Aprenda a como fazer sua muda de café

Aprenda a como fazer sua muda de café

Uma muda de café é uma planta em estágio jovem que ainda não chegou à fase considerada adulta e que produz frutos. Para criar uma, partes da planta são utilizadas, por exemplo, pedaços do ramo, e não utiliza as sementes do café.

Qual é o primeiro passo para conseguir a muda de café?

Quando já se tem um pé da planta cortam-se partes que podem ser plantadas novamente e se tornam uma muda de café. Porém, quem ainda não cultiva essa espécie na fase adulta pode plantar sementes e esperar a germinação e crescimento.

A muda de partes da planta pode ser cultivada em estacas, porém o pé de café deve ser saudável para que os “filhos” cresçam bem. Assim, alguns passos são necessários para o plantio e obtenção de mudas em estacas, dos quais os principais são:

  • planta de origem deve ter pelo menos de 10 a 15 centímetros de altura;
  • escolher uma terra fértil, nutritiva e apropriada para a muda;
  • deixar a estaca firme no local onde plantar;
  • manter a terra úmida com luz do sol indireta.

O tempo que leva para a muda aparecer é de cerca de três meses, mas com os cuidados necessários o sucesso é certeiro.

Como obter uma mudinha com sementes?

A muda a partir de sementes é considerada simples, basta colher os frutos maduros, remover sua parte de fora e colocar na terra. Embora pareça fácil, alguns cuidados são necessários para conseguir plantas saudáveis e boas, como:

  • frutos colhidos devem ser maduros e frescos;
  • após tirar a camada de fora do fruto é importante deixar na água por um dia;
  • manter o local do plantio úmido e com luz do sol indireta.

O tempo de crescimento é igual com o da muda a partir de partes da planta, em torno de três meses. Então, é preciso ter paciência, pois ela levará algum tempo até render frutos. Nesse espera, vale conhecer as opções de cafés da Bicafé, com sabores diversos.

Aprenda a como fazer sua muda de café
Ver o crescimento do café é sem dúvida algo maravilhoso de acompanhar. Fonte: Foto Freepik.

Como cuidar da muda de café?

Os cuidados com a muda de café vão desde o plantio, com a escolha da terra, rega, e cuidado com temperatura, pragas e doenças. No entanto, mesmo que pareça óbvio e básico, um passo a passo pode ajudar quem deseja ter essa planta, como:

  • escolha da espécie, pois há uma variedade de opções no mercado;
  • terra fértil;
  • observar o clima de onde mora para adaptação da melhor espécie;
  • adubo de qualidade;
  • controle de pragas e doenças com ajuda de especialista no assunto;
  • temperaturas ideais entre 20 e 25°C.

Esses são passos que fazem toda a diferença na hora que a planta cresce e dá frutos de qualidade e saborosos. Esses cuidados são muito importantes para quem pensa em cultivar café em grande escala.

É possível fazer uma muda para ter em casa?

Os amantes do café brasileiro podem comprar um vaso, colocar terra adubada e plantar duas sementes para ter sua muda caseira. É bem fácil fazer o plantio em casa, porém seguir as recomendações de manter a luz do sol indireta e a terra úmida sem encharcar.

Qual é a melhor terra para uma muda de café?

A melhor terra para uma muda de café é a chamada barranco, pois não tem sementes de plantas consideradas ervas daninhas que atrapalham o crescimento. É necessário avaliar o quanto de alumínio tem nessa terra, pois grande quantidades prejudicam o café.

Quando a terra tem grande quantidade de alumínio, o uso de um composto chamado calcário para neutralizar é necessário. Com o solo pronto, adicionar esterco, fósforo e o calcário é sucesso para o plantio e felicidade para as mudinhas de café.

Como cultivar em outros tipos de solo?

Quando não se encontra o tipo de terra barranco o ideal é consultar especialistas que ajudem a escolher a melhor para plantar o café. No mercado há muitos profissionais qualificados que prestam consultorias e auxiliam nas melhores escolhas.

Aprenda a como fazer sua muda de café
A planta de café gera um fruto que se torna uma bebida deliciosa e conhecida mundialmente. Fonte: Foto Freepik.

O que fazer quando a muda de café cresce?

Cerca de seis meses após o plantio, a muda de café terá dois pares de folhas que indicam que pode ser transferida. Ou seja, quem plantou em vasos pode colocar direto no solo para que ela possa se desenvolver e crescer melhor.

Cuidados com a raiz da muda de pé de café

A pessoa que fizer a transferência para o solo deve ter cuidado, a fim de não tirar a terra grudada na raiz do pé de café. Outro cuidado importante, aliás, para evitar que a planta morra é cortar a ponta da raiz principal, encontrada no finalzinho da raiz.

Quem não quer ter todo esse trabalho, mas deseja facilidade e provar o melhor café, sem dúvida, as opções da Bicafé Brasil são excelentes. Principalmente porque o café já vem em cápsulas que facilitam o preparo e mantêm o sabor.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.