Café brasileiro: onde são produzidos os melhores?

Café brasileiro: onde são produzidos os melhores?

Há séculos, o café brasileiro conquista paladares ao redor do planeta e, por isso, o país se tornou um ícone da indústria cafeeira. Mas, o que o torna tão especial está no texto a seguir sobre os maiores produtores, bem como os tipos desta famosa iguaria da culinária nacional.

Qual é a história do café brasileiro?

A história do café brasileiro é cheia de desafios e ajudou a moldar não só a indústria cafeeira no país, mas também a economia e cultura ao longo dos séculos. Ele chegou em solo nacional, aliás, no século XVIII, por volta do ano de 1727.

As primeiras mudas vieram da Guiana Francesa com o sargento Francisco de Melo Palheta, que as obteve, então, por meio de uma relação amorosa que envolveu a esposa do governador de lá. Esse evento, portanto, marcou o início da produção de café no país.

Sua cultura logo se espalhou pela região norte do Brasil, onde o clima tropical, assim como as condições geográficas, favoreceram o cultivo. Porém, o real impulso da produção se deu no século XIX, com a expansão da cafeicultura para o Estado de São Paulo.

Outros fatos históricos que ajudam a montar a trajetória desta famosa bebida são:

  • era do “Ciclo do Café”;
  • fim da escravidão e a transição para o trabalho livre;
  • flutuações de preço no mercado de exportação;
  • início da produção orgânica e comércio justo.
Café brasileiro: onde são produzidos os melhores?
A história do café brasileiro iniciou no século XVIII. Imagem de bublikhaus no Freepik.

Como os cafés em cápsulas chegaram ao Brasil?

Os cafés em cápsulas chegaram ao Brasil por meio da expansão das marcas internacionais que notaram o potencial do mercado brasileiro. Assim, elas investiram na produção local, de modo a firmar parcerias com fazendas cafeeiras no país para produzi-las. 

Por ser simples e mais conveniente esse método de preparo logo se tornou popular e, então passou a fazer parte da rotina de várias pessoas.

Esse mercado se tornou ainda mais diverso, devido a uma ampla gama de sabores e perfis que atendem a vários gostos. Além disso, houve um aumento na ênfase da sustentabilidade e na produção de café especial e de qualidade.

Café brasileiro: onde são produzidos os melhores?
O café brasileiro é um dos melhores do mundo. Imagem de wirestock no Freepik.

Qual é o maior produtor de café brasileiro?

O maior produtor de café brasileiro é o Estado de Minas Gerais, conhecido pelas suas várias sub-regiões de cultivo, como o Sul, o Cerrado Mineiro e a Serra da Mantiqueira, que juntas, aliás, contribuem muito para a produção da bebida no Brasil.

MG conta com uma alta diversidade de microclimas e altitudes, permitindo o cultivo de uma ampla gama de café grão. Além disso, a região tem as condições climáticas ideais para um bom cultivo, o que, aliás, garante que ele seja mais suave e tenha sabor complexo.

Vale lembrar ainda que a região do Sul do Estado é famosa pela sua produção mais suave e com maior equilíbrio. Por isso, são ideais para quem aprecia a bebida em cápsulas.

Café brasileiro: onde são produzidos os melhores?
O maior produtor de café brasileiro é Minas Gerais. Imagem de KamranAydinov no Freepik.

Com quais alimentos o café brasileiro combina?

Há vários alimentos que combinam com café brasileiro e dão um toque de brasilidade ainda maior, ao passo que cria uma harmonia entre os sabores. Portanto, veja a seguir algumas das opções mais comuns seja para o tradicional, o gelado ou expresso:

  • pão francês com manteiga, embora seja o trivial, é uma das melhores junções;
  • bolo de milho-verde, com a sua doçura e textura trazem ainda mais sabor à refeição;
  • tapioca com recheio, uma opção leve, versátil e sem glúten;
  • queijos em geral, como o minas ou brie, que contrastam com o amargor da bebida;
  • biscoitos de todos os tipos, como, por exemplo, amanteigados, cookies ou caseiros;
  • aipim com carne seca frita, um prato típico do Nordeste do Brasil;
  • chocolate, seja amargo, meio amargo em uma sobremesa, como brownie ou torta;
  • pão de queijo, um clássico da culinária mineira.

Qual o maior fazendeiro de café no Brasil?

João Faria da Silva é o maior produtor de café do mundo e do Brasil, pois ele cuida de sete fazendas, onde estão plantados 18 milhões de pés do tipo arábica. A sua produção anual, de 180 mil sacas, o coloca como o líder global. Não há no mundo ninguém à sua frente.

Café brasileiro: onde são produzidos os melhores?
O café brasileiro combina com várias guarnições. Imagem do Freepik.

O que difere o café brasileiro de outros cafés do mundo?

O café brasileiro se destaca por suas várias regiões de cultivo e processamentos. Sua rica cultura, bem como a crescente produção dos cafés especiais atrai cada vez mais pessoas que o apreciam em todo o mundo.

Prove os produtos da Bicafé, uma empresa que oferece não só cápsulas de qualidade e intenso sabor, mas também grãos para poder moer na hora e apreciar em casa.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.