Você sabe qual o segredo do verdadeiro cappuccino italiano? Conheça os detalhes!

Para os brasileiros, que amam café, o cappuccino italiano é uma opção de sucesso. Sua história, aliás, além de antiga, é bem curiosa. Dessa maneira, conheça essa bebida e como fazer a receita italiana certificada de cappuccino.

Saiba o que é um capuccino italiano

O Istituto Nazionale Espresso Italiano, INEI, certificou a receita oficial da bebida. Segundo eles, o verdadeiro cappuccino da Itália tem dois ingredientes, café e leite.

No mundo, tem muitas versões deste tipo de bebida, cada uma com um sabor único. Desse modo, algumas opções contam com especiarias, por exemplo:

As opções da receita surgiram com o aumento da sua fama no mundo. Assim, cada país deu seu toque especial. No entanto, na história original, são apenas os dois ingredientes.

Como surgiu o cappuccino italiano?

Existem algumas versões sobre a origem do cappuccino, com poucas diferenças. No entanto, todas elas têm os monges italianos Capuchinhos na criação.

Na história mais popular, um desses monges, Marco D’Aviano, criou a bebida na Áustria. Assim, em 1683, ele foi ao país ajudar na guerra contra a invasão dos turcos.

O monge provou o café feito com grãos turcos deixados após uma batalha. Então, por achar a bebida muito amarga ele colocou leite e, em algumas versões, mel. Aliás, a bebida ficou com uma cor parecida às roupas do monge e, por isso, ganhou o nome de cappuccino.

Foto: A espuma é o grande segredo do verdadeiro cappuccino italiano.

Qual o segredo do verdadeiro cappuccino italiano?

O segredo para um cappuccino italiano é a espuma ou leite vaporizado. Assim, a bebida ganha uma textura e cremosidade especial.

Para uma boa espuma, de fato, o leite integral é mais indicado. Desse modo, o creme será mais espesso e sem bolhas. Além disso, o sabor será melhor.

Existe diferença do cappuccino italiano para o brasileiro?

No Brasil, a bebida leva chocolate e canela. Porém, cada região, tem versões diferentes com, por exemplo:

  • Chocolate branco;
  • Doce de leite;
  • Chantilly;
  • Nutella.

A versão brasileira do cappuccino, então, tem alguns ingredientes a mais que o tradicional. No entanto, a textura em creme é parte das duas receitas. Da mesma forma, a bebida deve ser fresca nos dois países.

Como preparar um verdadeiro cappuccino italiano?

O verdadeiro cappuccino italiano tem receitas simples. Porém, para ter um bom sabor e o ponto certo, deve-se seguir alguns passos. Portanto, veja quais são eles:

  • 25 ml de café expresso;
  • 100 ml de leite.

No preparo, capriche na espuma, quanto mais firme, melhor a sua textura. Assim, você pode agitar o leite gelado até criar bolhas e aquecer no micro-ondas. Da mesma forma, pode usar um mixer para espumar o leite já quente.

Para montar, coloque na xícara primeiro o café expresso. Então, adicione o leite em cima sem mexer o líquido com colher. Pois, com isso, a espuma mantém sua forma de creme.

Vale lembrar que a chave para uma boa bebida são bons alimentos. Ou seja, um bom grão de café, um expresso correto e um bom leite integral, por exemplo.

Dica: cápsula é opção ideal para cappuccino rápido e prático

Para quem deseja um modo fácil e rápido de provar um cappuccino italiano, as cápsulas são uma ótima opção. Desse modo, você toma a bebida na medida certa e com o mínimo de esforço.

Basta acessar a loja da Bicafé na Shopee para conhecer diferentes opções. Assim, você pode provar vários estilos e escolher o seu favorito.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.