Sorvete de café: como preparar essa sobremesa com esse sabor marcante

Nada como um sorvete de café para se refrescar nesse calor. Aliás, essa é a sobremesa ideal, já que une duas paixões do brasileiro. Dessa forma, saiba como preparar essa receita de um modo fácil e prático com ou sem calda, usando a bebida em cápsula.

De onde surgiu essa mistura de sorvete com café?

Apesar de parecer uma ideia recente, juntar o café com sorvete é uma sugestão bem antiga e vêm da Itália. Lá, portanto, a mesma se chama affogato, que é literalmente afogar uma bola de sorvete feito à base de leite e amido em uma xícara com café espresso. 

Não se sabe ao certo quando essa ideia surgiu, de fato. No entanto, não há dúvidas de que ela é bem apreciada a mais de 100 anos.

Foto: O sorvete de café tem uma origem centenária e conquista muitos apreciadores.

Paixão nacional

Há mais de 150 anos, o Brasil é o maior produtor de café. Além disso, lidera o ranking de exportadores e é o segundo maior mercado consumidor no mundo.

Não há como negar a qualidade dos grãos, o que deixa a bebida ainda mais marcante e especial. Por isso, nada mais justo que usar essa preciosidade em várias receitas, para isso, basta criatividade.

Como preparar sorvete de café?

Primeiro, prepare o café, que pode ser o de cápsula, por exemplo. Assim, para um sabor mais marcante, use a versão mais forte, mas se preferir, pode optar por descafeinado

Sorvete de café fácil

O café é é uma das bebidas mais tradicionais no Brasil. Dessa forma, tem-se muitas formas de prepará-la, mas as cápsulas são sem dúvida a maneira mais prática e deliciosa.

A partir disso, separe meia xícara de café, adoce a gosto e o deixe gelar. Enquanto isso, separe os outros ingredientes como:

  • ½ xícara de creme de leite batido;
  • 3 claras em neve.

Em uma batedeira, basta unir o café, já gelado, com as claras em neve e mexer devagar. Feito isso, deixe na geladeira por uma hora. Em seguida, bata o creme de leite, se preferir, aliás, pode acrescentar essência de baunilha, até formar uma massa cremosa.

Depois disso, é só misturar ao creme de café gelado, deixar no freezer até ficar consistente. Por fim, é só servir e aproveitar a sua maneira.

Faça um sorvete de café com cápsula 

Nada mais prático e rápido do que um café feito com cápsula. Além disso, você pode escolher entre o sabor mais forte ou mais suave, com ou sem açúcar.

O primeiro passo, então, é escolher a cápsula e fazer o café em sua máquina como de costume. Logo após, separe os ingredientes:

  • 500 ml de creme de leite fresco gelado;
  • 4 colheres de sopa de açúcar.

Bata o creme de leite fresco em ponto de pico firme, acrescente o açúcar, bem como duas colheres de sopa de café. Em seguida, basta colocar para gelar, de preferência de um dia para o outro.

Como servir o sorvete de café?

O café combina com uma infinidade de sabores e ainda pode adicionar outros ingredientes como castanhas picadas ou amêndoas. Além disso, pode polvilhar leite em pó, picar bolachas por cima ou incrementar com uma calda de chocolate. 

Use a criatividade e se surpreenda com os gostos que criar. Dessa forma, conheça as bebidas da Bicafé em sua loja na Shopee para adicionar diversidade em seus preparos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.