Melhor café: o que define e quais as vantagens?

Melhor café, conheça suas principais características

O melhor café é aquele que vai despertar sensações únicas no seu paladar. Por isso, é importante entender mais sobre as principais características da bebida. Afinal, cada uma delas desempenha um papel na qualidade de um cafezinho.

Devido a isso, esse artigo vai mostrar como avaliar essa bebida, uma das mais consumidas. Dessa maneira, saiba como o aroma, a acidez, até mesmo a quantidade de açúcar, influenciam na experiência de um bom café.

O que define o melhor café?

A definição do melhor café pode variar de uma pessoa para a outra, visto que o gosto pessoal tem um papel crucial nessa preferência. No entanto, há alguns pontos a se levar em conta ao avaliar isso. Confira:

  • perfil de sabor único;
  • não ser amargo para quem prefere o café sem açúcar;
  • ter a torra adequada, que realce o sabor, mas sem queimá-lo;
  • a moagem deve ser ideal para o modo de preparo.
Melhor café: o que define e quais as vantagens?
O melhor café deve ter um perfil de sabor único. Imagem do Freepik.

Veja abaixo outros aspectos que são essenciais para definir a qualidade da bebida e como cada um deles pode afetar no seu sabor final.

Sabor e aroma

A busca pelo melhor café, na maioria das vezes, começa por entender e apreciar esses dois elementos que estão ligados e, de fato, fazem de uma simples xícara uma experiência única de sensações.

O aroma, por outro lado, é como um convite sutil que antecede o primeiro gole. A partir do momento da moagem até a infusão na água quente, precisa liberar uma sinfonia de aromas que despertam os sentidos. É o prelúdio que prepara o paladar para o que está por vir.

Amargor tem que ser leve

É aquela familiar sensação no fundo da língua ou na garganta. Assim, as bebidas da mais alta qualidade oferecem um amargor mais discreto.

O fator que define isso é o grau de torrefação dos grãos. Ou seja, um gosto mais amargo, quer dizer que a torra foi mais escura. Dessa forma, o resultado fica menos saboroso.

Café e seus distintos sabores

O sabor deve ser como uma jornada pelo paladar, onde cada gole revele uma nota distinta. Desde os tons de frutas até os achocolatados, com nuances florais e terrosas, a diversidade precisa ser vasta e, ao mesmo tempo, singular. 

É possível sentir ao inalar os vapores que a bebida quente libera. Além disso, de acordo com a torra dos grãos, o café apresenta os seguintes “perfumes”:

  • mais clara: aroma de amêndoa, noz e castanha;
  • torrefação média: caramelo e até mesmo, chocolate;
  • mais escura: são os mais intensos, lembrando especiarias ou queimado.

Um café superior em sua qualidade tem aromas marcantes e gostosos. Por outro lado, se exala um cheiro desagradável, como cinzas, significa que é inferior.

Corpo e acidez

O corpo refere-se à textura e à sensação na boca ao saborear a bebida. Pode variar de leve e delicado a encorpado e cremoso, de modo que o médio pode gerar uma experiência mais equilibrada, enquanto um espesso pode oferecer uma sensação mais robusta e persistente.

Essa propriedade é medida por meio do gosto prolongado da bebida no paladar. Logo vai depender de dois fatores:

  • variedade dos grãos;
  • blend (mistura) que foi usado.

Um corpo claro ou leve, tem uma sensação parecida com a água. Pois, não possui sólidos dissolvidos e é pouco viscoso, com gosto mais delicado.

Já o mediano, é mais equilibrado. Por outro lado, um café de corpo pesado é mais intenso durante a degustação. Já que conta com a presença dos óleos e demais componentes naturais dos grãos. Ou seja, a sensação no paladar é mais encorpada.

O que é a acidez do café?

A acidez no café não se refere ao sabor ácido como cítrico, mas sim à energia e brilho que ele oferece. É a centelha que eleva e destaca os diferentes sabores, ao passo que cria uma experiência mais dinâmica.

Ela é notada nas laterais da língua. Portanto, é uma característica natural, porém, não deve ser azeda. Com certeza, isso acontece nos casos em que os grãos são defeituosos ou por ainda estarem verdes. Uma torra clara, promove uma bebida com mais frescor. Bem como, mais cítrica e saborosa.

Melhor café: o que define e quais as vantagens?
Tomar o melhor café é uma experiência única. Imagem de drobotdean no Freepik.

Quantidade de açúcar

Os grãos maduros são adoçados de forma natural. Aliás, apresentam um sabor de caramelo ou chocolate. Por isso, adoçar se torna até desnecessário.

Vale ressaltar que o ideal é não utilizar muitas colheres de açúcar e ir diminuindo seu uso. A razão é por conta das calorias e também pelo risco de desenvolver diabetes. Recomenda-se apenas uma pequena quantidade, adoçando na própria xícara após colocar a bebida.

Modo de preparo

O modo de preparo é o estágio final e cada um oferece uma abordagem única, para destacar as diferentes características da bebida e fornecer uma ampla gama de sabores para os apreciadores de café. Aliás, os principais métodos incluem:

  • espresso: extraído sob alta pressão, cria explosão de sabor e aroma em cada gole;
  • prensa francesa: com seu método imersivo, oferece uma textura encorpada e rica;
  • chemex: com sua extração lenta e filtros especiais, realça notas delicadas e florais;
  • aeropress: cria uma bebida concentrada e suave, que destaca a clareza das notas;
  • V60: a água é despejada, em gotas, em espiral sobre o café moído;
  • sifão: cria uma pressão de vácuo que puxa a água através do pó.

Como fazer o melhor café na sua casa?

Fazer o melhor café em casa é mais do que uma rotina matinal, mas uma experiência que começa com a escolha e termina na sua xícara. Por isso, veja as etapas cruciais ao longo desse preparo:

  • opte por ingredientes de alta qualidade;
  • mantenha a medida ideal para a quantidade de água;
  • ajuste o tempo de extração, para, assim, controlar quão intenso será o sabor;
  • não deixe de limpar a sua cafeteira;
  • use pouco (ou nenhum) açúcar, desse modo, mantém o gosto original.
Melhor café: o que define e quais as vantagens?
Para fazer o melhor café você precisa de ingredientes de qualidade. Imagem do Freepik.

As cápsulas afetam o sabor do café?

As cápsulas não afetam o sabor do café, desde que elas sejam de boa qualidade, como as cápsulas Bicafé, por exemplo. Elas são feitas com materiais que não interferem no sabor da bebida e, assim, tendem a ter um impacto menor no resultado.

Além disso, elas oferecem agilidade e rapidez no preparo, uma vez que basta inseri-la na máquina apertar um botão para obter uma xícara fresca.

Quais são as vantagens de tomar o melhor café?

Tomar o melhor café te faz ter aquela sensação de prazer em cada gole, pois, quando os sabores e aromas se alinham é como embarcar em uma jornada sensorial única. Abaixo, confira alguns dos benefícios que ele pode trazer.

Energia e foco

O café atua como um aliado eficaz contra a fadiga, enquanto gera um impulso imediato de vigor e energia. Isso é, de fato, muito valioso durante as manhãs ou momentos em que o sono pode prejudicar as suas atividades do dia a dia.

Ele também ajuda a melhorar várias funções cognitivas, como, por exemplo, a memória, a atenção e a capacidade de raciocínio. Essa melhoria, então, contribui para a sensação de foco e clareza mental.

Bem-estar mental

Preparar e beber uma xícara de café pode se tornar um ritual calmante, ou seja, um intervalo tranquilo no tumulto do cotidiano. Esse momento de pausa pode ser uma chance para fazer reflexões, enquanto desfruta de uma breve fuga das pressões diárias.

Para muitas pessoas, ainda, a rotina matinal começa com o aroma do café fresco, o que é revigorante e marca o início do dia com uma dose de energia e otimismo. Assim, faz com que você possa cultivar uma mentalidade mais positiva.

Vale lembrar que ele não só é fonte rica de antioxidantes, como também têm um papel vital na proteção das células do cérebro contra o estresse oxidativo. 

Qual é o melhor café para tomar pela manhã?

O melhor café para tomar pela manhã é aquele mais leve, mas com um gosto forte e presente que te faça ter energia e foco no decorrer do dia. Sendo assim, as opções que melhor atendem a esses requisitos são:

  • arábica;
  • blend;
  • de torra média;
  • espresso;
  • com notas frutadas e cítricas;
  • cápsulas.

Outro dica de grande valia é botar um pouco de leite para quebrar o sabor intenso, uma vez que isso traz uma leveza e uma leve doçura à bebida.

Como o melhor café pode tornar o seu dia melhor?

O melhor café pode tornar seu dia mais agradável, bem como dar uma clareza mental, prazer pessoal, melhora do humor e uma celebração diária dos pequenos prazeres da vida.

Leve a melhor bebida para a sua casa

De acordo com a ABIC, nos últimos tempos, o consumo da bebida no Brasil cresceu 30%. Dessa maneira, isso só destaca o quanto o brasileiro ama um bom cafezinho. Além das propriedades naturais, ele traz uma sensação confortável e muito familiar.

O consumo de forma moderada, sem exageros, oferece diversos benefícios para a saúde. Por exemplo, estimula as atividades cerebrais. Bem como, melhora o sistema digestivo e faz bem para o coração.

Devido a todas essas características, fica difícil negar uma xícara de café quentinha. Então, leve o melhor para a sua casa com as cápsulas Bicafé.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.