Café na arte

Café na arte: saiba como fazer os famosos desenhos na bebida

O café na arte tem a ver com os desenhos que são feitos sobre eles. Desta forma, basta saber mais sobre as técnicas e começar a praticar para surpreender alguém especial. Portanto, confira todas as dicas a seguir e se torne um especialista no assunto.

Café na arte: o que é o latte art

São desenhos feitos por baristas, geralmente, tendo como ingredientes café expresso e leite vaporizado. Assim, traz um ar artístico e atraente para a bebida antes de seu consumo.

Com o passar do tempo, esse recurso se tornou cada vez mais famoso e conhecido. Porque, dá para fazer vários tipos de desenho, como rostos, corações, flores, entre outros. Ou seja, basta usar uma das três técnicas para fazer o processo que são:

  • Free pour ou pouring;
  • Sketching ou grafismo;
  • O stencil art.

Precisa de muita prática e conhecimento dos métodos para que saia perfeito e bonito. Mas, existem algumas estratégias na hora de realizar qualquer uma das práticas acima, entenda. 

Dicas sobre as pinturas

O ideal é usar leite fresco para fazer os desenhos com um pitcher. Ou seja, precisa de uma leiteira para vaporizar o líquido, além de uma xícara grande. Bem como, tudo tem que ter uma boa qualidade para que não estrague o café na arte.

Pode ser feito em lattes, cappuccinos, mocaccinos e macchiatos. Além disso, o barista tem a chance de usar toda a sua imaginação na hora de criar. Então, é necessário ter pelo menos um pouco de noção sobre as figuras.

Café na arte
Foto: O coração e o de folhas são um dos desenhos mais comuns de se encontrar.

Como funcionam as técnicas de café na arte

Um free pour exige muita habilidade, então, treinar é fundamental. Com isso, o desenho nasce a partir do momento em que a leiteira fica inclinada. Ou seja, a forma que ela se deita sobre o café para criar a imagem, geralmente, de corações ou flores.

O ideal é que o líquido esteja no ponto ideal. Depois, deve-se derramá-lo no fundo da xícara e em seguida, fazer algumas pausas. Assim, a inclinação se ajusta para colocar a espuma no final e formar a imagem.

Aprenda outro método

No grafismo, é normal usar acessórios para que se possa desenvolver melhor o café na arte. Por exemplo, utensílios como esses podem ser úteis:

  • Caldas ou chocolate;
  • Palito;
  • Uma caneta de aço;
  • Espátula.

Pode-se usar alguns outros itens para ajudar e deixar bonito do mesmo jeito. Além disso, o barista pode fazer a combinação com a técnica de pouring. Isto é, colocar o líquido e depois riscar com um palito para deixar mais preciso.

Com o stencil art, se usa alguns moldes para que possa jogar canela em pó ou cacau na bebida. Desta forma, apenas fica polvilhado em cima em cima de um desenho já pronto. Ou pode usar a forma para dar o contorno e a beleza da figura.

Todos podem usar o café na arte

Alguém com habilidade para fazer desenhos, não terá muitos problemas para aprender. Logo, qualquer um pode começar a fazer as técnicas. Assim, o mais importante é se esforçar para dar o seu melhor e aprender sempre mais.

Uma dica é manter as proporções das duas bebidas na xícara. Já que, precisa ser agradável para as vistas e o sabor também deve ser agradável. Por isso, a qualidade para o paladar sempre fica em primeiro lugar na hora do desenho. 

Quando se trata de café saboroso, as cápsulas da Bicafé logo vêm à mente. Por isso, se ainda não conhece, acesse a loja na Shopee e se encante com os sabores e aromas de suas bebidas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.