Vale a pena ter um moinho de café?

Vale a pena ter um moinho de café?

Cada vez mais pessoas optam por ter um moinho de café em casa. Afinal, esse acessório é um dos queridos entre os amantes da bebida. Então, entenda melhor as vantagens de tê-lo por perto e como isso impacta no sabor final.

Por que ter um moinho de café em casa?

O principal motivo para ter um moinho de café é, sem dúvida, garantir a qualidade da bebida. No entanto, existem outras razões que tornam o moinho tão popular. Dessa forma, vale a pena conferir de perto quais são elas.

1- Manter as propriedades do café

O café em pó que vem na prateleira do mercado já passou por diversos processos. Assim, a moagem já aconteceu há um tempo. Portanto, algumas das propriedades dele são perdidas e você não consegue aproveitá-las.

Vale lembrar também que o café em si é bem sensível ao oxigênio. Então, o fato de ficar armazenado por muito tempo também contribui para o contato do pó com esse elemento. Isso também faz com que a bebida perca algumas características importantes.

Com um moinho de café, você consegue evitar esse problema de forma fácil. No entanto, se quiser deixar o pó já pronto, tudo bem. Nesse caso, o ideal é armazená-lo em potes bem vedados, para não haver a entrada de luz.

Isso porque quanto menos for o seu contato com a luz, mais chances de preservar suas propriedades. Além disso, a vedação também ajuda a evitar que outros aromas se misturem com o do café.

Vale a pena ter um moinho de café?
Um moinho é importante para garantir uma bebida de qualidade. Imagem do Pexels.

2- Processo de granulometria

Muitas pessoas não sabem, mas para cada extração existe uma granulometria correta. Dessa forma, com um moinho você consegue manter a fidelidade do processo. Por exemplo, imagine que vai preparar café em uma prensa francesa.

Nesse caso, é necessário ter grãos mais grossos ou medianos. No entanto, para preparar a bebida com o coador a lógica é diferente. Assim, é ideal ter uma moagem média. O que pode parecer um detalhe afeta muito a qualidade final do café.

3- Manter o sabor e o aroma original da bebida

Não é possível manter o sabor e o aroma do café do mesmo modo quando ele é moído e armazenado. Então, ao usar o moinho, fica mais fácil preservar essas características. Quem é amante da bebida conhece bem essa diferença.

Como comprar um moinho de café?

O ponto principal que você precisa se atentar é se o moinho de café faz quantos tipos de moagem. Afinal, existem 3, veja só quais são elas:

Fina

Sua textura lembra muito o açúcar refinado. Assim, costuma ser usada em preparações mais simples, onde o café não entra tanto em contato com a água. Um exemplo disso é o espresso.

Média

Aqui você tem uma textura mais parecida com grãos de areia. Dessa forma, é perfeita para usar em um Hario V60 ou em um filtro Melita.

Grossa

O grão fica muito parecido com uma espécie de sal grosso. Então, aqui ele pode ter mais contato com a água. O café feito nessa textura tende a ser mais robusto, encorpado e com aroma mais forte.

O ideal é comprar um moinho capaz de fazer essas 3 moagens. Assim, você consegue fazer bebidas utilizando métodos diferentes. É uma versatilidade interessante para o dia a dia.

Vale a pena ter um moinho de café?
Existem inúmeros tipos de moinhos no mercado. Imagem do Pexels.

Os moinhos também possuem lâminas diferentes e cada uma impacta no processo de moagem. Então, as do tipo cônicas ou hélices está presentes nos produtos mais simples. Dessa forma, não se pode esperar algo de extrema qualidade.

Mesmo assim, é uma boa alternativa para quem ainda é iniciante nesse universo. Afinal, ainda é possível extrair um sabor e indescritível do café.

Já as lâminas de cerâmica ou metal são bem mais precisas. Não é à toa que são encontradas naqueles moinhos mais caros. Dessa forma, garantem uma moagem bem mais homogênea.

Existem os moinhos manuais também, o que muitos preferem. Assim, basta usar a manivela e as lâminas vão fazer o seu trabalho.

Vale a pena mesmo investir em um moinho de café?

Sem dúvidas vale a pena apostar em um bom moinho de café. Afinal, já ficou claro o quão importante ele é na hora de manter as propriedades do grão. No entanto, é essencial prestar atenção nos detalhes acima antes de comprar o seu.

Caso seja iniciante nesse universo, um moinho mais simples é o bastante. Mas, se você já é um veterano, é legal investir em um mais sofisticado. De toda forma, a sua bebida vai ficar bem saborosa e com um aroma incrível.

A qualidade do café também importa

Não adianta ter um bom moinho se o seu grão não é de qualidade. Então, a compra do café também importa muito no processo. A Bicafé conta com opções de grãos para todos os gostos.

Acesse o site e confira cada uma delas. Por fim, faça uma bebida incrível para compor a sua bandeja de café da manhã.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.