Barista preparando bebida Espress tonic à base de café em interior de cafeteria

Como fazer o espresso tonic para se refrescar no verão?

O espresso tonic é um das receitas refrescantes com café mais deliciosas. No entanto, tornou- se uma das mais populares pelo seu sabor único para os apreciadores de drink. Afinal, quando chegar o verão, a melhor opção é achar líquidos gelados para se refrescar.

O que é o espresso tonic?

Nos últimos anos, o mercado de café busca vários sabores e possibilidades de inovar com receitas especiais. Assim, o espresso tonic é um café espresso misturado com água tônica, com o objetivo de trazer um sabor único. Portanto, se destaca por ser refrescante.

Dessa forma, é um dos coquetéis sem álcool mais buscados nas cafeterias e bares, principalmente no verão. No entanto, a maioria dos estabelecimentos oferecem a opção com café espresso e tônica com o gelo. Pois, é a receita original desse saboroso drink.

A sua mistura de café intenso com a tônica é uma tendência que conquistou várias pessoas ao redor do mundo. Além de ter várias formas de fazer a bebida para todos os sabores. Há várias opções para adocicar o café, como o limão siciliano, a baunilha e frutas vermelhas.

Bebida à base de café sobre balcão de madeira com pessoa jogando mais café na taça
O espresso tonic é uma bebida essencial para se refrescar no verão. Imagem de Jonathan Borba no Pexels.

Origem do espresso tonic

A origem do espresso tonic é estrangeira, surgiu por volta de 2015 nas cafeterias dos Estados Unidos, Japão e da Austrália. É importante pontuar que o ingrediente que sempre está em destaque é o café espresso. Ou seja, o café precisa ter o seu sabor em destaque.

Porém, os dois primeiros países não possuem o clima tropical como destaque. Com isso, a bebida tornou-se essencial no Brasil por causa do calor. Enfim, é uma forma de se adaptar com a nossa realidade de uma forma saborosa. É ideal para trazer uma experiência única.

Como fazer o espresso tonic?

O próprio nome diz que o café espresso é o ingrediente em destaque do coquetel espresso tonic. Por isso, é essencial colocar em prática o passo a passo para aprender a degustar uma bebida com café. Veja as principais etapas e itens essencial para misturar na receita:

  • dose dupla de café espresso;
  • opte pelo café em cápsula;
  • cubos de gelo;
  • água tônica de sua preferência;
  • acrescente o xarope de frutas ou de outro sabor para destacar o drink.

A dica de ouro é comprar o café e os outros itens da melhor qualidade, para trazer mais sabor para a bebida. Porém, é possível colocar outro tipo de café, não só o espresso, mas é preciso estar o mais concentrado possível. Afinal, é importante focar na proporção do café.

Limão Siciliano

Uma boa opção é acrescentar com o café Cold Brew, pois é uma forma de equilibrar o amargo e o ácido. Além de ser um sabor bem refrescante para o verão, sem perder a essência do café. Uma alternativa para esse xarope, seria o sabor de menta.

Baunilha

É essencial estar acompanhado de um delicioso café espresso. Portanto, o sabor ácido e amargo fica mais fraco, pois o sabor doce fica mais forte. Além disso, uma dica é acrescentar uma calda de caramelo para harmonizar com o café.

Frutas Vermelhas

Outra opção que precisa ser misturada com o café espresso, o drink com frutas vermelhas é um dos favoritos. Pois, o seu sabor ácido é mais fraco que o de limão, por isso, é o equilíbrio perfeito dos sabores. Com isso, o sabor do café parece na finalização da bebida.

Qual o modo de preparo do espresso tonic?

O espresso tonic tem o principal objetivo de fugir do convencional e trazer um sabor único para o mercado de drinks. Desse modo, há vários métodos para aplicar a receita da melhor forma, além de trazer diferentes resultados. Veja o modo de preparo para apreciar a bebida:

  • adicione os cubos de gelo no copo;
  • acrescente 50 ml do xarope de sua preferência;
  • adicione 120 ml de água tônica e misture os ingredientes;
  • coloque 50 ml de cápsulas de café espresso;
  • misture tudo antes de tomar e aprecie a sua bebida gelada.

Assim, é possível apreciar a deliciosa bebida por meio de uma receita bem rápida e prática. Uma dica é experimentar vários sabores de xarope para decidir o sabor de sua preferência, além de poder aliviar a sua sede no calor. Por causa disso, ganhou espaço nas cafeterias.

Copo de Espress tonic com laranja e canela na borda do copo sobre bandeja e com caixas de presente ao fundo
O espresso tonic pode ser feito com sabores de xarope diferentes. Imagem de George Dolgikh no Pexels.

Café em cápsula espresso

O café em cápsula tem a ver com a tecnologia mais prática dentro do mercado. Portanto, é uma bebida feita de café moído que é adicionado em pequenos recipientes de alumínio ou de plástico. Entretanto, com o tempo, surgiram vários sabores e tipos de café em cápsula.

O sabor espresso costuma ser o mais comum do mercado, pois é o tradicional café do dia a dia dos clientes. Enfim, as embalagens das cápsulas de café costumam ter as características essenciais para manter a qualidade do seu produto, além de manter o sabor.

Quais as dicas para decorar o drink espresso tonic?

O espresso tonic é uma ótima bebida para trazer mais valor para o seu negócio, pois vai gerar muitas vendas. Mas, é preciso utilizar frutas decorativas de acordo com o xarope utilizado para atrair mais o consumidor. Por exemplo, no de limão, coloque as suas rodelas.

Bicafé

Siga as dicas acima, bem como não deixe de consumir as cápsulas da Bicafé para um início de dia mais saboroso e diverso, com o seu catálogo de produtos variados.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.