Como preparar o frappuccino, a famosa bebida à base de café, leite e chocolate?

O frappuccino é mais do que uma receita de bebida com café, pois, ele é capaz de se transformar em vários sabores, se adaptar a vários países e ainda assim, não perder o sabor. Veja como ela surgiu e como prepará-la.

Saiba o que significa frappuccino

Na verdade, é a junção de duas palavras e duas receitas. Portanto, é o frappé, que é uma bebida gelada à base de café, ou seja, este primeiro, água e gelo batidos em um liquidificador. 

A segunda é o cappuccino, uma bebida italiana, feita à base de café expresso, leite e a espuma deste último, servido quente.

Foto: O frappuccino é uma deliciosa bebida resultante da combinação do cappuccino com o frappé.

Descubra a origem do frappuccino

A princípio, a bebida italiana que era feita em máquinas de raspadinha, com café forte, açúcar e leite, encantou turistas americanos, que levaram a receita para os EUA e a adaptaram.

Desde então, várias combinações surgiram. Assim, cada país colocou seu toque regional fazendo com que a bebida se popularizasse, até chegar na versão que se tem hoje em dia.

Veja qual é a receita de frappuccino mais básica

É possível fazer a bebida em casa. De fato, para isso, basta ter em mãos os itens e um liquidificador ou mixer. Aliás, lembre-se que o café precisa estar gelado. Há várias opções de receitas, por exemplo:

  • 6 cubos de café expresso, pode usar a cápsula para facilitar;
  • 2 colheres de chocolate ou achocolatado;
  • 400 ml de leite;
  • Chantilly ou calda de caramelo para decorar.

Basta bater tudo no liquidificador e está pronto uma bebida deliciosa. Por outro lado, para quem não gosta do sabor do espresso, pode usar um café descafeinado. Ou seja, é só usar a imaginação e abusar de sabores extras.

Misturas irresistíveis

Existem várias combinações possíveis, desde chá, frutas, além de versões mais inusitadas. Assim, cada lugar adiciona um toque especial, isto é, itens que são comuns no local, por exemplo:

  • Japão investe em matcha, azuki e Sakura;
  • Argentina: doce de leite;
  • No Brasil, a aposta é em frutas tropicais, como maracujá e manga.

Conheça as versões clássicas do frappuccino

Além das versões regionais, há também as misturas que já são tradicionais em qualquer canto do mundo, além de saborosas como:

  • Caramelo, sem dúvida, o mais popular;
  • Moca que é feito com chocolate;
  • Baunilha, que além do sabor tem o aroma marcante;
  • Morangos, que além da fruta traz a opção de creme de morango.

Há ainda opções diet, preparadas com leite desnatado ou sem lactose para aqueles que têm restrição a essa proteína. Bem como a vegana feita à base de leite de soja.

Mas e quem não curte se aventurar na cozinha?

O sucesso do frappuccino é tanto que já tem a opção da bebida em cápsula no mercado, ou seja, basta colocar na máquina, aguardar uns minutinhos e está pronto para beber. Aliás, não deixe de conferir os produtos da Bicafé em sua plataforma na Shopee.

Caso queira dar um toque diferente é só acrescentar chás, sucos de frutas, ou colocar caldas de sorvete e raspas de chocolate à bebida já pronta.

Invista na decoração

Além do tradicional chantilly, use confeitos coloridos para agradar as crianças, frutas e bolachas picadas, até mesmo creme de avelã. Use a criatividade para combinar sabores e decoração, por fim, bom apetite.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.