Como preparar um café da manhã fitness?

Como preparar um café da manhã fitness?

O café da manhã fitness é uma ótima alternativa para começar bem o seu dia de forma saudável, com energia e vitalidade. Nesse sentido, saiba o que comer, como preparar a sua refeição e quais são as melhores opções de café em cápsula para tomar no início do dia.

O que é um café da manhã fitness?

Um café da manhã fitness é uma refeição matinal planejada e preparada com foco na saúde e no bem-estar físico. Por isso, ele deve ser uma fonte de nutrientes essenciais para o seu corpo, pois:

  • te fornece mais energia;
  • controla seu peso;
  • melhora seu metabolismo.

Essa refeição te oferece uma chance de consumir elementos que você precisa logo no começo do dia, como vitaminas, minerais e antioxidantes, que são cruciais para a saúde geral.

Portanto, é ideal conhecer as suas vantagens e descobrir qual é o melhor dos cafés em cápsula para tomar logo pela manhã.

Como preparar um café da manhã fitness?
Um café da manhã fitness é uma ótima opção para começar o dia com energia e vitalidade. Imagem de Drazen Zigic em Freepik

Evite açúcares adicionados

Evite ao máximo o consumo de açúcares a mais e opte por fontes naturais de doçura, como frutas ou mel. Portanto, leia os rótulos dos alimentos para evitar cereais açucarados e produtos processados.

Do mesmo modo, evite colocar açúcar no seu café, para cortar esse aumento de calorias que você não precisa.

O que comer no café da manhã fitness?

Em um café da manhã fitness, é ideal incluir proteínas magras, para manter a sensação de saciedade até a próxima refeição. Desse modo, você pode comer:

  • ovos;
  • iogurte grego;
  • tofu ou peito de frango.

Além disso, vale destacar que as proteínas magras ajudam a reconstruir seus músculos, o que te ajuda a ter mais eficiência em seus treinos físicos, por exemplo.

É ideal também incluir frutas e, caso precise, montar uma dieta única para a sua demanda ao longo da semana, com ajuda de um nutricionista ou nutrólogo. Dessa forma, é mais fácil fazer um café da manhã nutritivo.

Como preparar um café da manhã fitness?
Você pode montar uma dieta única semanal para o seu café da manhã fitness. Imagem de Freepik

Fibras

Inclua alimentos ricos em fibras, como aveia, cereais integrais, chia, sementes de linhaça, frutas e vegetais. Afinal, as fibras promovem a digestão saudável, regulam os níveis de açúcar no sangue e também trazem a sensação de saciedade.

Gorduras saudáveis

As fontes de gorduras saudáveis, como abacate, nozes, sementes e azeite de oliva são importantes para a absorção de vitaminas lipossolúveis e fornecem energia de longa duração. Por isso, não podem faltar na sua dieta e em seu café da manhã fitness.

Mais dicas para seu café da manhã

Inclua uma variedade de alimentos para garantir que o corpo receba uma ampla gama de nutrientes. Além disso, aumente sua ingestão de água ou bebidas saudáveis, como chá-verde ou chá de ervas, para manter o corpo hidratado.

Por fim, mantenha o controle das suas porções para evitar o excesso de calorias em todas as refeições.

Qual café tomar?

É ideal consumir os tipos de café em cápsula que não tenha tantas calorias, além de, claro, não colocar mais açúcar na bebida e nos sucos. Assim, você vai se sentir muito mais leve e disposto.

Como preparar um café da manhã fitness?
Evite colocar açúcar no seu café e nos seus sucos no café da manhã fitness. Imagem de benzoix em Freepik

Como preparar um café da manhã fitness?

Você pode preparar um café da manhã fitness com a união de todos os grupos alimentares, para ficar bem completo. Por isso, veja algumas dicas do que fazer para comer no começo do seu dia.

Smoothie de proteína

Para essa receita, você precisa de 1 xícara de iogurte grego e uma banana madura. Além disso, requer:

  • 1 colher de sopa de manteiga de amendoim;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 1 colher de chá de sementes de chia.

Misture todos os ingredientes em um liquidificador até obter uma consistência cremosa. Depois, sirva em um copo e adicione cubos de gelo, se desejar.

Omelete de vegetais

É possível fazer, de forma simples, uma receita de omelete simples com ovos e vegetais, com apenas alguns itens, como:

  • pimentão;
  • cebola;
  • espinafre (ou outros vegetais);
  • 2 ovos.

Você deve incluir ainda um fio de azeite, para ajudar no preparo da sua receita. Assim, em uma frigideira, aqueça o azeite e adicione os vegetais picados.

Em seguida, bata os ovos em uma tigela, jogue sobre os vegetais picados e cozinhe tudo até que a mistura fique sólida. Por fim, tempere com sal e pimenta a gosto e sirva com uma porção de aveia ou uma fatia de pão integral.

Quais são as vantagens do café da manhã fitness?

O café da manhã fitness oferece várias vantagens para a saúde e o bem-estar, como o aumento de energia, por exemplo. Além disso, uma refeição bem equilibrada fornece ao corpo a energia necessária para enfrentar o dia com vitalidade. 

Isso é ainda mais importante após um período de jejum durante a noite, quando o corpo precisa repor suas reservas de energia.

Reduza o risco de doenças

Uma alimentação saudável no café da manhã pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Por isso, é ideal aderir a esse tipo de refeição, para que a sua vida seja mais longeva.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.