápsulas.

Com valores acessíveis, você encontra uma variedade de tipos e sabores de café em cápsulas. Portanto, não precisa comprar nenhum tipo de ingrediente. Além disso, de forma rápida, terá a bebida pronta para o consumo.

Vantagem das cápsulas de café

As cápsulas de café estão entre as principais tendências do mercado. Isso porque, elas oferecem aos consumidores mais praticidade e sem perder o sabor. Então, veja mais algumas vantagens em comprá-las.

  • É prático e saboroso;
  • Torna todo o preparo mais higiênico, porque não tem contato direto com o produto;
  • Tem a dosagem ideal para uma xícara, sem desperdício;
  • Oferece várias opções de sabores;
  • Conservam as propriedades da bebida.

Com todas as vantagens oferecidas, as cápsulas são as opções ideais para quem deseja consumir um bom café. Assim, não terá desperdício e sempre que quiser terá a bebida pronta em alguns segundos.

O surgimento das máquinas de expresso

Um dos fatos que revolucionou toda a história do café expresso no mundo foi a criação das máquinas próprias. Afinal, elas tornaram o processo mais prático e rápido. Com isso, em pouco tempo ela se tornou uma das bebidas mais consumidas do mundo.

Nos dias de hoje, há diferentes modelos e tipos de máquinas. Então, seja com cápsulas ou não, elas permitem que você faça diferentes receitas de café.

Praticidade

O grande diferencial dessas máquinas é a praticidade que trazem para o dia a dia dos consumidores. Isso porque, basta adicionar a cápsula desejada e água no reservatório para conseguir sua bebida.

Você encontra diferentes tipos de modelos e marcas deste produto. Assim, pode escolher aquele que atende às suas necessidades e que se encaixa em seu orçamento.

Delicie-se com um café expresso

Quem já degustou uma deliciosa xícara de café expresso entende a sua popularidade em todo o mundo. Então, não é estranho que ela ocupe o ranking das bebidas mais consumidas em inúmeros países.

Com poucos ingredientes e um sabor inconfundível, o expresso é ideal para todos os momentos do dia. Assim, seja no café da manhã, após o almoço ou em um lanche, o café não pode faltar.

Aproveite a praticidade e variedade das cápsulas de café da Bicafé e delicie-se com as melhores receitas. Certamente não conseguirá ficar sem a sua xícara diária.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.