Entenda se o café amargo baixa glicose

Entenda se o café amargo baixa glicose

Saber se o café amargo baixa glicose é uma questão vital para quem precisa controlar a diabetes. Além disso, para muitos brasileiros o dia só tem início após uma boa xícara de café. Então, veja quais os benefícios dessa bebida para a saúde e o bem-estar geral. 

Café amargo baixa glicose?

Sim, o café amargo baixa glicose, ou em outras palavras, a bebida tem substâncias que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Assim, tomar o café sem açúcar é útil em especial para a saúde de quem possui a diabetes do tipo 2. 

O estudo de uma das maiores sociedades científicas do mundo, a American Chemical Society (ACS) revelou que o consumo de café, em certas condições, em especial sem o uso de açúcar, reduz em até 50% as chances de adquirir a doença. 

Café com zero açúcar ou adoçante

Vale lembrar que o consumo de café para controlar a glicemia deve ser sem nenhuma adição de açúcar. Isso porque, embora o efeito da bebida seja benéfico para quem tem diabetes, adoçar o café pode ser um mal imenso para certas doenças.

Além disso, a forma de beber o café, seja ele doce ou amargo, está mais relacionado a uma questão cultural ou de hábito. Isso porque, a bebida em si, não é amarga. Assim, pode ser comum de início parecer estranho não adoçar o café, mas logo torna-se um hábito gostoso.

Entenda se o café amargo baixa glicose
Tomar o café sem açucar é um grande benefício para a saúde foto Freepik

Como o café amargo baixa glicose?

Tomar café amargo baixa glicose, porque a cafeína tem antioxidantes e outros elementos que ajudam a controlar a glicemia. Porém, é preciso ter alguns cuidados para que a bebida seja uma fonte de saúde e não o contrário. Assim, ao consumir, fique atento a:

  • quantidade;
  • horário; 
  • qualidade. 

Por mais que você seja apaixonado por café, deve estar consciente de que três a cinco xícaras de café por dia são mais que suficientes para se deliciar com a bebida. Além disso, evite beber café após entardecer e busque comprar um café de qualidade. 

A importância de estar atento ao horário 

Beber café sem açúcar é só vantagens, contudo, é muito importante estar atento ao horário de consumo da bebida. Em especial, quem tem diabetes do tipo 1 ou 2. Isso porque, o sono é um fator essencial para o controle da glicemia e a manutenção da saúde. 

Em outras palavras, a cafeína é termogênica e estimulante. Assim, consumir a bebida em excesso ou após as 16h pode fazer com que algumas pessoas tenham um pouco de dificuldade na hora de dormir. 

Entenda se o café amargo baixa glicose
Tomar café sem açúcar é apenas uma questão de hábito foto freepik

Quem tem diabetes pode tomar café amargo baixa glicose?

Sim, quem tem diabetes pode tomar café amargo baixa glicose, pois a bebida reduz o risco da doença. Dessa forma, é importante que as pessoas que precisam controlar a glicemia consumam a bebida sem adicionar açúcar e se possível sem adoçantes. 

Existem adoçantes que têm o aval da sociedade médica, contudo vale a pena começar a experimentar tomar o café sem adoçar. Além disso, a primeira xícara do dia deve ser combinada com uma alimentação saudável e rica em:

  • carboidratos ricos em fibra;
  • proteínas magras; 
  • gorduras saudáveis. 

 Ou seja, o café da manhã para diabéticos deve conter alimentos que, tanto quanto o café amargo, ajudem no controle da glicemia no sangue. Isso ajuda a diminuir o risco da doença. 

Alimentos saudáveis

Os carboidratos ricos em fibra são os alimentos como, pão integral, aveia e cevada. Entre as proteínas magras contam os iogurtes com pouca gordura, os ovos e o leite desnatado. Assim, o café com leite desnatado, pão integral e ovos é uma boa opção de desjejum. 

Vegetais como espinafre e brócolis são opções saudáveis para incluir nas suas receitas com as gorduras saudáveis como azeite de oliva e nozes. Além disso, dê preferência às frutas ricas em fibras como pera e maçã. 

Qual é o benefício do café amargo baixa glicose?

O café amargo baixa glicose tem como principal benefício reduzir o risco da diabetes. Além disso, por ser um termogênico e não usar açúcar, ele também ajuda no processo de emagrecimento. Ainda pode trazer vantagens para quem tem hiperatividade. 

Isto é, a cafeína é conhecida por ser uma bebida estimulante. Contudo, muitos estudos sugerem que para quem é hiperativo ela pode funcionar com um efeito reverso. Ou seja, sendo capaz de proporcionar uma certa tranquilidade. 

A qualidade dos produtos

Comprar café de qualidade é vital para colher todos os benefícios dessa bebida. Além disso, um bom café ressalta o gosto natural da bebida para que ela seja consumida sem a adição de açúcar ou adoçante.

Assim, se você está em busca de um café de qualidade, a Bicafé dispõe de cápsulas e grãos que atendem a diversos gostos. Então, para um café gostoso, muito saudável, experimente a cápsula cappuccino sem açúcar Bicafé para máquina dolce-gusto.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.