Melhor café, conheça suas principais características

O melhor café é aquele que vai despertar sensações únicas no seu paladar. Por isso, é importante entender mais sobre as principais características da bebida. Afinal, cada uma delas desempenha um papel na qualidade de um cafezinho.

Devido a isso, esse artigo vai mostrar como avaliar essa bebida, que é uma das mais consumidas. Dessa maneira, saiba como o aroma, a acidez, até mesmo a quantidade de açúcar, influenciam na experiência de um bom café.

Amargor tem que ser leve para o melhor café

É aquela familiar sensação no fundo da língua ou na garganta. Assim, as bebidas da mais alta qualidade oferecem um amargor mais discreto.

O fator que define isso é o grau de torrefação dos grãos. Ou seja, um gosto mais amargo, quer dizer que a torra foi mais escura. Dessa forma, o resultado final fica menos saboroso.

Quantidade de açúcar

Os grãos maduros são adoçados de forma natural. Aliás, apresentam um sabor de caramelo ou chocolate. Por isso, adoçar se torna até desnecessário.

Vale ressaltar que o ideal é não utilizar muitas colheres de açúcar e ir diminuindo seu uso. A razão é por conta das calorias e também pelo risco de desenvolver diabetes.

Recomenda-se apenas uma pequena quantidade, adoçando na própria xícara depois de colocar a bebida.

O aroma do melhor café

É possível sentir ao inalar os vapores que a bebida quente libera. Além disso, de acordo com a torra dos grãos, o café apresenta os seguintes “perfumes”:

  • Mais clara: aroma de amêndoa, noz e castanha;
  • Torrefação média: caramelo e até mesmo, chocolate;
  • Mais escura: são os mais intensos, lembrando especiarias ou queimado.

Um café superior em sua qualidade tem aromas marcantes e gostosos. Por outro lado, se exala um cheiro desagradável, como cinzas, significa que é inferior.

Acidez

Ela é notada nas laterais da língua. Portanto, é uma característica natural, porém, não deve ser azeda. Com certeza, isso acontece nos casos em que os grãos são defeituosos ou por ainda estarem verdes.

Uma torra clara, promove uma bebida com mais frescor. Bem como, mais cítrica e saborosa.

Saiba como deve ser o corpo do melhor café

Essa propriedade é medida por meio do gosto prolongado da bebida no paladar. Logo vai depender de dois fatores:

  • Variedade dos grãos;
  • Ou o blend (mistura) que foi usado.

Um corpo claro ou leve, tem uma sensação parecida com a água. Pois, não possui sólidos dissolvidos e é pouco viscoso, com gosto mais delicado.

Já o mediano, é mais equilibrado. Por outro lado, um café de corpo pesado é mais intenso durante a degustação. Já que conta com a presença dos óleos e demais componentes naturais dos grãos. Ou seja, a sensação no paladar é mais encorpada.

Leve o melhor café para a sua casa

De acordo com a ABIC, nos últimos tempos, o consumo da bebida no Brasil cresceu 30%. Dessa maneira, isso só destaca o quanto o brasileiro ama um bom cafezinho. Além das propriedades naturais, ele traz uma sensação confortável e muito familiar.

O consumo de forma moderada, sem exageros, oferece diversos benefícios para a saúde. Por exemplo, estimula as atividades cerebrais. Bem como, melhora o sistema digestivo e faz bem para o coração.

Devido a todas essas características, fica difícil negar uma xícara de café quentinha. Então, leve o melhor para a sua casa com as cápsulas Bicafé.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *