café alemão

Café alemão: como fazer essa receita saborosa?

O café alemão tem várias opções feitas à base dessa bebida, além de ser perfeito para os dias quentes. Dessa forma, é uma ótima alternativa de receitas refrescantes, além de ter um preparo bem prático e simples. Com isso, é possível manter a sua dose diária de cafeína.

Afinal, o que é o café alemão?

O café alemão que é o mais conhecido é o Eiskaffee na sua língua original e é uma bebida típica do país. Portanto, tem vários ingredientes em destaque como:

Para os que gostam de uma bebida gelada é uma boa opção. Os apreciadores de café são capazes de rodar o mundo para apreciar todas as receitas disponíveis. No entanto, um fato interessante sobre a produção no país, é que a Alemanha apenas importa o café.

De modo geral, para quem gosta de experimentar diferentes culturas, é preciso saber que o café alemão tem alguns detalhes únicos. Porém, o comércio iniciou no século XVI e foi o primeiro registro do grão na Alemanha. Enfim, foi apenas o começo dessa produção.

A origem do café na Alemanha

Por conta das grandes navegações, foi possível analisar os primeiros registros a respeito do café no país. Por outro lado, há várias obras em que a bebida na Europa foi encontrada, além de ter sido um tratamento para doenças. Logo, a cafeína se popularizou na região.

No final do século XVII, as primeiras casas de café, chamadas de kaffeehaus, surgiram em Berlim. Por isso, passou a fazer parte do dia a dia de toda a população, como um ingrediente essencial. Isso ajudou a ser um grande substituto de outras bebidas na época.

O aperfeiçoamento do café

Os alemães são um dos maiores responsáveis por propagar as várias formas de consumir café. Portanto, passou a se alastrar pelo mundo todo. Além disso, a cafeteira elétrica surgiu por meio da obra de Gottlob Widmann, bem como, foi responsável por automatizar o café. 

Dessa forma, foi o pioneiro para as produções que tornaram possível a famosa e prática bebida em cápsula. Ou seja, foi um meio de juntar sabor e praticidade.

café alemão
O café alemão tem características únicas. Imagem de Chevanon Photography no Pexels.

Como é o modo de preparo da receita de café alemão Eiskaffee?

Como visto, o café alemão Eiskaffee é a receita mais popular da bebida na Alemanha. Com isso, é possível ver quais são as melhores dicas para preparar o seu drink, que é a cara do verão. Veja como é o seu modo de preparo completo para ter um ótimo sabor:

  • duas xícaras de café frio;
  • uma xícara de sorvete de sabor baunilha;
  • três colheres de chá de açúcar;
  • um quarto de xícara de leite vaporizado;
  • adicione coberturas e chantilly a gosto.

Sem dúvida, esses são os ingredientes obrigatórios para tornar a sua bebida a melhor possível. No entanto, esse preparo típico da Alemanha se destaca por causa da sua suavidade, além de ser uma ótima combinação. Isso é essencial para os amantes de café.

Modo de preparo

Antes de começar a preparar a sua receita de Eiskaffee, é bom já deixar o seu café mais frio. Pois, se deixar para fazer tudo na hora, é capaz de demorar muito mais para ficar pronto. Com isso, adicione os ingredientes, além de deixar o sorvete por último e o chantilly.

Em um copo da sua escolha, despeje a mistura de café e por cima o sorvete para ter uma combinação. Assim, é possível finalizar com coberturas e sabores a gosto, como granulados e chantilly. Porém, o mais indicado é colocar a bebida com a Prensa Francesa.

Quais são as combinações para o café alemão Eiskaffee? 

Além de ter a receita padrão, o café alemão Eiskaffee tem várias combinações possíveis para ter uma bebida saborosa. Desse modo, é essencial testar várias misturas diferentes em busca de trazer os melhores resultados. Veja quais são as opções no geral:

  • com chocolate;
  • invista em sabores de sorvetes como morango e cookies;
  • despeje alguns biscoitos quebrados;
  • adicione as raspas de chocolate, cacau ou canela em pó;
  • há como testar com bebidas alcoólicas como o whisky;
  • adicione uma calda de caramelo ou sal grosso na cobertura;
  • coloque amendoim, avelã ou amêndoa.

O mais comum é investir no sabor de chocolate por meio de raspas de pedaços ou em pó. Portanto, o diferencial é o sorvete e o café gelado, além de cobrir a bebida com uma boa cobertura adicional. Ou seja, o ponto extra final é decorar o drink com a sua escolha.

café alemão
O café alemão tem várias combinações possíveis. Imagem de Archie Binamira no Pexels.

Qual o diferencial do café alemão?

O café alemão tem um grande diferencial nos sabores por causa das suas misturas diversas. No entanto, é preciso inovar na sua combinação de gostos para aproveitar a receita da melhor forma. Entretanto, é uma bebida que se popularizou em todo o mundo.

A sua tecnologia é relacionada com a confecção do café em cápsula, pois permite conservar os seus nutrientes. Depois disso, não deixe de consumir uma cápsula Bicafé para começar o dia da melhor forma com o seu catálogo de produtos variados.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.