Café Catuaí

Café Catuaí: uma variedade 100% brasileira

O café catuaí nasceu do cruzamento de dois tipos de arábicas e possui duas variações. Apesar desse mix, o grão tem sua origem nacional, e domina as lavouras do país. Ou seja, além de ser uma das paixões do Brasil, é um produto 100% brasileiro.

Como surgiu o café catuaí

Nascido no Brasil, o surgimento se deu ao cruzar os tipos Caturra e Mundo Novo. Como resultado, obteve-se o melhor de cada um deles, de modo a otimizar o plantio. Enquanto que do primeiro herdou-se o porte excelente para colheita, o segundo lhe deu vigor.

Surgiu assim o café catuaí, que teve como idealizador o geneticista Alcides de Carvalho. Entretanto, mesmo criado ao final da década de 40, levou anos para começar a comercialização. Por mais que tal variação fosse mais viável, foram 23 anos até entrar no mercado.

Somente no início dos anos 1970 que os agricultores puderam conhecer as qualidades desse grão. Então, desse momento em diante, se tornou preferência nas plantações, e atualmente domina as lavouras.

Reputação internacional

Estima-se que mais de 40% das fazendas utilizam o café brasileiro, o que comprova sua performance. Além disso, vários cafeicultores ganham reconhecimento mundial pelo seu cultivo. Desse modo, ainda obtém expressividade em meio aos cafeeiros especiais.

Características do café catuaí

Devido ao seu fácil manejo na plantação, o café catuaí agrada grande parte dos produtores. Desse modo, pode-se otimizar a produção, desde o plantio até a fase de colheita. Além disso, descobriu-se outras vantagens com decorrer do uso, tais como:

  • Maior resistência à pragas;
  • Rápido crescimento;
  • Árvore pequena, que facilita a coleta manual;
  • Fácil adaptação a climas de altitude, que podem chegar a 18ºC.

O fato desse tipo poder ser cultivado em climas mais amenos é o segredo do seu sucesso. Isso porque, os melhores grãos do mundo advém de safras de grande elevação. Só para exemplificar, os mais renomados são colhidos há mais de 1000 metros.

Todas essas características desse café arábica fazem com que seja naturalmente adocicado. Desse modo, obtém-se uma produção nacional premium, com sabor suave e acidez moderada. Além de ser ideal para diabéticos, porque pode consumir sem açúcar.

Aspectos sobre o paladar

Quando se trata do paladar, o café Catuaí também não deixa de ser inovador, trazendo uma explosão de sabores para o seu consumidor. Isso porque, ele possui um aroma e sabor suave, bem como, leve.

O termo Catuaí, na verdade, quer dizer “muito bom” na língua tupi-guarani. Portanto, não há mais o que dizer, já que a origem do nome já confirma a sua qualidade sem igual.

Saiba ainda que as notas dessa bebida possuem muita delicadeza. Assim, esse café também tem um conceito único, que dá para ver de forma clara na acidez delicada. Além disso, ele possui uma doçura natural, típica de sua espécie.  De antemão, vale lembrar que ele possui dois tipos de grãos que têm essas características de formas que podem ser mais ou menos intensas no sabor.

Variações do café catuaí

Além das qualidades do café catuaí que o torna inigualável, também pode-se encontrar duas variações. Ainda que sutis, os grãos amarelos possuem algumas diferenças dos vermelhos.

Catuaí amarelo

Este subtipo foi o primeiro a ser descoberto, e tem por característica marcante tons frutados. Além disso, é mais adocicado que seu irmão, e possui um sabor menos intenso. Desse modo, também torna-se mais suave e de acidez atenuada se comparado ao outro.

Catuaí vermelho

Esse outro foi derivado de uma recombinação de grãos selecionados, mas dos mesmos tipos originários. Apesar da semelhança com o amarelo, essa nova mescla gerou um cafeeiro mais encorpado.

O resultado foi um paladar mais intenso, mas a acidez também é equilibrada. Ou seja, para quem procura um café mais marcante, essa pode ser a melhor opção. Além disso, também tem um fundo doce, o que otimiza o consumo puro.

As diferenças entre as variações do café catuaí são imperceptíveis na xícara. Aliás, mesmo ao provar pode ser que não as note. Mas, paladares mais aguçados já mencionaram ter sentido um toque de banana. Ou seja, esse grão com certeza é 100% brasileiro.

Foto: O café Catuaí se divide em duas variações especiais, o Vermelho e o Amarelo.

E aí, qual a melhor variação de café Catuaí?

Como visto, os dois tipos dessa bebida têm aspectos em comuns. No entanto, cada um possui o seu próprio sabor.

Para os apaixonados por café que apreciam uma bebida mais suave, delicada e menos encorpada, aposte no Catuaí amarelo. Com certeza, não irá se arrepender, já que, o sabor dele pode lembrar algo como banana e caramelo.

Agora, por outro lado, se você é daqueles que preferem algo mais intenso, pois do contrário acha que não vale a pena tomar a bebida, aposte no Catuaí vermelho. Isso porque, ele é mais marcante ao paladar. Ou seja, tem um sabor mais acentuado e encorpado.

De forma resumida, a escolha da melhor variação depende, de fato, do gosto pessoal de cada consumidor de café. 

Cápsula de café Catuaí, vale a pena?

Para os apreciadores de bons cafés, a cápsula de Catuaí, sem dúvida, será um ótimo investimento. Além de ser prática, vale a pena a oportunidade de tomar essa bebida 100% brasileira e se apaixonar por ela.

Compre as duas opções de sabores e admire os traços que cada uma delas possui. Afinal, no quesito de gosto, essa com certeza será uma boa pedida, pois o equilíbrio está presente em todas as variações.

As cápsulas de café também possuem um aspecto importante para manter a qualidade da bebida e suas características. Isso porque, elas armazenam o pó em um recipiente de alumínio ou plástico, o que torna o processo de oxidação mais lento. 

Dê uma chance para esse café e se surpreenda

Agora que você já sabe tudo sobre o café Catuaí, vale a pena dar uma chance para essa bebida. Além do mais, ela faz jus ao seu nome, sendo tão boa quanto outros que possuem mais fama.

Não deixe, portanto, de apreciar as suas nuances mais delicadas, bem como, a suavidade em sua xícara, não irá se arrepender. Além disso, dê como presente a outras pessoas as cápsulas de Catuaí, afinal, não há mimo melhor para quem se ama.

Caso queira expandir ainda mais os seus sabores e conhecer outras variedades especiais, visite a loja da Bicafé na Shopee. Por lá, você encontra linhas Gourmet, Lungo, Ristretto, Cortado e muitas outras, não deixe de conferir e saborear.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.