Aprenda a fazer café no bule de forma prática e saborosa

Aprenda a fazer café no bule de forma prática e saborosa

O café no bule é uma forma simples de preparar a bebida e ainda garantir um sabor incrível. No entanto, existem alguns aspectos que você precisa levar em conta nesse processo. Assim, vale a pena conhecê-los para não perder nada dessa experiência.

Como fazer café no bule?

Para fazer café no bule, você vai precisar seguir apenas alguns passos, como o pó da bebida. Além disso, alguns outros elementos fazem parte da receita, ainda que ela seja simples, confira:

  1. Café em pó (3 colheres de sopa);
  2. Água (500 ml);
  3. Açúcar a gosto;
  4. Coador feito de pano ou de papel.

Primeiro de tudo, é necessário colocar a água no fogo em um recipiente leve. Em seguida, basta pôr o café no coador sobre o bule. Assim, no momento em que a água estiver apenas com borbulhas, desligue o fogo.

De forma cuidadosa, despeje a água no coador. No entanto, não apresse o processo, permita que ele aconteça de modo natural e lento. Além disso, lembre-se de não ultrapassar o volume limite do bule.

Após essa etapa, você pode adoçar a sua bebida, se quiser. Caso contrário, ela já está pronta para o consumo. Em resumo, é uma forma simples de preparar um bom café, sem abrir mão do seu sabor.

Aprenda a fazer café no bule de forma prática e saborosa
Fazer café no bule italiano também é muito simples. Imagem de Freepik no Freepik.

Bule italiano

Ao falar em bule, muitas pessoas imaginam aquele objeto antigo, bem presente na casa das avós. No entanto, esse não é a única versão do acessório. Assim, existe o bule italiano, criado em 1933.

Ele conta com 3 compartimentos: um inferior, intermediário e superior. Então, logo no primeiro é onde se coloca a água. No entanto, tem que ter cuidado para não ultrapassar o limite do bule ou cafeteira italiana

Já no segundo espaço, você coloca o pó do café. Dessa forma, basta ter atenção para não compactá-lo, apenas nivelar. Feito isso é só rosquear a parte de cima. Inclusive, é nela onde a bebida pronta irá surgir.

Depois é só levar o bule italiano no fogo e aguardar o vapor saindo do seu bico. Afinal, isso indica que o seu café está pronto. É uma boa opção de preparo e também deixa a bebida com um sabor incrível.

Por que o pó do café importa?

O pó do café é uma das partes mais importantes de todo o preparo. Então, se ele não é de qualidade, a sua bebida também não terá o sabor tão agradável.  Existem diversas opções para comprar no mercado, mas nem todas seguem o mesmo padrão.

Na Bicafé, você encontra café em grão da mais alta qualidade. Portanto, com a ajuda de um moedor, é possível obter o pó e preparar seu café sem nenhum problema. Assim, para os amantes desse ingrediente, tem-se uma experiência muito saborosa.

Aprenda a fazer café no bule de forma prática e saborosa
Existem algumas dicas para evitar erros na hora de fazer café no bule. Imagem de KamranAydinov no Freepik.

Quais os principais erros para evitar na hora de fazer café no bule?

Existem alguns erros que podem atrapalhar o preparo do café no bule, como deixar a água ferver muito. No entanto, outros elementos também merecem a sua atenção, veja quais são eles.

Atenção na água usada

De fato, usar a água de torneira é a opção mais fácil e econômica. Mas, ela costuma ter impurezas e cloro na sua composição. Isso afeta de forma significativa a qualidade final da bebida. Assim, o mais indicado é usar filtrada ou mineral.

Açúcar na água

Muitas pessoas colocam o açúcar direto na água, mas isso é um erro e tanto. Isso porque o sabor da bebida é alterado e o ponto de ebulição também muda. Além disso, caso for preparar o café para mais de uma pessoa, lembre-se que nem todos gostam de doce.

Café reaproveitado

Uma coisa é certa, café só é bom se for bem fresco. Dessa forma, nunca misture um pó velho com um novo. Ainda, outra prática que muda a qualidade da bebida é requentá-la. 

Com isso você pode obter algo amargo, aspeto e até mesmo, prejudicial à saúde. Afinal, o café reutilizado já passou pelo processo de oxidação.

Usar pó velho

Pó velho ou mal armazenado afeta o sabor ao fazer café no bule. Portanto, sempre opte por algo de boa qualidade. Além disso, adquira apenas porções que você usar sem precisar estocar por muito tempo. 

Aprenda a fazer café no bule de forma prática e saborosa
Ao fazer café no bule, não jogue a água com pressa. Imagem de jcomp no Freepik.

Jogar água rápido no café

Não se prepara um café habitual de forma apressada, afinal, mesmo tendo calma, tudo só dura poucos minutos. Então, ao jogar a água muito rápido, ela vai deixar a bebida amarga. 

Por isso, coloque aos poucos e vá mantendo o fio do líquido no centro do coador. Claro, essa dica vale para o quem vai armazenar no bule tradicional. No caso do italiano, tal ação não se aplica.

Água fervente

Não deixe a água ferver, pois ela perde oxigênio e muda o sabor da bebida. Portanto, assim que ela começar a apresentar bolhas, já pode apagar o fogo e começar a colocar o líquido no coador.

Mexer o café

Na hora que a água passa pelo pó, não mexa o café, isso porque boa parte do aroma vai embora. Então, para aproveitar o máximo da bebida, evite essa prática.

Quais os melhores acompanhamentos para aproveitar o café no bule?

Existem diversos acompanhamentos incríveis para quando se faz café no bule, como bolo. Não importa o sabor, seja laranja ou chocolate, essa é sempre uma boa pedida. Além disso, você pode optar por outros alimentos, como:

  • Pão de queijo;
  • Pão com manteiga;
  • Biscoitos artesanais;
  • Água com gás (para limpar as papilas gustativas e deixar sua língua mais sensível);
  • Cookies de diversos sabores.
Aprenda a fazer café no bule de forma prática e saborosa
Fazer café no bule é uma forma de aproveitar ao máximo o sabor da bebida. Imagem de topntp26 no Freepik.

Vale a pena fazer café no bule?

Fazer café no bule vale muito a pena, visto que é uma forma simples e prática de preparar a bebida. Ainda, todo o seu sabor pode ser aproveitado, ao seguir as dicas acima.

Para ter uma experiência ainda mais incrível, combine com um alimento de sua preferência. No entanto, caso goste apenas do café puro, tenha certeza que ele estará no seu auge, basta seguir as orientações de preparo.

Seja para a correria do dia a dia ou para um momento com família, essa bebida é sempre uma boa opção. Portanto, curta ao máximo um bom café fresco.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.