Pé de café: entenda tudo sobre o seu plantio
O pé de café é um arbusto que melhor se desenvolve em determinadas circunstâncias. Como, por exemplo, clima mais quente e úmido (tropical). Bem como, em solos vulcânicos ou argilosos-silícios.
Ele pode atingir cerca de 12 metros de altura. Mas, no geral, possui de 2 a 3 metros, o que facilita a colheita. Dessa forma, para saber mais sobre o cultivo do café, continue acompanhando. Além disso, veja também algumas curiosidades sobre esse fruto.
O surgimento do pé de café no Brasil
A primeira muda do cafeeiro chegou ao país em 1727 e às escondidas. Foi o sargento Melo Palheta que trouxe da Guiana Francesa o tipo arábico. Porém, ao tentar cultivar na região Norte, não deu muito certo devido ao clima. Por outro lado, no Sudeste foi um sucesso.
O café foi descoberto graças a um pastor de cabras da Etiópia. Assim, segundo a lenda, ele achou seu rebanho comendo alguns frutos vermelhos.
A partir disso, ele resolveu provar. Logo após, conta-se que o mesmo passou a se sentir mais disposto. E em seguida, levou essas “cerejas” aos monges da região.
Outra história, a oficial, é que foi o navegador Marco Polo que introduziu o café no Ocidente. Quando voltava de uma viagem à Índia, entre 1271 e 1275.
Pé de café nos dias atuais
O Brasil é o maior produtor e também exportador desse grão. Além disso, está entre os maiores consumidores, com destaque para a região Sudeste. Confira a seguir os maiores produtores em 2020:
- Minas Gerais com 33,46 milhões de sacas;
- Espírito Santo: 13,6 milhões;
- São Paulo: 6,15 milhões;
- Bahia: 4,13 milhões de sacas;
- Rondônia com 2,43 milhões.
O semeio do café
A sua semente é o grão que dá origem ao café torrado. Portanto, a maior diferença está na maneira como a colheita é feita, bem como os cuidados necessários. As sementes vêm de frutos maduros, parecidos com cerejas.
Depois, eles passam por alguns processos como a lavagem. Em seguida, as cascas e polpas são retiradas. Por fim, são secos até possuir cerca de 15 a 20% apenas de umidade. Somente após tudo isso, o cultivo poderá ser feito.
A melhor época para isso é entre abril e julho. Dessa maneira, duas sementes são colocadas em cada saquinho. Dali a 45 dias, a que tiver tido maior crescimento permanece, enquanto a outra é descartada.
Quanto tempo depois de plantado o café dá frutos?
O pé de café começa a produzir de forma plena depois de 5 anos, a partir disso:
- São gerados 2,5 kg de frutos por ano, em média;
- Dessa quantidade, rendem 0,5 kg de café verde (grãos);
- Que equivale a 0,4 kg de café torrado.
A qualidade e o sabor variam de acordo com:
- A variedade da planta;
- Clima;
- Altitude;
- Processamento dos grãos.
Curiosidades sobre o pé de café e seu uso
Os benefícios para a saúde são vários. Por exemplo, ajuda a:
- Prevenir o mal de Parkinson;
- Depressão;
- Câncer de cólon;
- Diabetes;
- E cálculos biliares.
Vale destacar que também há outras vantagens mais curiosas. No Haiti, as folhas do café são cozidas em água salgada e depois usadas para remover sangue. Já o chá das sementes cruas elimina o açúcar da urina de pacientes diabéticos.
Este fruto é cheio de utilidades, indo além do mero consumo. Por isso, é sempre interessante conhecer mais sobre ele.
Deixe uma resposta