Barista preparando bebida Espress tonic à base de café em interior de cafeteria

Como fazer o espresso tonic para se refrescar no verão?

O espresso tonic é um das receitas refrescantes com café mais deliciosas. No entanto, tornou- se uma das mais populares pelo seu sabor único para os apreciadores de drink. Afinal, quando chegar o verão, a melhor opção é achar líquidos gelados para se refrescar.

O que é o espresso tonic?

O espresso tonic é um café espresso misturado com água tônica, visando trazer um sabor único. Portanto, se destaca por ser refrescante.

Dessa forma, é um dos coquetéis sem álcool mais buscados nas cafeterias e bares, principalmente no verão. No entanto, a maioria dos estabelecimentos oferecem a opção com café espresso e tônica com o gelo. Pois, é a receita original desse saboroso drink.

A sua mistura de café intenso com a tônica é uma tendência que conquistou várias pessoas ao redor do mundo. Além de ter várias formas de fazer a bebida para todos os sabores. Há várias opções para adocicar o café, como o limão siciliano, a baunilha e frutas vermelhas.

Bebida à base de café sobre balcão de madeira com pessoa jogando mais café na taça
O espresso tonic é uma bebida essencial para se refrescar no verão. Imagem de Jonathan Borba no Pexels.

Origem do espresso tonic

A origem do espresso tonic é estrangeira, surgiu por volta de 2015 nas cafeterias dos Estados Unidos, Japão e da Austrália. É importante pontuar que o ingrediente que sempre está em destaque é o café espresso. Ou seja, o café precisa ter o seu sabor em destaque.

Porém, os dois primeiros países não possuem o clima tropical como destaque. Com isso, a bebida tornou-se essencial no Brasil por causa do calor. Enfim, é uma forma de se adaptar com a nossa realidade de uma forma saborosa. É ideal para trazer uma experiência única.

Como fazer o espresso tonic?

O próprio nome diz que o café espresso é o ingrediente em destaque do coquetel espresso tonic. Por isso, é essencial colocar em prática o passo a passo para aprender a degustar uma bebida com café. Veja as principais etapas e itens essencial para misturar na receita:

  • dose dupla de café espresso;
  • opte pelo café em cápsula;
  • cubos de gelo;
  • água tônica de sua preferência;
  • acrescente o xarope de frutas ou de outro sabor para destacar o drink.

A dica de ouro é comprar o café e os outros itens da melhor qualidade, para trazer mais sabor para a bebida. Porém, é possível colocar outro tipo de café, não só o espresso, mas é preciso estar o mais concentrado possível. Afinal, é importante focar na proporção do café.

Limão Siciliano

Uma boa opção é acrescentar com o café Cold Brew, pois é uma forma de equilibrar o amargo e o ácido. Além de ser um sabor bem refrescante para o verão, sem perder a essência do café. Uma alternativa para esse xarope, seria o sabor de menta.

Baunilha

É essencial estar acompanhado de um delicioso café espresso. Portanto, o sabor ácido e amargo fica mais fraco, pois o sabor doce fica mais forte. Além disso, uma dica é acrescentar uma calda de caramelo para harmonizar com o café.

Frutas Vermelhas

Outra opção que precisa ser misturada com o café espresso, o drink com frutas vermelhas é um dos favoritos. Pois, o seu sabor ácido é mais fraco que o de limão, por isso, é o equilíbrio perfeito dos sabores. Com isso, o sabor do café parece na finalização da bebida.

Como fazer o espresso tonic para se refrescar no verão?
O espresso tonic é uma das bebidas mais diferentes e que permite a quem a prepara ser muito criativo. Imagem de On Shot em Pexels.

Mais opções de xaropes que você pode usar

Quem quiser fugir dos xaropes mais tradicionais no seu espresso tonic, pode usar sabores distintos, para deixar o café complexo e mais agradável. Dessa forma, uma das opções é a menta, que tem propriedades ótimas para saúde, como reduzir o stress e prevenir náuseas.

O coco também é uma alternativa que combina muito com o drink e ainda é benéfico, para saciar a fome. Por fim, o gengibre é um sabor diferente, que agrada quem gosta de um sabor mais ardido e muda a experiência. Então, vale a pena provar várias formas de preparar o drink.

Tem que usar café espresso para fazer espresso tonic?

Você pode fazer o espresso tonic com outros tipos de café, desde que, ele tenha um sabor forte suficiente para aparecer na receita. Isso porque, como os ingredientes têm um gosto bem presente, optar por um café fraco vai tirar a sua característica principal. 

É crucial que o sabor mais perceptível na bebida seja o café, mas com tantas opções, o final pode ser bem distinto entre elas. Por isso, o expresso costuma ser a mais indicada, já que está entre as mais acessíveis e é comum de se encontrar nos mercados ou em cafeterias.

Como fazer o espresso tonic para se refrescar no verão?
Saiba como preparar o melhor espresso tonic com dicas exclusivas. Imagem de Craig Adderley em Pexels.

Como fazer a bebida com outros cafés?

O principal jeito de substituir o expresso é fazer os outros cafés de um modo mais concentrado.  Assim, é importante lidar bem com a proporção da bebida para que ela possa se fazer presente no sabor final, mesmo com a adição de outros ingredientes, como os xaropes.

Uma das opções mais usadas para substituir esse tipo de grão é o coldbrew, que também é um café ácido bem forte. No entanto, quem é fã do espresso tonic tradicional, sentirá a diferença, já que os dois tipos se extraem de modo diferente, o que interfere em:

  • cheiro;
  • gosto;
  • cor.

Há a chance de preparar a bebida com a cafeteria italiana, o que também muda um pouco o resultado do drink. Portanto, com essas opções podem agradar várias pessoas, então, vale a pena provar muitas opções para ver qual se torna a sua favorita.

Qual é o modo de preparo do espresso tonic?

O espresso tonic tem o principal objetivo de fugir do convencional e trazer um sabor único para o mercado de drinks. Desse modo, há vários métodos para aplicar a receita da melhor forma, além de trazer diferentes resultados. Veja o modo de preparo para apreciar a bebida:

  • adicione os cubos de gelo no copo;
  • acrescente 50 ml do xarope de sua preferência;
  • adicione 120 ml de água tônica e misture os ingredientes;
  • coloque 50 ml de cápsulas de café espresso;
  • misture tudo antes de tomar e aprecie a sua bebida gelada.

Assim, é possível apreciar a deliciosa bebida por meio de uma receita bem rápida e prática. Uma dica é experimentar vários sabores de xarope para decidir o sabor de sua preferência, além de poder aliviar a sua sede no calor. Por causa disso, ganhou espaço nas cafeterias.

Copo de Espress tonic com laranja e canela na borda do copo sobre bandeja e com caixas de presente ao fundo
O espresso tonic pode ser feito com sabores de xarope diferentes. Imagem de George Dolgikh no Pexels.

Quais são as dicas para deixar a bebida ainda melhor?

A primeira dica é adicionar ao menos 8 cubos de gelo para deixar o copo (de 700 ml) gelado e conseguir a temperatura ideal da bebida de café. Além disso, é necessário escolher uma água tônica de qualidade, porque elas alteram muito o sabor do drink.

Compre um bom xarope para o seu espresso tonic, você pode achar esse produto em qualquer loja de coquetelaria, ou na internet. Mas, caso seja difícil achar o sabor que você procura, há vários meios de fazer em casa, com a redução de polpas, ou ainda substituir por groselha.

Como fazer o espresso tonic para se refrescar no verão?
Faça combinações diferentes com o seu espresso tonic e prove várias versões da bebida. Imagem de Anh Dang em Pexels.

Café em cápsula espresso

O café em cápsula tem a ver com a tecnologia mais prática dentro do mercado. Portanto, é uma bebida feita de café moído que é adicionado em pequenos recipientes de alumínio ou de plástico. Entretanto, com o tempo, surgiram vários sabores e tipos de café em cápsula.

O sabor espresso costuma ser o mais comum do mercado, pois é o tradicional café do dia a dia dos clientes. Enfim, as embalagens das cápsulas de café costumam ter as características essenciais para manter a qualidade do seu produto, além de manter o sabor.

Quais são as dicas para decorar o drink espresso tonic?

O espresso tonic é uma ótima bebida para trazer mais valor para o seu negócio, pois vai gerar muitas vendas. Mas, é preciso utilizar frutas decorativas conforme o xarope utilizado para atrair mais o consumidor. Por exemplo, no de limão, coloque as suas rodelas.

Você também pode adicionar uma folha de hortelã para deixar a bebida mais refrescante e trazer aromas agradáveis ao coquetel. Além disso, seja criativo na hora de adicionar o xarope e o café para garantir que o contraste entre as cores fique bonito.

Como fazer o espresso tonic para se refrescar no verão?
Crie o melhor espresso tonic com ingredientes de qualidade e que conversem entre si. Imagem de Pew Ngyen em Pexels.

Há também a chance de se adicionar redução de melaço de cana ou mel para dar um sabor a mais. Mas, seja ele o café expresso ou outro, é crucial sempre optar por uma combinação que combine com o tipo que você escolheu.

Bicafé

Siga as dicas acima, bem como não deixe de consumir as cápsulas da Bicafé para um início de dia mais saboroso e diverso, com o seu catálogo de produtos variados.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.