Xícara de Café, existe algum tipo especial?

Dois fatores devem ser levados em consideração ao escolher a xícara de café ideal. Logo, são eles: o formato e o material. Então, nesse artigo você ficará conhecendo alguns e suas principais características.

Com isso, você vai saber qual é a mais especial para cada tipo de café. Bem como, qual usar em determinada situação. Dessa forma, apreciadores da bebida, continuem lendo esse post e veja várias xícaras para café.

Os tipos de recipientes de acordo com o material

Existem quatro: de louça, porcelana, ágata e vidro térmico. Desse modo, confira um pouco sobre cada uma a seguir.

Louça

As menores e em formato de cone são ideais para beber um delicioso espresso. Embora as de borda mais grossa e redonda sejam mais confortáveis de usar. Entretanto, essa opção é mais difícil de ser encontrada à venda.

Xícara de café de porcelana

Esse tipo de recipiente conserva a temperatura da bebida por mais tempo. Por isso, é recomendada ao preparar aquele café da manhã romântico.

Ou para um domingo em família. Ademais, também são charmosas e acabam sendo um ótimo item decorativo.

Ágata

Elas são mais simples e podem ser encontradas em várias cores. No entanto, não preservam bem a temperatura da bebida, devido ao seu tipo de material.

Xícara de vidro térmico

Uma de tamanho mediano é uma boa opção para quando você for tomar café coado. Pois, ela possui boca larga, em formato de concha.

A condução térmica desse recipiente também é baixa. Dessa forma, você não corre risco de queimar os lábios com a bebida fumegante.

Xícara de café: tipos de formato

Elas podem ser de boca larga, em forma de cilindro, dentre outros. Então, confira os principais modelos a seguir e veja qual encaixa melhor na sua rotina.

1 – Com base redonda

É a mais indicada para acompanhar aquele expresso especial. Principalmente, devido aos seus ângulos, que são mais suaves. Logo, isso influencia no preparo e na apresentação da bebida.

Quando o líquido é derramado dentro da xícara, isso acontece de modo mais harmônico. Dessa maneira, o café fica mais cremoso.

2 – Xícara em formato cilíndrico

Esse modelo é mais comum, contudo, não combina com todos os tipos de café. Por exemplo, o expresso, que acaba sendo mais denso. Assim, ele cai bem com aquele cafezinho, passado em casa mesmo.

3 – Boca larga

Esse tipo permite que a pessoa sinta o cheiro do café de forma mais marcante. Afinal, depois do sabor, o aroma é a característica mais especial dessa bebida. Com efeito, recipientes de boca estreita, limitam esse prazer olfativo.

Quem não tem muito tempo de manhã para tomar café, essa é uma boa opção. Pois, as bocas maiores resfriam o líquido mais rápido. Ou seja, a parte de cima da bebida fica mais exposta. Enquanto o resto permanece quente por mais tempo.

4 – Xícara sem aresta

Um bom recipiente para um café expresso é aquele que não possui vincos. De fato, esse detalhe atrapalha a formação da crema. De fato, esse processo é bloqueado com facilidade, mesmo por coisas pequenas como arestas.

5 – Formato cônico

Esse modelo é ideal para apreciar uma bebida mais cremosa. Por exemplo, um capuccino ou até mesmo um mocaccino.

O recipiente é caracterizado por ser mais largo em cima e mais estreito no fundo. Portanto, isso permite que o indivíduo aprecie a consistência do creme. Além disso, é possível sentir seu cheiro com mais facilidade.

Levando em conta sua rotina e qual tipo de café você mais consome, escolha sua xícara especial. Desse modo, o mais importante é degustar a bebida com riqueza de sabor e aroma.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.