O que é um parfait de café?

O que é um parfait de café?

O parfait de café é uma sobremesa deliciosa e refrescante. Assim, pode ser servida em diversas ocasiões diferentes, sem contar que cai no gosto de quase todo mundo. Portanto, aprenda a receita desse prato simples, mas que garante uma explosão de sabores.

O que é um parfait de café?

O parfait de café é uma sobremesa leve, perfeita para os amantes da bebida. Além disso, é bem simples de fazer e não leva muitos ingredientes. Não é à toa que cada vez mais pessoas investem nessa receita no dia a dia.

Uma sobremesa versátil

O legal desse prato é que ele é super versátil. Dessa forma, pode ser servido em qualquer ocasião. Seja em um almoço de família, amigos ou um jantar. Ainda mais, é a sobremesa perfeita para levar para casa de alguém especial.

Por ser de café, algumas pessoas podem pensar que o parfait é apenas para adultos. No entanto, crianças também curtem muito essa receita, visto que ela tem um toque adocicado e refrescante ao mesmo tempo.

O que é um parfait de café?
Essa receita é simples, mas tem um sabor incrível. Imagem do Unsplash

Como fazer um parfait de café?

Para fazer um bom parfait de café, é necessário reunir alguns ingredientes, como leite condensado e se atentar no preparo. Mesmo assim, tudo é muito simples, você só precisa seguir o passo a passo completo.

Ingredientes

Para essa receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 caixa de leite condensado;
  • 3 caixas de creme de leite (pode ser o fresco também);
  • hortelã;
  • 3 colheres de chá de café já passado.

Fora a lista acima, também é necessário fazer uma calda de caramelo. Assim, basta reunir os seguintes elementos:

  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 xícara de chá de água fervente;
  • 1 colher de sopa de café já passado.

Modo de preparo

Para o parfait de café, você precisa primeiro dissolver o café solúvel na água fervente. Além disso, é necessário separar uma batedeira. Nela, coloque o creme de leite, o leite condensado e o café que foi dissolvido.

Em seguida, pegue toda a mistura e ponha em uma tigela. Além disso, é essencial levar ao freezer por um tempo até endurecer. Assim, cerca de 4 horas costumam ser o bastante.

Feito isso, é só retirar da tigela e levar a mistura até a batedeira de novo. A ideia é deixar a sobremesa mais cremosa possível. Por último, leve novamente tudo para o freezer até gelar.

Calda

Primeiro de tudo, escolha uma panela com um fundo largo. Em seguida, é só despejar o açúcar e colocar o fogo baixo. Então, ele vai derreter devagar.

Quando a mistura estiver dourada, coloque um pouco de água fervente. Ainda mais, não esqueça de mexer tudo muito bem nesse período. É essencial deixar ferver até que todos os torrões de açúcar se dissolvam.

Isso vai tornar a sua calda mais encorpada. Feito isso, desligue o fogo, coloque o café dissolvido e o creme de leite. Portanto, é legal servir a calda gelada, com o Parfait.

Essa última parte faz toda diferença. Afinal, se você consumir a sobremesa em temperatura ambiente, o sabor dela não será o mesmo. Então, se programe para que ela possa ficar na geladeira o tempo necessário.

Caso queira deixar o prato ainda mais chamativo, decore tudo com grãos de café. No entanto, apenas a calda já é o bastante para dar um sabor indescritível.

O que é um parfait de café?
Essa é a sobremesa perfeita para os amantes de café. Imagem do Unsplash

Quais cuidados tomar na hora de fazer um parfait de café?

Os principais cuidados com o parfait de café se referem a preparação da calda. Afinal, é necessário ter muita atenção enquanto a mistura está no fogo. Isso tendo em vista que, por ser açúcar, ela pode queimar bem rápido.

A base dessa sobremesa é bem simples, na verdade. No entanto, vale a pena ter um certo cuidado na hora de usar a batedeira. Afinal, a ideia é ter uma textura cremosa, logo, não se pode passar do ponto.

Vale a pena fazer um parfait de café?

Sem dúvidas vale a pena fazer o parfait de café. Afinal, essa é uma receita simples e que surpreende até as pessoas mais exigentes quando o assunto é sabor.

O legal é que essa sobremesa é completa por si só, como o brownie de café. Então, você não precisa se preocupar com nenhum acompanhamento. Além disso, algumas pessoas preferem servir a calda separada, enquanto outras gostam de colocar por cima.

Inclusive, é possível até mesmo fazer apenas a base e deixar a calda de lado. No entanto, para ter uma explosão de sabores, a combinação desses dois elementos faz total diferença.

Essa é apenas uma das inúmeras sobremesas que se pode fazer com café. Agora, vale a pena lembrar que esse último é a base dessa receita. Dessa forma, é muito importante garantir ingredientes de qualidade.

A Bicafé conta com diversos tipos de café para todos os gostos. Então, acesse o site agora mesmo e escolha as melhores opções para tornar o seu dia ainda mais saboroso.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.