café habitual

Café habitual: veja dicas para uma bebida mais saborosa

Confira diversas dicas para que você aproveite o seu café habitual da melhor maneira e acima de tudo, com muito mais riqueza de sabor. Então, veja a seguir algumas sugestões úteis tanto para quem realiza o preparo em cafeteira de cápsula ou no moedor de grãos.

Por que conhecer dicas para tomar o seu café habitual?

É essencial conhecer dicas para o seu café habitual, já que a bebida é o combustível de milhões de pessoas logo pela manhã. Então, dominar os melhores segredos sobre o seu preparo e modo de consumo vai, sem dúvida, torná-lo ainda mais especial.

O objetivo desse conteúdo é oferecer sugestões práticas para que:

  • crie uma harmonização perfeita;
  • saiba escolher um café de qualidade;
  • faça a armazenagem correta dos seus grãos;
  • desapegue do açúcar em seu café.

Há dicas essenciais para os principais tipos de preparos, seja em uma cafeteira de cápsula ou em um moedor de grãos. Assim, aproveite todas as ideias a seguir para que o seu café do dia a dia se adeque de modo perfeito ao seu paladar.

a imagem ilustra sobre café habitual
O seu café diário exige um acompanhamento perfeito. Imagem de Lisa Fotios no Pexels

Qual é o melhor acompanhamento para o seu café habitual?

Para acompanhar o seu café habitual, adicione um pedaço de chocolate meio amargo ou ao leite no fundo da sua xícara. Em seguida, despeje a bebida quente por cima. Sem dúvida, essa incrementação vai causar uma explosão de sabor em seu paladar.

Há ainda opções de aperitivos para tornar o momento ainda mais gostoso, por exemplo:

  • pão de queijo;
  • bolo de fubá;
  • churros de doce de leite;
  • pão de batata;
  • bolinho de chuva.

Note que os acompanhamentos para café podem ser doces ou salgados. Portanto, o alimento ideal vai depender do que mais agrada o seu paladar e que também ofereça uma harmonização perfeita de sabor.

Como escolher um café habitual de qualidade?

A melhor forma de garantir a qualidade do seu café habitual é adquirir de uma empresa de confiança, boa reputação e que identifique a origem dos seus produtos. Assim, será possível saber que está levando para a sua casa algo de ótima procedência.

Adquira o seu café de marcas renomadas

Saiba que as cápsulas da Bicafé, por exemplo, são de alta qualidade. Além disso, a marca informa a origem dos seus grãos e ainda há sabores para todos os paladares. Confira algumas delas:

  • gourmet;
  • expresso;
  • café com leite;
  • cappuccino com ou sem açúcar;
  • mochaccino canela;
  • descafeinado;
  • cortado.

Já para quem prefere comprar o café em grãos para moer antes do preparo, a Bicafé oferece três opções bem especiais:

  • Selecção: blend de baixa acidez;
  • Las Vegas: aromático e leve;
  • Black Label: traz texturas e aromas intensos de caramelo, especiarias e chocolate.

A Bicafé é uma marca de Portugal especialista na arte do expresso português e dispõe de um portfólio completo com qualidade superior, seja na forma de cápsulas ou grãos.

Quando moer os grãos do seu café habitual?

O melhor momento para moer os grãos do seu café habitual é logo antes de ingeri-lo. Isso porque, os aromas e as características estarão bem conservados, portanto, isso fará com que você tenha uma bebida muito mais saborosa.

Um simples cafezinho possui inúmeras substâncias aromáticas e a sua memória gustativa é capaz de detectar várias delas. Então, para garantir isso no momento do consumo, a dica é ingerir a bebida logo após a sua moagem.

O armazenamento dos grãos

É muito importante se atentar para a armazenagem dos seus grãos de café. Por isso, sempre guarde-os em uma embalagem fechada e deixe o pacote longe do calor, bem como, da luz solar, a fim de preservar ao máximo as suas propriedades.

Caso a embalagem original se danifique e você tenha que guardá-los em outro recipiente, evite os utensílios transparentes. Portanto, coloque-os em um pote de vidro marrom ou de outro tom escuro. 

Uma dica final é fechar bem o recipiente com os grãos. Desse modo, isso não permite que entre ar ali dentro para que o produto não sofra oxidação.

Não guarde café na geladeira

O café é um alimento, então, quanto mais fresco, melhor será o seu sabor. Dessa forma, não o deixe dentro da geladeira. Isso porque, a umidade dela e do congelador altera as características dos grãos e prejudica o gosto natural do café.

a imagem ilustra sobre o café habitual
Aprender a tomar café sem açúcar é vital para a sua saúde. Imagem de Brigitte Tohm no Pexels

Por que se acostumar a tomar o seu café habitual sem açúcar?

Tomar o seu café habitual, porém, sem açúcar ou adoçante é essencial para quem deseja perder peso ou para aproveitar ao máximo todos os atributos naturais da bebida. 

Essa é uma atitude necessária, acima de tudo, para evitar os males do açúcar a sua saúde e bem-estar. Veja, então, algumas dicas para largar esse hábito a partir de agora.

Reduza o açúcar no café aos poucos

Não elimine o açúcar de vez da sua bebida, comece aos poucos. Ou seja, vá reduzindo a quantidade de forma gradual. Com isso, em algumas semanas, já estará menos dependente desse complemento.

Adicione especiarias

Uma outra dica para facilitar esse processo é fazer uso de especiarias em seus cafés diários. Assim, experimente adicionar complementos como:

  • cacau em pó;
  • canela;
  • cravo.

Para variar, considere também incluir o tradicional café com leite para gerar mais equilíbrio e reduzir o amargor natural do cafezinho sem recorrer ao açúcar.

Qual é a dica final para tomar o seu café habitual?

A dica final para tomar o seu café habitual é investir sempre em grãos ou cápsulas de alta qualidade. Isso porque, eles são torrados do jeito certo e passam por processos bem criteriosos, a fim de garantir a você a melhor experiência de consumo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.