Café tira o sono? Descubra se essa informação é verdadeira

Café tira o sono? Descubra se essa informação é verdadeira

Desde muito tempo as pessoas seguem a lógica de que o café tira o sono. No entanto, para entender se isso de fato é verdade, é preciso analisar melhor as propriedades dessa bebida. Assim, fica mais fácil entender como ela funciona no organismo humano.

É verdade que café tira o sono?

O café tira o sono, isso é uma verdade. Mas, ao contrário do que muitos pensam, entender a lógica por trás disso não é tão simples. Afinal, essa bebida causa efeitos diferentes nas pessoas.

Por isso, a melhor forma de abordar esse assunto é aprofundar mais nas propriedades da cafeína. Inclusive, esse é o principal componente do café fresco.

Café tira o sono? Descubra se essa informação é verdadeira
O café tira o sono de algumas pessoas devido ao seu princípio ativo. Imagem de Olena Bohovyk no Pexels.

O que é a cafeína?

É uma substância natural, conhecida como o princípio ativo do grão. Uma curiosidade, mesmo sendo o café a principal fonte desse elemento, outras plantas também contém esse composto.

Ao ser absorvida pelo corpo humano, a cafeína atinge de forma bem rápida a corrente sanguínea. Assim, ela atinge o seu pico entre 30 e 90 minutos. Além disso, permanece no seu auge por umas 3 a 4 horas.

É por causa desse efeito que o café preto pode interferir no sono de alguém. Ainda, existem outras consequências da ingestão desse composto, como:

  • queima de gordura;
  • mais energia;
  • ganho de foco e atenção, o que afeta o sono.

Para que serve essa substância?

A cafeína é um estimulante muito forte, portanto, ela potencializa a energia de uma pessoa. Você já deve ter ouvido alguém falar que vai tomar café para ficar mais disposto para fazer alguma coisa.

Não é à toa que muita gente já começa o dia com uma boa xícara da bebida. Afinal, o intuito é deixar o sono de lado, “ligar” o corpo e iniciar as atividades diárias.

Tomar café e ainda garantir uma boa noite de sono

Quem toma café pode ter uma noite de sono tranquila. No entanto, muitas pessoas se questionam sobre a hora certa de parar de ingerir a bebida para que ela não atrapalhe esse processo.

O grande problema é que não existe uma resposta exata para isso. Afinal, cada um reage a bebida de forma diferente. Uma dica é prestar atenção no seu corpo. Por exemplo, caso sinta tremor, mudança nos batimentos cardíacos ou nervosismo, cuidado.

Isso costuma indicar que você está tomando café demais e isso vai sem dúvidas afetar seu sono. Além disso, para saber que horas parar com a bebida, o indicado é ir testando aos poucos e analisar como seu organismo reage.

Café tira o sono? Descubra se essa informação é verdadeira
O café tira o sono, mas é preciso ter cautela. Imagem de Chevanon Photography no Pexels.

Nem todo mundo reage à cafeína da mesma maneira

Essa afirmação você já conhece, mas é importante saber que existem aspectos que afetam como se reage ao café. Assim, um ótimo exemplo são as pessoas que fumam. Então, elas são capazes de metabolizar a cafeína no fígado até duas vezes mais rápido.

Agora, mulheres que usam anticoncepcional sofrem o efeito contrário. Dessa forma, elas demoram muito mais para realizar esse mesmo processo. É por isso que é normal encontrar alguém que toma café a noite e nunca teve problemas para dormir.

Preste atenção no seu dia a dia

Suas práticas no dia a dia vão ditar muito como seu corpo vai reagir a essa bebida. Também, é comum alguém que não tinha problemas em tomar café e dormir, começar a lidar com essa questão.

Outro ponto que interfere nisso é a própria genética. Afinal, alguns contam com enzimas diferentes. Logo, umas metabolizam o café de forma rápida e outros de modo mais lento. Em resumo, o café tira o sono, mas tudo depende de uma série de fatores.

Café tira o sono devido à cafeína excessiva

Existe uma dúvida em relação à quantidade ideal de cafeína para se ingerir no dia. Assim, Food and Drug Administration ou FDA, indica o consumo máximo de 400 mm apenas. 

Uma xícara de café tem cerca de 100mm de cafeína. Dessa forma, o mais correto é consumir 4 xícaras, não mais que isso. Além disso, o órgão orienta a não tomar tudo de uma vez, pelo contrário, o ideal é distribuir isso ao longo do dia.

Entenda que para seu corpo, metabolizar 400mm dessa substância de uma vez, não seria nada fácil. Dessa forma, é possível aproveitar a bebida sem se preocupar se café tira o sono.  

Café tira o sono? Descubra se essa informação é verdadeira
Nem todo mundo pode tomar café, é preciso ter atenção. Imagem de Content Pixie no Pexels.

Quem pode tomar café?

Nem todo mundo pode tomar café habitual, devido ao seu princípio ativo. Então, por exemplo, pessoas que já são muito dispostas durante o dia, ao ingerirem a bebida, podem ter dificuldade para dormir.

Pessoas diferentes contam com necessidades distintas

É importante entender que nem todos precisam de cafeína. Mas, também vale lembrar que existe o café descafeinado. Então, se você é fã da bebida, não precisa se preocupar com isso.

Outro ponto que merece atenção é com relação a quem sofre de ansiedade. Assim, o indicado é consumir o café de maneira ainda mais moderada. A dica de bebidas descafeinadas também funciona muito bem nesse cenário.

Pessoas com problemas de coração também devem tomar cuidado. Em resumo, o importante mesmo é consumir tudo de maneira controlada. Assim, você não abre mão se algo que gosta e nem coloca seu corpo em situações estressantes.

Mesmo com a informação de que o café especial é capaz de tirar o sono, muitos pesquisadores estudam esse elemento. Afinal, já se sabe que ele tem muitas outras propriedades.

Café tira o sono? Descubra se essa informação é verdadeira
O café tira o sono, mas é necessário consumir a bebida com moderação. Imagem de Engin Akyurt no Pexels.

Café tira o sono, vale a pena ficar muito tempo acordado?

O café tira o sono, então, é possível ingerir a bebida se esse for o seu propósito. No entanto, essa não é uma prática saudável, visto que dormir é uma necessidade essencial para qualquer pessoa.

É claro que existem situações onde você precisa ficar mais tempo de pé, seja para trabalhar ou estudar. Mesmo assim, isso não pode se tornar uma rotina. Lembre-se que essa é uma bebida capaz de mexer com seu organismo.

Caso seja muito fã de café, se apegue as opções descafeinadas. Na Bicafé, é possível encontrar cápsulas sem cafeína, de alta qualidade e com um sabor incrível. Por fim, não deixe de aproveitar a bebida e cuidar do seu corpo ao mesmo tempo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.