Maior produtor de café do mundo: veja a lista completa

Maior produtor de café do mundo: veja a lista completa

Se você ama café, certamente já se perguntou qual é o maior produtor de café do mundo, seja para conhecer a bebida do local ou só por curiosidade. Por isso, leia este artigo com atenção e saiba quais são os lugares que colhem os mais famosos cafés do planeta.

Qual é o maior produtor de café do mundo?

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e é o líder mundial na produção do café arábica. Além disso, ele é o segundo lugar na produção do café robusta.

As plantações ficam em todo o país, mas estão em maior número nos estados a seguir, o que representa muito da história do Brasil:

  • Minas Gerais;
  • Espírito Santo;
  • Bahia.

O café brasileiro é apreciado por sua suavidade e sabor equilibrado. Nesse sentido, o país é responsável por uma grande parte do plantio e colheita global do café que as pessoas bebem em todo o planeta.

Curiosidade

A plantação de café no Brasil começou no século XVIII no estado do Rio de Janeiro, mas a sua produção logo se espalhou pelo país, dada a sua fama e a qualidade do solo de outras regiões.

Maior produtor de café do mundo: veja a lista completa
O Brasil é de longe o maior produtor de café do mundo e exporta grãos para diversos países. Imagem de vecstock em Freepik

Quais países completam a lista de maior produtor de café do mundo?

A lista de maior produtor de café do mundo inicia com o Brasil em 1º lugar, que é seguido de outros países, como o Vietnã. Portanto, veja mais adiante detalhes sobre os locais com os maiores plantios de café no mundo.

Vietnã

O Vietnã é o segundo maior produtor de café em todo o mundo e um importante produtor de café robusta. Além disso, o plantio e a colheita no local é conhecida por sua qualidade e custo baixo, em relação a outros países.

As montanhas das regiões de Dak Lak, Lam Dong e Gia Lai são as principais áreas de cultivo de café no país. Contudo, ganharam essa posição há poucos anos, após investir mais nas plantações.

Maior produtor de café do mundo: veja a lista completa
O Vietnã e a Colômbia seguem o Brasil no ranking de maior produtor de café do mundo. Imagem de jcomp em Freepik

Colômbia

A Colômbia é famosa por seu café arábica de ótima qualidade, cultivado em maior parte nas regiões das montanhas da Cordilheira dos Andes.

Do mesmo modo, a geografia única do país, com altitudes variadas e climas diversos, contribui para a produção de café com sabores complexos e notas distintas.

Curiosidade sobre o café colombiano

A Colômbia é conhecida por seu programa de certificação de café, o “Café de Colômbia”, que garante a autenticidade e a qualidade dos grãos colombianos.

Indonésia

A Indonésia é um grande produtor de café robusta e arábica. Por sua vez, os principais estados que mais produzem café incluem Sumatra, Java e Sulawesi.

O café de lá é famoso por seu sabor terroso e notas especiais. Um dos cafés mais famosos da Indonésia é o Kopi Luwak, também chamado de “café civeta”.

Isso porque ele é único, já que os grãos de café passam pelo sistema digestivo de uma civeta antes de serem colhidos.

Etiópia

A Etiópia é considerada o berço do café, afinal, é o país onde a planta de café arábica é originária. As regiões de Sidamo, Yirgacheffe e Harrar são conhecidas por produzirem alguns dos cafés arábica mais distintos e saborosos do mundo.

Outros países que mais produzem café

Honduras segue os países acima na categoria de maiores produtores de café e outros lugares vem logo depois no ranking, como:

  • Peru;
  • México;
  • Guatemala.

A Costa Rica também é conhecida por seu café arábica suave e de alta qualidade. Dessa forma, as regiões de Tarrazú, Naranjo e San José produzem alguns dos melhores cafés do mundo.

O que define o maior produtor de café do mundo?

De modo geral, o ranking de maior produtor de café do mundo é definido com base no peso total de grãos colhidos no país.

Desse modo, o Brasil produz cerca de 2.295.000 toneladas, por exemplo, um número muito maior que o segundo lugar da lista de produtores de café.

Maior produtor de café do mundo: veja a lista completa
O café produzido em diversas partes do mundo chega na sua xícara de várias formas. Imagem de vecstock em Freepik

Detalhes sobre o café no Brasil

O Brasil exporta grande parte dos grãos produzidos no país, além de produtos finais. Contudo, as marcas premium sempre usam os melhores grãos, o que pode aumentar o custo da bebida dentro do próprio país.

Da mesma forma, os grãos produzidos nesses locais são consumidos de todas as formas possíveis, como o café em cápsula, por exemplo. Assim, quem tem dúvida quanto à qualidade do café que vai consumir, pode ficar mais tranquilo ao beber dessa forma.

Isso porque, os grãos usados na produção de cápsulas passam por um processo rigoroso de seleção, para ficarem ainda melhores ao chegarem na sua xícara.

Vale a pena conhecer o maior produtor de café do mundo?

Vale a pena conhecer os países da lista de maior produtor de café do mundo, mais do que isso, o ideal é provar todos os cafés que puder. Afinal, existem diversas formas de consumir essa bebida.

Maior produtor de café do mundo: veja a lista completa
A Bicafé traz ótimos sabores de café direto para a sua casa. Imagem de Freepik

Conheça novos sabores de café

Não fique preso a apenas um sabor de café, assim, se deixe levar por novas experiências. Por isso, não deixe de acessar o e-commerce da Bicafé para conhecer ótimas opções de cápsulas compatíveis com as principais máquinas do mercado.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.