carajillo

Carajillo: como fazer esse drink especial?

O carajillo é conhecido como o drink que uniu o licor e café, que resultou em uma harmonia de sabores. Por isso, é considerado uma bebida intensa e que atrai a atenção dos apreciadores de café. Logo, é preciso saber como fazer a receita para saborear e aprovar.

Afinal, o que é o drink carajillo?

O drink carajillo é de origem espanhola que mistura o sabor amargo do café com o doce do licor. Assim, a ideia principal é unir essas duas essências opostas para criar uma experiência única. Portanto, não é à toa que é considerada uma bebida única.

Apesar de surgir na Espanha, o drink ganhou muita popularidade em toda a América Latina, por ser uma região em que há grande presença de café. Afinal, é ótimo para quem quer relaxar depois de um dia cansativo. Porém, consegue ficar melhor em dias frios.

A sua receita original tem um passo a passo bem simples na prática, pois apenas precisa adicionar o licor ao café. Mas, ao longo do tempo, novas dicas surgiram e o drink se aperfeiçoou em vários países. Desse modo, tornou-se mais sofisticado e agradável.

Origem do drink

Como visto, a origem do drink é espanhola, na região da Catalunha, perto da cidade de Barcelona. Mas, durante a colonização de Cuba, a bebida chegou até a região para estimular os soldados nas batalhas. Enfim, era uma forma de trazer mais coragem à eles.

Anos depois, a bebida se popularizou em toda a América Latina, após sair da ilha de Cuba e ganhar força na Colômbia e no México. Com isso, a palavra usada para ingerir o drink era “Corajillo” que veio da palavra “Corage” em inglês,o que contribuiu para a origem do nome.

Características importantes

Uma característica importante da bebida é por ter uma grande facilidade na hora do seu preparo. Então, após se espalhar por vários países na América, várias combinações de café surgiram com base na sua cultura. Por exemplo, em Cuba, a receita comum é com o Rum.

Antigamente, a sua mistura vinha com uma dose de Licor 43 diretamente na xícara de café espresso. Depois, a mais comum é adicionar a sua dose com a bebida alcóolica, além de bater com gelo em uma coqueteleira. Assim, o drink está pronto para ser servido a todos.

carajillo
O carajillo surgiu na Espanha e se popularizou na América Latina. Imagem de Chitokan C. no Pexels

Qual é a receita principal no preparo do carajillo?

A receita principal do carajillo é bem simples e prática, além de ter uma combinação perfeita para saborear o drink. Assim, mesmo sendo uma bebida clássica, esteve entre as mais procuradas no ano de 2020. Veja qual é o modo de preparo completo desse drink:

  • separe o seu café espresso em capsula;
  • não esqueça de separar também o Licor 43;
  • prepare 50 ml de café forte espresso, na medida ideal;
  • adicione os cubos de gelo em um copo baixo;
  • coloque 50 ml de Licor 43 no copo;
  • agora é só colocar o café misturado com a bebida alcoólica;
  • depois, aprecie a sua bebida com muita intensidade.

Uma ótima forma de apreciar o seu drink é em momentos para relaxar ou em um evento com os seus amigos. Dessa forma, o importante é saborear a sua bebida deliciosa para curtir uma receita especial.

Café espresso em cápsula

Os tipos de café em cápsula são uma tecnologia para facilitar o preparo da bebida em sua casa. Enfim, é uma forma de moer o café para colocá-lo dentro de pequenos compartimentos de alumínio ou plástico. Porém, há outros materiais que surgiram depois.

Licor 43

O Licor 43 é uma bebida alcóolica especial que contém 43 ingredientes secretos na sua composição. Assim, surgiu quando os romanos conquistaram a região de Carthago Nova, ao descobrir um elixir aromático. Após ser proibido, a população elaborou a sua receita.

A expansão do Licor 43 para o mundo

Ao longo do tempo, após ter a sua receita elaborada em segredo, a Espanha passou a receber vários turistas. Portanto, as pessoas descobriram o Licor 43 na região de clima paradisíaco. Depois, o próximo passo foi iniciar as importações para todo o mundo.

Quais são as outras variedades nas receitas de carajillo?

Por mais que a sua origem seja espanhola, as receitas de carajillo tiveram muitas variações na América Latina. Enquanto isso, é preciso saber que não há uma forma 100% original do seu preparo. 

Confira quais são os preparos desse tipo que é uma das bebidas feitas com café mais especiais:

  • carajillo quente com rum e ervas;
  • cachaça;
  • vodka;
  • whisky;
  • conhaque;
  • pisco.

É importante saber que as variações têm a ver com o país de origem de cada uma dessas bebidas. Porém, há alguns lugares que até servem o drink com leite, chocolate ou leite condensado. Além disso, em alguns países, pode surgir com outras nomeações.

Carajillo quente com rum e ervas

Nesta receita, o gelo é substituído por uma água quente, pois vai ser o diferencial do seu modo de preparo. Dessa forma, a sua mistura é bem simples e prática, bem como, é importante adicionar os ingredientes aos poucos. Por fim, misture tudo com uma colher.

A versão batida

A versão batida do drink espanhol leva os mesmos ingredientes que a sua receita padrão. Porém, o modo de preparo que tem um diferencial, pois é necessário colocar todos eles em uma coqueteleira. Ao mesmo tempo que é preciso agitar o item com bastante força.

carajillo
Há várias receitas especiais para preparar o carajillo com diferentes drinks. Imagem de Victor Freitas no Pexels

Qual o segredo para um bom carajillo?

Não importa qual seja a sua receita especial, para ter um bom carajillo é preciso investir em um café espresso de qualidade. Mas, o maior segredo é usar uma colher na hora de misturar a cafeína com o licor. Pois, é o ponto principal para o resultado final do seu drink.

De modo geral, o preparo certo evita que os líquidos se misturem em camadas que podem atrapalhar a bebida. Em conclusão, vai deixar um sabor mais intenso e o drink com uma estética mais agradável. 

Depois de aprender a receita, não deixe de consumir os cafés das cápsulas Bicafé para começar o dia da melhor forma com o seu catálogo de produtos variados.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.