cafeteiras de cápsulas

Como funcionam as cafeteiras de cápsula: um guia completo!

Você já se perguntou como funcionam as cafeteiras de cápsula e quais benefícios elas podem proporcionar aos apaixonados por café? Se sim,
está no lugar certo!

Quando se trata de preparar bebidas deliciosas com muita praticidade, as cafeteiras de cápsulas surgem como soluções ideais. A seguir, entenda como funcionam as cafeteiras de cápsula e como você pode escolher a sua.

O que são as cafeteiras de cápsulas?

A cafeteira de cápsula nada mais é do que uma máquina portátil com design diferenciado, que permite o preparo de diferentes tipos de bebidas de forma rápida e prática.

Por isso, as máquinas de café são perfeitas para quem tem uma rotina agitada, mas não abre mão de um bom café a qualquer hora do dia.

a imagem ilustra sobre cafeteiras de cápsulas
A cafeteira de cápsula prepara cafés diversos de forma instantânea. Imagem de John Schnobrich no Unsplash

Qual é a história das cafeteiras de cápsulas?

A cafeteira de cápsula foi desenvolvida pelo engenheiro Eric Favre, que observou como os baristas preparavam o café espresso: puxando as alavancas da máquina para aumentar a pressão e extrair o melhor do café.

Nos anos seguintes, Favre trabalhou essa ideia até criar a primeira máquina de café Nespresso®*. Em 1986, a Nestlé registrou a marca e patenteou a máquina.

Desde seu surgimento, o principal objetivo da cafeteira de cápsula foi proporcionar uma maneira fácil e rápida de preparar café, sem a necessidade de moer grãos, medir a quantidade exata ou lidar com a sujeira após o preparo.

Como funcionam as cafeteiras de cápsulas e como escolher a ideal?
Explore diversas opções de cápsulas. Foto do Freepik

Como funcionam as cafeteiras de cápsula?

Agora, vamos ao que realmente interessa: entender como funcionam as cafeteiras de cápsula. Mas antes, você precisa conhecer todos os itens que compõem uma máquina, bem como suas funções:

  • tanque de água: esquenta a água até 90°C;
  • botão de acionamento: inicia o preparo da bebida e também serve para indicar o tamanho da dosagem;
  • compartimento de cápsula: onde as cápsulas devem ser inseridas para preparo;
  • alavanca com agulha: localizada no interior da cafeteira, esta peça possui uma agulha na ponta para perfurar a cápsula;
  • grade de suporte: onde você deve colocar a xícara que receberá a bebida pronta.

É importante ressaltar que a cápsula de café é produzida em 4 camadas: a tampa de alumínio, o pó da bebida, um filtro de papel e a embalagem que envolve toda a cápsula.

Passo a passo do funcionamento de uma máquina de cápsula

O preparo das bebidas em uma cafeteira é muito simples: basta colocar a cápsula com o sabor de sua preferência, apertar um botão e pronto! Sua bebida sairá em poucos segundos.

Porém, durante esses poucos segundos, a máquina faz um trabalho que, muitas vezes, a gente nem imagina como é. Por isso, vamos te explicar como funcionam as cafeteiras de cápsula em detalhes. Veja só:

  • 1º passo: o primeiro uma bomba que movimenta a água na máquina de café, conforme a dosagem a ser preparada;
  • 2º passo: a água é direcionada por uma bomba até a caldeira, onde será aquecida a cerca de 90°C, antes de chegar na agulha. Ao mesmo tempo, uma alavanca move a agulha e fura a cápsula;
  • 3º passo: após aquecida, a água passa pelo furo da agulha e se mistura ao pó da cápsula. O café sai pela abertura do equipamento e é direcionado para a xícara que está na grade da máquina.
a imagem ilustra sobre cafeteiras de cápsulas
Com as cafeteiras de cápsulas, você pode preparar o café que mais gosta de forma rápida e sem sujeira. Imagem de NATHAN MULLET no Unsplash

Quais as vantagens das cafeteiras de cápsulas?

Como já deu para perceber, a máquina de café de cápsula tem muitas vantagens, e a principal delas é a praticidade, pois o equipamento prepara bebidas em poucos segundos.

A limpeza também é um ótimo benefício, pois você não precisa se preocupar em limpar vários itens após preparar a bebida — e a cápsula de café pode ser facilmente descartada após o uso.

E podemos deixar de mencionar que, a depender do modelo da sua máquina, é possível fazer outros tipos de bebidas além do café tradicional, tais como:

  • cappuccino;
  • espresso;
  • cortado;
  • mochaccino;
  • gourmet;
  • descafeinado;
  • café com leite;
  • chá (quente ou gelado) e muito mais.
a imagem ilustra sobre cafeteiras de cápsulas
As cafeteiras de cápsulas preparam bebidas simples, como café puro e outras mais sofisticadas, como mochaccinos. Imagem de Amir Bazargan no Unsplash

Como escolher o modelo ideal entre as cafeteiras de cápsulas?

Hoje, você encontra diversas marcas de máquinas de café com diferentes funcionalidades, preços e cores. Aí, bate aquela dúvida: como escolher cafeteira de cápsula?

Para escolher o modelo ideal de cafeteiras de cápsulas é preciso considerar alguns critérios. A seguir, entenda melhor cada um deles e adquira a melhor cafeteira de cápsula para você.

Custo

Faça uma pesquisa de mercado: compare preços e analise com atenção as avaliações de outros compradores. Acima de tudo, considere o custo das cápsulas.

Variedade de bebidas

Outro ponto importante é escolher uma cafeteira com maior variedade de cápsulas. Isso porque, quanto mais opções ela tiver, mais diversidade de sabor você terá no seu dia a dia.

Funções

Alguns modelos de máquina de café vêm com recursos extras, que facilitam ainda mais a sua rotina e o preparo das bebidas — por exemplo, ajustes de volume, intensidade e temperatura.

Sustentabilidade

Algumas marcas, como a Bicafé, produzem cápsulas recicláveis. Portanto, ao adquiri-las, você poderá preparar bebidas deliciosas ao mesmo tempo que contribui com o Meio Ambiente.

Cápsulas compatíveis

Algumas cápsulas são compatíveis com máquinas de outras marcas, ajudando a expandir suas opções de bebidas e sabores, além de ser uma forma de economizar na hora de comprá-las.

Tamanho e capacidade do reservatório

Confira qual é a capacidade do reservatório de água da máquina e o tamanho do recipiente para as cápsulas. Algumas máquinas preparam bebidas de um único tamanho, enquanto outras o ajustam.

Conheça os sabores da Bicafé

A cafeteira de cápsula se tornou uma alternativa perfeita para quem busca praticidade e qualidade no preparo de bebidas. Com um funcionamento simples e rápido, ela permite que você desfrute de um café delicioso em poucos segundos.

Agora que já sabe como funcionam as cafeteiras de cápsula, que tal adquirir as cápsulas para a sua máquina? Acesse o site da Bicafé e conheça a nossa linha completa de cápsulas compatíveis com diversas cafeteiras.

*Marca pertence a terceiro, sem ligação à Bicafé


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.