Receitas para fazer com a sua cafeteira profissional

Receitas para fazer com a sua cafeteira profissional

Uma cafeteira profissional não é apenas uma máquina de fazer café, mas uma ferramenta versátil que pode transformar grãos simples em experiências sensoriais incríveis. Por isso, o texto a seguir traz receitas que você pode preparar com a sua cafeteira. Leia e saiba mais.

O que é uma cafeteira profissional?

A cafeteira profissional é uma máquina de café para uso em ambientes comerciais ou entusiastas da bebida que querem replicar a qualidade, bem como a variedade encontrada em cafeterias, nas suas próprias casas.

Elas são mais avançadas em termos de recursos do que as domésticas, assim, podem ter uma ampla gama de funções, como, por exemplo:

  • controle preciso da temperatura da água;
  • pressão de extração ajustável;
  • moagem integrada de grãos de café;
  • vaporização de leite para criar espuma;
  • programas de preparo para vários tipos de café.
Receitas para fazer com a sua cafeteira profissional
A cafeteira profissional é mais usada em ambientes comerciais. Imagem do Freepik

Quais são as melhores receitas para fazer com sua cafeteira profissional?

Você pode usar a sua cafeteira profissional para fazer desde café Espresso e Latte Art até o Mocha e Iced Coffee. Veja a seguir, então, essas e outras receitas para preparar na sua máquina de café.

Espresso

Para fazer o espresso perfeito, use de grãos de café frescos e de alta qualidade, moídos na hora para, assim, obter o melhor sabor e crema. Ajuste a pressão e o tempo de extração da sua cafeteira para garantir, então, que seja bem extraído, com crema rica e sabor intenso.

Cappuccino artesanal

A proporção ideal é de 1/3 de espresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite. A espuma de leite, por outro lado, deve ser densa e cremosa, mas sem bolhas grandes. Você pode dar um toque visual, bem como sabor com uma pitada de cacau em pó ao cappuccino.

Latte Macchiato

Faça o café e jogue lentamente o leite vaporizado sobre a bebida, para, dessa forma, criar camadas distintas. Em seguida, adicione uma pequena quantidade de espuma de leite no topo para finalizar a bebida. Teste os mais diversos tipos de leite, como, por exemplo de:

  • amêndoa;
  • soja;
  • coco.

Latte Art

A arte de criar desenhos na crema do café é uma habilidade divertida e estética, por isso, a textura correta do leite (cremoso, sem bolhas) é vital para criar desenhos nítidos e definidos.

Aprenda a controlar o fluxo ao derramar para criar linhas e formas, além disso, use uma caneca de latte art e um palito de café ou espátula para fazer desenhos mais elaborados.

Café Mocha

Use chocolate de boa qualidade, seja em calda, em pó ou até mesmo pedaços derretidos e ajuste a quantidade para equilibrar o sabor com o café. A espuma de leite cremosa adiciona uma camada não só de suavidade, mas também de textura à bebida.

Iced Coffee

Faça o café extra forte e esfrie-o antes de adicionar gelo para evitar que dilua. Além de leite, adicione caldas (caramelo ou baunilha), bem como especiarias (canela ou cardamomo) ou até mesmo uma bola de sorvete para deixar a bebida ainda mais saborosa.

Como preparar café gelado sofisticado com a sua cafeteira profissional?

O café gelado na cafeteira profissional exige ingredientes de qualidade, como grãos frescos e leite, por exemplo. Veja a seguir a receita para fazer essa bebida.

Receitas para fazer com a sua cafeteira profissional
Você pode preparar vários tipos de café na sua cafeteira profissional. Imagem do Freepik

Ingredientes

Os ingredientes do café gelado são básicos, mas levam um item a mais do que as bebidas tradicionais: o gelo. Confira a lista do que você vai precisar:

  • café de alta qualidade (grãos para moer fresco);
  • gelo;
  • leite (opcional, dependendo da sua preferência);
  • xaropes aromatizados (como baunilha, caramelo, etc).

Modo de preparo

Moa os grãos frescos na moagem ideal para café gelado (um pouco mais grossa que para o tipo espresso). Em seguida, faça o café na sua cafeteira profissional com a quantidade de água e pó que costuma usar para a proporção que deseja.

Despeje a bebida fresca em um frasco de vidro ou de aço inoxidável, assim, deixe esfriar à temperatura ambiente por alguns minutos. Ponha na geladeira para esfriar ainda mais, pois isso ajuda a evitar que o gelo derreta de forma rápida quando adicionado à bebida.

Encha um copo alto com gelo até a metade ou dois terços e, se preferir, adicione as caldas que preferir. Por fim, despeje o café resfriado sobre o gelo e deixe espaço para o leite (se desejar) e mexer a bebida.

Quais são os tipos de cafeteira profissional?

Os tipos de cafeteira profissional mais comuns são a Espresso Machine, bem como a Drip Coffee Maker. Além disso, tem a French Press, a Aeropress, Moka Pot e Cold Brew.

Espresso Machine

A mais comum entre as cafeteiras profissionais, a espresso machine usa alta pressão para extrair café concentrado de grãos finamente moídos. Pode ter diferentes designs, como, por exemplo:

  • automáticas;
  • semiautomáticas
  • manuais.

Drip Coffee Maker

Embora seja mais usada em casa, há também versões comerciais de máquinas de café por gotejamento que podem lidar com grandes volumes de café. Elas são ideais, aliás, para fazer grandes quantidades da bebida de uma vez.

French Press

Esse modelo também é mais usado para fins domésticos, porém existem versões maiores e mais robustas da prensa francesa que são ideais para o uso comercial. Sendo assim, ela produz café com um sabor rico e encorpado.

Aeropress

A AeroPress faz um café que se tornou bastante popular entre os entusiastas da bebida nos últimos anos. Isso porque, você pode ajustar o tempo de infusão, a temperatura da água e a moagem do café para controlar o sabor final.

Moka Pot

Estas são mais comuns em cafeterias que desejam um método tradicional de preparar café espresso, visto que ela usa pressão gerada pelo vapor de água para passar através do grão moído.

Cold Brew

Essa é mais usada para produzir café gelado, pois ela conta com um processo de infusão lenta e fria ideal para criar um café suave e menos ácido. Além disso, ele pode ser diluído com água, leite, ou outros líquidos para criar uma variedade de bebidas.

Como cuidar da sua cafeteira profissional?

Para cuidar da sua cafeteira profissional, você precisa mantê-la limpa e não deixar de descalcificar. Do mesmo modo, deve guardar em local adequado.

Limpar após usar

Após cada uso, limpe as partes externas da cafeteira com um pano úmido para remover os respingos de café ou leite. Do mesmo modo, descarte os grãos usados e limpe o porta-filtro e a bandeja com as borras. Enxágue a jarra de leite para, então, evitar acúmulo de resíduo.

Descalcificar

Conforme indicado pelo fabricante, faça um processo de descalcificação para remover os depósitos minerais que podem ficar na parte de dentro da máquina de café. Outra dica útil, aliás, é usar uma solução caseira de água e vinagre branco.

Guardar em lugar adequado

Quando não estiver em uso por longos períodos, não deixe de esvaziar totalmente a sua cafeteira e deixe as partes internas secarem por completo antes de guardar. Além disso, evite quedas, impactos e de expor a condições extremas de temperatura e umidade.

Vale a pena ter uma cafeteira profissional?

A cafeteira profissional é de grande valia para quem valoriza a qualidade do café e gosta de experimentar diferentes tipos. Isso porque, elas oferecem várias opções, desde espresso e cappuccino até café gelado, com leite vaporizado e muito mais.

Para os amantes da bebida, aliás, ter uma máquina dessa em casa pode ser econômico a longo prazo, sobretudo se você costuma comprar café de alta qualidade em cafeterias.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.