Prepare seu chocolate quente com café no conforto da sua casa

Prepare seu chocolate quente com café no conforto da sua casa

Chocolate quente com café é uma combinação perfeita entre a doçura e o sabor sem igual e inconfundível do café, um equilíbrio entre os dois. No entanto, algumas pessoas desconhecem essa combinação e as receitas possíveis de fazer com as duas bebidas.

É fácil fazer chocolate quente com café?

Quem gosta de facilidade basta misturar uma xícara de café e de leite, além de três colheres de chocolate em pó para o chocolate quente com café. Esse é o modo básico e fácil de fazer essa bebida em um momento mais corrido, mas é possível explorar e gerar ainda mais sabor.

Com os ingredientes básicos (chocolate em pó, café e leite) falta o passo a passo para conseguir uma bebida saborosa, apesar da simplicidade dos ingredientes. Assim, o modo de fazer é descrito a seguir:

  1. Uma xícara de café sem açúcar (as cápsulas da Bicafé Brasil são ótimas opções);
  2. Esquente uma xícara de leite, também sem açúcar;
  3. Coloque a xícara de café e de leite, com 3 colheres de chocolate em pó, no liquidificador;
  4. Bata tudo até que fique cremoso;
  5. O ideal é servir quentinho, pode esquentar no micro-ondas por alguns segundos.

Como acompanhamento, bolachas ou um bolo ficam muito bem com a bebida, por exemplo, bolo de café ou bolachas amanteigadas.

Como substituir o achocolatado em pó no chocolate quente?

O achocolatado em pó, geralmente, tem uma grande concentração de açúcar e deixa a bebida mais doce. Assim, há quem prefira usar menos açúcar, uma opção é utilizar cacau em pó 50% no preparo da bebida e se desejar adicionar adoçante.

Prepare seu chocolate quente com café no conforto da sua casa
Chocolate quente ou somente o café caem muito bem nos dias mais frios. Fonte: Foto Freepik.

Pode adicionar outros ingredientes ao chocolate quente com café?

Para completar o chocolate quente com café pode-se adicionar chantilly, creme de leite e pedaços de chocolate, ao leite ou amargo, como preferir. Dessa forma os dois itens deixam a bebida mais bonita, saborosa e com agradável cremosidade..

O preparo é bem simples e leva os seguintes ingredientes:

  • duas colheres de sopa de cacau em pó 50%;
  • 50 ml de creme de leite (para dar maior cremosidade);
  • 100 ml de leite;
  • pedaços de chocolate pequenos;
  • 35 ml de café sem açúcar;
  • chantilly a gosto.

Coloque em uma panela o leite, creme de leite e o cacau em pó, misturar bem sem deixar ferver. Em seguida coloque o chocolate picado, para ficar cremoso bata no liquidificador ou coloque na prensa francesa. Por fim, despeje na xícara e cubra com chantilly.

O que faz a prensa francesa no chocolate quente com café?

A prensa francesa é antiga e um utensílio doméstico que serve para deixar o chocolate quente ou o café mais cremoso. Isso porque, no preparo do café, ela separa o pó do líquido por infusão e deixa a bebida mais encorpada.

Chocolate quente com café e canela em pau combinam? 

A canela em pau com chocolate quente com café gera uma bebida com um mix de sabores e combina nos dias mais frios. Todavia, essa especiaria deve ter moderação em seu consumo, principalmente por alérgicos e por sua ação termogênica.

Durante o preparo adicione a canela em pau desde o início do preparo da bebida para ferver com o leite e libere o sabor. Desse modo garante que a canela em pau deixe um gostinho mais especial e misture bem com os demais ingredientes.

Desfrute dos benefícios do chocolate quente

Muitas são os benefícios do chocolate quente puro sem o café, desde melhorar o humor até diminuição de doenças do coração. Porém, há quem desconheça essas propriedades e características que fazem bem à saúde e ao bem-estar.

Prepare seu chocolate quente com café no conforto da sua casa
O frio chegou, é hora de uma bebida quente com gosto de chocolate e café, junto com um bom livro. Fonte: Foto Freepik.

Como substituir o leite animal do chocolate quente com café?

Quem não consome leite de origem animal pode utilizar o leite vegetal no preparo do chocolate quente com café. Dessa forma, o ideal é que seja um leite vegetal específico para café, pois é mais gorduroso e deixa a bebida mais cremosa com essa característica.

Basta seguir a receita comum com os ingredientes básicos, como café e cacau em pó, a fim de substituir pelo leite vegetal. Em seguida, bata tudo no liquidificador para maior cremosidade e que tudo misture bem, está pronto para servir.

E o cacau em pó, qual usar nessa mistura?

No mercado, de fato, há diferentes concentrações, como 50%, 70%, 85% ou 100%, a escolha depende do paladar para colocar no chocolate quente. Afinal, quanto maior a concentração de cacau mais acentuado será o gosto do chocolate e menos açúcar terá.

Uma ótima opção para quem está de dieta ou gosta de sabores menos adocicados, aliás. Além disso, para aqueles que amam café é possível adicionar mais na receita ou mesmo usar as opções de cápsula mais encorpadas e fortes, fáceis de encontrar no site da Bicafé Brasil.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.