Descubra o que é o café ristretto

Descubra o que é o café ristretto

O café ristretto é excelente para quem gosta de sabores intensos e marcantes. Inclusive, devido a isso, ele conquista o paladar de consumidores ao redor do mundo. Então, se você é apaixonado pela bebida, conheça mais sobre essa versão neste artigo. 

O que é um café ristretto?

Café ristretto é uma variação do expresso com menos água. Aliás, é bom saber que o nome dele em italiano significa restrito e isso ocorre devido à ideia de fazer uma bebida mais concentrada. 

O ristretto faz mal para o estômago?

Por ser mais forte do que o tradicional, é comum acreditar que ele faz mal para o estômago. Mas, isso é um grande equívoco. Aliás, por ele ser mais intenso, pode acabar gerando a sensação de saciedade mais rápido e com isso, reduzir o consumo. 

É bom saber que qualquer tipo de café brasileiro ou de qualquer outra região, quando consumido em excesso, faz mal para o corpo. Isso porque, a cafeína estimula a produção de ácido no estômago, o que pode trazer desconforto. 

Devido a este fato, muitas pessoas optam pela versão descafeinada. Contudo, caso não tenha sensibilidade, basta consumir sem exagero e ele só trará benefícios para a sua vida. 

Descubra o que é o café ristretto
O café ristretto combina bem com leite. Imagem do Freepik.

É indicado tomar café todos os dias?

Não há problema em tomar esse café todos os dias. Contudo, é bom saber que, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que o consumo diário da cafeína seja de até 400 miligramas. Então, é sempre bom não passar dessa medida. 

Caso você passe a sentir alguma alteração durante o dia, o ideal é diminuir a quantidade. Entretanto, para grande parte da população, a quantidade ideal não traz nenhum malefício. 

Como é o sabor do ristretto?

O sabor desse café é intenso e completo porque ele é encorpado e concentrado, o que resulta em uma bebida mais densa e com um sabor forte. Além disso, a depender da origem do grão, ele pode ter características como:

  • doce: traz nuances de chocolate de forma natural;
  • equilibrado: a acidez é harmônica.

Para melhorar, ele tem um aroma rico, que pode conter notas frutadas, florais e especiarias. Desse modo, ele oferece uma experiência sensorial única, que encanta vários consumidores. Mas, é bom saber que para isso, é essencial comprar grãos de qualidade. 

Descubra o que é o café ristretto
O café ristretto oferece uma experiência única ao paladar. Imagem do Freepik.

Quais são os benefícios do café ristretto?

O café ristretto é um rápido energizante porque, como ele é concentrado, pode estimular um pico de energia maior. Desse modo, ele é ideal para quem vai praticar exercício físico. Além disso, ele tem outros benefícios, como:

  • não tem muita cafeína;
  • é rico em nutrientes;
  • não tem muita acidez;
  • dispensa o açúcar.

Para os apreciadores da bebida, ele oferece uma experiência sensorial única. Assim, se você adora degustar diversas versões dele, com certeza ao provar essa, não irá lembrar de nada parecido. 

Descubra o que é o café ristretto
A qualidade dos grãos vai definir a experiência com o cafe ristretto. Imagem do Freepik.

Cafeína

Em relação à cafeína, como ele é concentrado, algumas pessoas acreditam que ele pode ser um pouco menos desse item, quando comparado ao expresso. Mas, claro que tudo vai depender da forma de preparo. 

Nutrientes

Em relação aos nutrientes, ele possui os mesmos do clássico expresso. Desse modo, ele terá antioxidantes e compostos bioativos, que vão ajudar a preservar a saúde do fígado, regular o estômago e mais. 

Acidez

Ele oferece uma acidez mais suave, quando comparado ao expresso padrão. Portanto, ele se torna mais agradável e solução para quem tem um paladar sensível. Mas, não quer deixar de degustar a bebida.

Falta de açúcar

Como ele tem notas que lembram muito o chocolate e menos acidez, não precisa de açúcar. Assim, ele é um ótimo café para diabéticos. Mas, caso você ainda esteja se adaptando a não consumir esse item, tente substituí-lo pela canela. 

A canela traz a doçura para a bebida de uma forma saudável. Entretanto, não é bom exagerar no consumo. Isso porque, quando isso acontece, ela pode causar irritações no estômago. 

Descubra o que é o café ristretto
O café ristretto possui um aroma e sabor inigualáveis. Imagem do Freepik.

Como preparar um café ristretto?

Para preparar um café ristretto perfeito, você precisa separar de 7 a 9 gramas de grãos. Em seguida, será preciso moer e adicionar 20 ml de água na sua cafeteira globinho ou outro modelo de sua preferência. 

É bom saber que você pode usar o moedor manual de café ou automático. Isso porque, na realidade, o que importa é a qualidade da matéria-prima para fazer a bebida. Além disso, há versões em cápsula que podem otimizar todo esse processo.

Na hora de fazer, é bom seguir todo processo indicado pelo fabricante de cada cafeteira. Desse modo, será possível obter um bom resultado e apreciar cada nota dessa bebida incrível. 

O que acompanha bem com o ristretto?

Tortas geladas combinam muito bem com o ristretto, ainda mais se elas tiverem um toque de acidez. Então, dê prioridade às de morango ou frutas similares. Mas, caso esse não faça o seu estilo, aposte em:

  • bolo de chocolate amargo;
  • frutas secas;
  • queijos e biscoito. 

Por ser muito versátil, há várias combinações perfeitas, inclusive, ele é bom para preparar um café da manhã especial. Mas, sempre busque escolher bem o fornecedor dos grãos e capsula. Inclusive, em relação a isso, vale dizer que a Bicafé é a opção perfeita.

A empresa tem uma vasta experiência de mercado, que conquista diversos consumidores no Brasil inteiro. Desse modo, com certeza você vai se apaixonar de forma imediata. 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.