bom café

Bom café: você sabe mesmo escolher um produto de qualidade?

Tomar um bom café não é apenas um momento de qualidade da sua rotina. Os detalhes de uma bebida ímpar são percebidos apenas com atenção. Logo, saber diferenciar é crucial para tornar a experiência com a bebida ainda mais rica. Saiba como fazer isso.

O que é um bom café?

Um bom café não começa quando está pronto para beber, na xícara. Pelo contrário, tal item começa sua história de qualidade na lavoura e passa pela seleção de boas mudas da planta, pelo processo produtivo e por fim, vira uma boa cápsula de café.

Tal caminho, a saber, sofre interferência das mais diversas condições como por exemplo, o solo, a quantidade de chuvas e o próprio armazenamento. Apesar de tais variáveis, também se relaciona com o seu tipo.

Qualidade x tipo de café

A qualidade tem ligação direta com o tipo produtivo. Por isso que estudos diversos avaliam as mais variadas condições de desenvolvimento a fim de entender como cada tipo desenvolve sua qualidade.

Nesse sentido, o tipo 100% arábica é reconhecido como o de maior qualidade. Isso porque o processo produtivo é mais complexo. Os blends, por sua vez, a partir da maior composição de arábica garantem uma cápsula com diferentes notas de qualidade.

bom café
Um bom café se difere, por exemplo, por sua cor entre caramelo e vermelho. Imagem de aopsan em FreePik.

Como garantir a ingestão de um bom café?

Uma xícara de um bom café é um composto sensorial completo. Ou seja, da visão ao paladar, a atenção aos detalhes é que fazem nossa percepção preferir um tipo em detrimento de outro. Tal sensação compreende, a saber:

  • salivação;
  • notas;
  • doçura;
  • coloração.

A seguir, vamos detalhar cada um desses pontos a fim de que você consuma sua próxima xícara com bastante atenção. De modo a detalhar e conhecer um café de qualidade.

Salivação

O aspecto visual, bem como o aroma da bebida conseguem despertar a salivação. Isso, segundo estudos que aliam psicologia e culinária, indicam que a bebida é de qualidade. 

Ao analisar mais a fundo a questão, o aroma do café quanto mais preservado for, torna maior a referência qualitativa. O que por sua vez, incide em uma futura experiência imersiva de paladar.

Notas

Há quem pense que o café de qualidade tem esse título por seu amargor. No entanto, isso faz parte de uma crença. Estudiosos da bebida mostram que, independente do blend que compõem a cápsula, não deixa a boca amarga.

Por isso, não confunda amargor com fortidão. O expresso, por exemplo, quanto mais forte, mais indica a presença de sabor. Outra dica de percepção é que algo de qualidade não traz a sensação de ressecamento.

Doçura

Todo café possui alguma nota doce. Alguns mais, outros menos, e isso não tem relação com o ato de adoçar, seja com açúcar refinado, mel, bem como outros tipos de adoçantes.

A questão da doçura se refere ao nível de fortidão. Bebidas que mesclam café com leite, por exemplo, são de modo natural mais adocicadas que uma xícara de expresso ou mesmo um descafeinado.

Coloração

O conteúdo visual de uma xícara de qualidade varia entre a paleta do caramelo e a vermelha. O termo “café preto”, por sua vez, indica o tom mais próximo do marrom, que por sua vez é escuro.

Como diferenciar um bom café de um produto inferior?

Garantir a ingestão de um bom café une uma série de fatores. E não é preciso fazer um curso para se tornar um especialista no assunto. O treino, ou seja, o consumo frequente aguça sua percepção, bem como eleva seu critério de qualidade sobre a bebida.

Observar as informações da embalagem já darão certa noção sobre a procedência do produto. A ingestão, a saber, ajuda a percepção qualitativa de sabores e variações. Fique atento às nuances de sabor para apreciar ao máximo as notas de qualidade da bebida.

Sabor

Uma bebida de qualidade deve ser degustada sem a sensação adstringente, que é a presença de um sabor forte na língua. Desse modo perceba se, ao ingerir a bebida, você nota gosto de óleos e até mesmo, a ausência de sabor e aroma. 

Outro ponto de atenção é o amargor ou sensação de beber algo queimado. Isso não procede um café de alto nível. Atente-se às informações sobre as notas de sabores (como por exemplo, as frutadas) e tente treinar o seu paladar para checar essa perceção. 

Armazenagem

Para manter as propriedades da bebida, é importante proteger a embalagem e o conteúdo da luz , bem como do ar. Após o preparo, é importante fazer o consumo de imediato..

A dica de café em cápsula, nesse caso, é seguir com atenção a orientação do fabricante. De modo geral, conservar as cápsulas dentro das embalagens é a melhor opção de preservação. Embora essa não seja a opção estéticamente mais bonita.

Certificação

Outra forma de separar “o joio do trigo” é a certiciação, e existem vários tipos de selos que atestam uma bebida de qualidade. De modo especial, no Brasil existem dois a começar pela BSCA, que você pode conhecer melhor a partir daqui.

Um deles é assinado pela BSCA (Brazil Specialty Coffee Association), que reúne produtores de cafés especiais para apoiar e incentivar a produção no país. A ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), por sua vez, possui dois selos.

O selo de pureza, atesta a pureza do café, e o de Qualidade, classifica os produtos em três categorias: Tradicional, Superior e Gourmet, baseado em determinados critérios.

bom café
A questão de acertar um bom café vai da prova de diferentes tipos da bebida. Imagem de valeria_aksakova em FreePik.

Como apreciar um bom café?

Degustar um bom café é coisa séria, e por isso, conheça diferentes opções de bebida. Desse modo, você consegue criar sua própria escala de classificação. Preste atenção nos sabores e descubra as diferenças. 

Experimente até descobrir a bebida ideal para você. E ao falar em perfeição, a saber, convidamos você a renovar suas cápsulas com a Bicafé Brasil. A empresa investe em produtos de qualidade para oferecer opções e experiências únicas de consumo.

Na loja virtual da Bicafé você encontra opções com as máquinas mais tradicionais do mercado. Vale testar todas as cápsulas até você formar seu ranking de preferência.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.