As diferentes características que fazem o sabor do café marcante

O sabor do café faz toda a diferença para os que são apaixonados por esta bebida. Desta forma, não se trata apenas de ser forte ou fraco, mas das nuances de gostos e aromas presentes. 

Cafés especiais e em cápsulas trazem combinações de especiarias e, por isso, para conseguir degustá-los, é necessário conhecer sobre o assunto.

O aroma e o sabor do café

É impossível perceber este segundo sem sentir o seu aroma, pois o olfato e o paladar sempre atuam juntos.  

A definição de aroma, inclusive, ajuda a entender melhor esta ligação. Esta palavra se relaciona a cheiros que lembram algum sabor. Diferente de fragrância, que tem a ver com aquilo que, apesar de sentir, não dá para saborear.

Sabor e aroma, portanto, estão conectados e é preciso entender ambos para reconhecer um café de qualidade.

A relação da torrefação com o aroma

O tempo de duração da torra tem ligação direta com o aroma e sabor do café. Quanto menos o grão é torrado, mais se percebe a acidez da bebida. Assim, de acordo com ela, é possível adquirir um tom mais:

  • Frutado ou floral;
  • Mais encorpado como chocolate e caramelo;
  • Cheiros que variam entre eucalipto, tabaco, cravo e outros de destilação seca.

Caso o café seja torrado além do necessário, porém, o aroma passa a ser forte e o sabor perde suas características. Mas, isso não acontece com os de cápsulas, pois eles são cuidadosamente preparados.

As características percebidas no café 

Os especiais e em cápsulas passam por um processo bem cuidadoso. Assim, tanto o local do plantio, colheita, secagem, quanto a torra e embalagem, contribuem para a qualidade da bebida. 

Em um café que teve todas as etapas bem feitas, então, nota-se algumas características como:

  • Doçura;
  • Acidez;
  • Corpo;
  • Gosto e finalização.

Doçura

Esta propriedade tem relação com o gosto adocicado que se percebe, em especial, na ponta da língua. Mas, não é do sabor do açúcar, mas do que vem da frutose presente no próprio café.

Nos especiais, o doce que se nota é natural, logo, é bem diferente dos cafés comuns em que é preciso adocicá-lo bastante. 

Acidez

Já a acidez se dá por meio de um ácido existente no café. Desta maneira, pode-se perceber esta característica nas laterais da língua. 

O gosto, então, é muito semelhante com o sabor de frutas como abacaxi, limão e laranja. Então, o que é perceptível na boca é bem agradável, suave e delicado.

Corpo

O café mais encorpado é assim por causa dos carboidratos, lipídios e proteínas que contém nesta bebida. Desta forma, nota-se uma sensação de viscosidade do líquido em contato com a língua. 

É importante, no entanto, entender que um café encorpado é diferente de um forte, que passou por um processo de torrefação mais intenso. 

Gosto e finalização

O sabor do café é a combinação da doçura, acidez, corpo e aroma que dá para sentir ao ingerir esta bebida. 

Em um café de qualidade, ele se faz presente de modo natural no próprio fruto maduro. Assim, a sensação na língua lembra flores, frutas, chocolate e nozes.

Já a finalização, é o gosto marcante que fica depois que você bebe o café. Por isso, tem o nome de sabor residual ou retrogosto. Desta forma, uma boa finalização faz com que se tenha vontade de consumir mais.

Aprenda a degustar o café

Você aprendeu algumas propriedades sensoriais e aromáticas da bebida, então, chegou o momento da degustação. Não é preciso ser um profissional para apreciar as características do café.

Para aprender a saborear um de qualidade em casa, você pode seguir algumas dicas, por exemplo:

  • Tente perceber o aroma da bebida na xícara;
  • Não coloque açúcar, nem adoçante;
  • Em cada gole, procure notar o sabor do café por todas as partes da boca;
  • Preste atenção na sensação marcante ao ingerir a bebida.

Acostume também o seu paladar, experimente variações diferentes de cafés em cápsulas. Assim, você ficará cada vez mais apaixonado por esta bebida deliciosa.

Para obter mais sabores, saiba como harmonizar as mais variadas sobremesas com diversas bebidas da Bicafé.


One Reply to “As diferentes características que fazem o sabor do café marcante”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.