Latte art: saiba como fazer desenhos incríveis no café

O latte art é a arte de fazer desenhos no café. De tão interessantes, de fato, são capazes de despertar um novo tipo de experiência. Saiba mais sobre esse preparo e como transformar a bebida por meio dessa técnica para os amigos e familiares em casa.

Saiba o que é latte art

Esse é o nome da técnica de desenho em uma xícara de café expresso com leite vaporizado dando o toque final. É possível fazer vários, por exemplo, tulipas e corações. Assim, o barista usa as suas habilidades para transformar a bebida em uma verdadeira arte.

Dito isso, esses profissionais viram que um desenho poderia criar uma boa experiência para o cliente. Portanto, o latte art virou uma tendência nas cafeterias mais famosas do mundo.

Foto: O latte art ou desenho no café espresso, é uma técnica usada por muitos baristas.

Descubra como é feito o latte art

Para o desenho é necessário um pitcher, ou seja, uma leiteira para vaporizar o leite, uma xícara com um bom espresso, bem como, leite.

Técnicas utilizadas

Existem três técnicas para fazer os desenhos, por exemplo: 

  • Pitcher: quer dizer leiteira, a arte é feita a partir da inclinação da jarra;
  • Free Pour: é o arremesso livre do leite com a jarra sem uso de nenhum instrumento;
  • Latte Art Design: usa um objeto de ponta fina para acrescentar detalhes ao desenho.

No latte art é utilizado o stencil, ou seja, um marcador com desenhos já prontos, o que facilita para quem não tem habilidade. Dessa forma, os ingredientes necessários são:

  • Café;
  • Leite;
  • Pitcher.

Preparo do espresso

De início, para um bom espresso, é preciso um pó de qualidade, quanto mais escuro, melhor o contraste do café na arte. Prefira a marca que preza pela origem do grão e moagem, isso dará um diferencial no sabor. 

Vaporização do leite

Nesta etapa, encha o pitcher até o fundo com o leite gelado e ligue o vaporizador. Assim, veja se a pressão está boa para texturizar a bebida, desligue o vapor quando a mesma estiver quente.

O pitcher

Para incorporar, despeje devagar o leite a uma distância alta. Aproxime o pitcher da xícara e quase toque o café. Aliás, inclinar a xícara ajuda a fazer o desenho, criando uma distinção entre a espuma branca e o café. Enfim, é só desenhar o latte art.

Como fazer latte art em casa?

Você pode se aventurar a testar os desenhos em vários tipos de bebidas. De fato, uma boa opção para quem não tem habilidade com barismo, é utilizar as cápsulas de café, com elas, já se garante uma bebida de qualidade.

O que vou precisar?

A princípio, é preciso ser feito a textura do leite, emulsionar até que ele fique com volume. Além disso, tenha em mãos outros itens, por exemplo:

  • Mixer ou um fuê;
  • Leiteira com ponta;
  • Cafeteira.

O leite precisa estar quente, essa técnica é importante para aerar mais rápido, coloque em uma jarra que tenha um bico. Assim, você controla melhor o volume de leite que cai na xícara.

Já o café, quanto mais concentrado, mais bonito ficará o contraste com o leite. Ou seja, o desenho fica mais interessante. 

Comece fazendo desenhos simples como o coração, para isso, coloque um pingo de leite e com ajuda de um palito, faça um risco no meio. Enfim, deixe sua criatividade fluir, treine com diversos tipos de bebidas da Bicafé na Shopee e divirta-se.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.