a imagem ilustra o uso da cafeteira italiana

Como fazer café na cafeteira italiana? Descubra aqui

A cafeteira italiana é perfeita para quem busca um café mais encorpado. Assim, ao contrário do que muitos acreditam, é muito fácil usar esse instrumento, você só precisa entender como ele funciona. Dessa forma, a bebida terá um sabor difícil de esquecer.

O que é a cafeteira italiana?

A cafeteira italiana é um instrumento bem antigo, chamado também de Moka. Bialetti usou esse nome para lembrar da cidade de Moca, famosa por produzir ótimos cafés. Além disso, o design desse modelo lembra as silhuetas das mulheres da época.

Toda a ideia de criar a Moka surgiu no momento em que Alfonso observou pessoas lavando roupas em uma espécie de tanque. Assim, nele, água quente e sabão chegavam nas peças com a ajuda de um tubo que ficava bem no centro.

A água que entrava em ebulição fazia certa pressão e subia até atingir o tanque. Então, foi aí que o criador viu uma chance de repetir esse processo, só que dessa vez, com o café.

a imagem ilustra uma cafeteira italiana
A cafeteira Moka funciona de forma bem simples e rápida. Imagem de freepik no Freepik.

Como ela funciona?

Primeiro, a Moka conta com dois compartimentos importantes. Dessa forma, no recipiente de baixo, a água fica em contato com o fogo. Já a parte de cima parece uma forma de pudim, possui um furo bem no meio e é para lá que o café vai ao ficar pronto.

Esse último só chega na parte de cima da cafeteira por meio de um tubo central que conta com dois orifícios. Assim, a água passa pelo pó de café e vai até a superfície. Portanto, isso faz com que a bebida seja encorpada e conte com um sabor forte.

Passo a passo para fazer café nesta cafeteira

A primeira coisa para se ter um bom café é colocar água no recipiente inferior até atingir a válvula de segurança. Em seguida, é só pôr o pó do café na pequena peça de metal sem pressionar. 

O último passo é encaixar a peça maior onde ficará a bebida e aguardar o fim do processo de ebulição. É uma forma de preparo simples e que não exige nenhum outro acessório, além de um moedor que é algo opcional.

a imagem ilustra o uso da cafeteira italiana
Existem alguns cuidados que devem ser tomados ao usar a Moka. Imagem de freepik no Freepik.

Cuidados durante o preparo do café com a Moka

Apesar do uso dessa cafeteira ser muito fácil, existem alguns cuidados que vale a pena ter para não estragar a bebida. Assim, o primeiro deles é a quantidade de pó que não pode ser exagerada.

Um outro ponto que merece atenção é com relação a chama do fogão. Então, não deixe ela acesa até que todo o café chegue na parte de cima. Isso fará com que a bebida fique mais amarga que o normal, de modo que o ideal é apagar o fogo antes de finalizar o processo.

Qual a moagem ideal para a cafeteira italiana?

A moagem ideal para usar na cafeteira italiana é a média grossa. Afinal, vale lembrar que cada método de preparo exige um tipo diferente de grão. No caso da Moka, o ideal é que ele tenha uma textura parecida com areia.

Moagem fina pode ser um problema

A moagem fina do café em grão vai impedir que a água passe pelo pó com facilidade. Dessa forma, a bebida terá um sabor mais amargo do que deveria de fato. Portanto, esse é um ponto que merece atenção na hora de preparar.

Também se tem um problema no momento em que o pó tem uma textura muito grossa. Isso porque assim a água não encontra resistência nenhuma na hora de passar. Portanto, todo o potencial do café será perdido. 

É por essa razão que muitas pessoas optam por adquirir um moedor de grãos, seja ele manual ou ainda, elétrico. Assim, fica bem mais fácil garantir que sua bebida terá a máxima qualidade.

a imagem ilustra o uso da cafeteira italiana
É possível encontrar mais de um modelo de Moka no mercado. Imagem de freepik no Freepik.

Existe mais de um tipo de cafeteira italiana?

De fato, existe mais de uma versão de cafeteira italiana. Logo, você pode optar pelos modelos tradicionais, ou então, adquirir uma Bialetti. Esse último é sem dúvidas o produto mais famoso.

Cafeteira Moka

Pode preparar em torno de 300 ml da bebida. Além disso, conta com uma boa válvula de segurança e é toda feita de alumínio muito resistente.

Cafeteira Moka Bialetti

Essa cafeteira é da marca original Bialetti e está disponível nas mais diversas capacidades. Também, ela é feita com alumínio polido. No entanto, vale ressaltar que devido a sua alta qualidade, esse modelo é mais caro que os tradicionais.

a imagem ilustra o uso da cafeteira italiana
A Moka é uma cafeteira muito famosa pela sua facilidade de uso. Imagem de Wirestock no Freepik.

Vale a pena usar a cafeteira italiana?

Sem dúvidas vale muito a pena usar a Moka para preparar café, visto que ela o deixa com um sabor incrível. Então, quem é amante da bebida vai curtir bastante o que esse instrumento pode fazer.

Onde conseguir café de qualidade?

Encontrar bons grãos pode ser um problema, se você não conhece os lugares certos. Assim, a Bicafé é uma empresa que oferece produtos da mais alta qualidade.

No site você encontra várias opções de café em grãos para os mais diversos gostos. Então, se você quer uma bebida saborosa, peça já o seu e aproveite ao máximo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.