Café arábica: O que é e como surgiu?

Em meio a tantas opções temos o café arábica que possui excelente qualidade. Dessa forma, ele se tornou um dos melhores em seu setor. Ao passo que essa bebida é considerada requintada e fina.

Por certo, o café é um produto que é muito apreciado pelas pessoas. Assim, é importante entender todas as diferenças apresentadas para realizar a melhor escolha. Já que nesse tipo temos um preparo e um cuidado muito maior.

Como resultado disso o valor agregado dele passa a ser mais alto. E o mercado valoriza bastante esse item em suas negociações. Então é sobre esse tema que estaremos falando no artigo.

O que é café arábica?

Esse produto tem como origem a Etiópia, porém seu cultivo é feito no mundo todo. Desse modo, o café arábica é pioneiro e se caracteriza por sua fineza. Além disso, ele consegue manter um sabor ideal e também tem um aroma agradável.

Enquanto que a sua plantação é feita em grandes altitudes que chegam aos 800 metros. E todo o processo de lavoura e embrulho é feito com muito cuidado. Com isso o seu valor no mercado e notas acabam sendo muito altos.

Aqui no Brasil alguns estados trabalham com esse tipo de produto, são eles:

  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Bahia;
  • Espírito Santo;
  • Paraná.

Características principais do café arábica

Agora que já conhecemos o café arábica vamos conferir alguns detalhes dele:

  • Espécie: Coffea arabica;
  • Cafeína (quantidade): de 0,8% até 1,4%;
  • Açúcar: 6% a 9%;
  • Óleos essenciais: faixa de 15% até os 17%;
  • Detalhes: distinto, adocicado e com maior suavidade;
  • Grãos: ovais;
  • Valor: cerca de R$50 por kg.

Quais são os tipos dessa espécie de café?

Embora o tipo de produto seja chamado de arábica, ele apresenta variações. Veja quais são as principais que podemos encontrar no mercado:

Bourbon

Esse modelo de café arábica pode ser tanto vermelho quanto amarelo. Dessa maneira, seus pontos fortes são a sua textura, doçura e intensidade no sabor. Com isso ele apresenta uma grande procura por parte dos consumidores.

Catuaí

Bem como a espécie anterior ele também pode ser encontrado nessas duas cores. Contudo, o amarelo é mais suave e seu açúcar é natural. Por certo, esse processo permite beber o café sem adicionar açúcar.

Mundo Novo

A grande diferença desse produto para os outros é que ele precisa de muito cuidado. Pois, ele pode enferrujar e isso pode prejudicar as plantações. Nos estados de São Paulo e Minas Gerais sua produção é bem ampla.

Topázio

Aqui temos uma espécie de mistura entre o Mundo Novo e o Catuaí (amarelo). Além disso, as suas plantações possuem uma qualidade excelente. Nesse sentido, o café arábica desse tipo é suave e muito saboroso.

Icatu

União dos modelos Bourbon, Novo Mundo e Robusta, o Icatu é muito apreciado. Para a criação do Icatu amarelo foram unidos o Bourbon amarelo e o Mundo Novo. O resultado é que ele não enferruja e permite uma produção ampla.

Acaiá

Por fim, o Acaiá é sofisticado e mantém uma boa suavidade. Suas características são o aroma (frutas), acidez (suave) e sabor chocolate. Vale lembrar que ele também consegue a harmonia com os grãos Bourbon.

Café arábica e robusta

Da mesma forma que em outros frutos, o café também possui outras variedades de forma e sabor, mesmo pertencendo à mesma família. Então, dentre essas espécies é possível achar o Coffea Canephora (Café Robusta) e o Coffea Arabica (Café Arábica).

Os dois crescem em áreas tropicais da América, Ásia e África. Além disso, entre as mais de cem variedades no mundo, o Robusta e o Arábica são os mais vendidos.

Foto: O café arábica tem um sabor adocicado e é suave

Principais diferenças entre eles

Mesmo sendo da mesma família, os dois grãos possuem diferença entre si, começando desde a plantação. Isso porque, o café Arábica tem que ser cultivado em áreas mais altas, com climas mais amenos. Pois, quanto mais alto, maior a qualidade terá o grão.

Já o Robusta é mais resistente e pode crescer em altitudes mais baixas. Por isso, eles possuem um menor tempo de produção.

Sobre o sabor, o arábica é mais doce, tem um gosto suave e é um pouco ácido. Porém, o café Robusta já é mais marcante, tendo uma nuance mais amarga e intensa. 

Estatísticas importantes sobre esse café

A espécie desse grão possui inúmeras variedades e representa cerca de três quartos da produção mundial da bebida. Nesse sentido, em 2021, a produção mundial de café Arábica foi de 101 milhões de sacas, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA.

Produção no Brasil

A safra de café no Brasil em 2019 totalizou um volume equivalente a 48,99 milhões de sacas de 60kg. Sendo que, desse total, havia 34,47 milhões de sacas de Arábica, portanto, 70% da produção.

Minas Gerais continua sendo o principal produtor no país, sendo a maior parte de café Arábica. Aliás, apenas nesse estado, o volume chegou a 21,86 milhões de sacas.

Você sabe o que é a Cooxupé?

A Cooxupé é a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA. Além disso, é considerada a maior do mundo, liderando o ranking das principais exportadoras de café para o exterior.

Essa empresa tem mais de 16 mil cooperados, sendo que 95% deles são pequenos produtores que vivem da agricultura familiar.

Famílias cafeicultoras

A Cooxupé trabalha com famílias cafeicultoras que produzem 100% do café tipo arábica. Ainda mais, eles estão presentes em cerca de 300 municípios no Sul de MG, no Vale do Rio Pardo e no Cerrado mineiro.

Cápsulas de café Arábica

Para tomar essa saborosa bebida, as cápsulas de café são uma ótima opção. Afinal, você garante que toda a qualidade será conservada. Isso porque, elas mantêm o pó bem vedado, o que impede a oxidação das propriedades do mesmo.

Em sua loja na Shopee, a Bicafé possui produtos 100% arábica vindos do Peru, bem como, de Honduras. Então, vale a pena experimentar ambos e descobrir qual melhor agrada o seu paladar.

Mais praticidade no preparo

Além de toda a qualidade, há também o quesito praticidade. Já que, basta encher o reservatório de água da sua cafeteira e colocar a cápsula. Depois disso, basta ajustar o que for preciso, esperar um tempinho e pronto, a sua bebida estará pronta em sua xícara.

Café arábica, você precisa experimentar

Prove já essa bebida e se surpreenda com esse café adocicado, suave e aromático, com notas de doce ou frutas, você não irá se arrepender. Assim, aproveite as vantagens desse sabor sem igual.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.