café descafeinado

O que é o café descafeinado? Quando é indicado?

O café descafeinado é uma ótima bebida para quem gosta do sabor e do aroma, mas não deseja lidar com os efeitos da cafeína que o tradicional tem. Então, conheça mais sobre o líquido e as vantagens que ele oferece para a saúde.

Descubra o que é o café descafeinado

O produto não tem cafeína em sua composição, que é uma substância presente no chocolate, chá, refrigerante e café. No geral, esse item é muito absorvido pelo organismo e causa bem-estar, elimina o sono e dá mais foco.

Quando se consome em poucas quantidades, ela não traz prejuízos à saúde. No entanto, em alguns casos, o seu consumo traz efeitos colaterais severos que prejudicam a vida das pessoas: 

  • Dor de cabeça;
  • Gastrite;
  • Ansiedade;
  • Insônia.

Para as pessoas que sofrem com esses problemas desfrutarem da bebida, se criou a extração da cafeína. Ou seja, os drinks sem ela não geram nenhum dos problemas anteriores.

É importante ressaltar que o processo nunca acontece com 100% de eficácia. Dessa forma, se retira ao menos 97% e sempre sobra um pouco, mas é um tanto que não faz mal para quem a toma.

Como o café descafeinado é feito

Ao longo dos anos, se desenvolveram muitas tecnologias para conseguir tirar a substância sem mudar o aroma ou o sabor. Assim, hoje em dia, os métodos são bem seguros e garantem que o café descafeinado tenha uma alta qualidade.

Solvente

É usado um solvente que reage apenas com a propriedade. No geral, um dos mais empregados é o acetato de etila, só que a técnica precisa ser bem executada para não interferir no líquido.

Gás Carbônico

Faz uma reação química, onde o gás atrai a molécula de cafeína e a retira sem afetar a bebida. Deste modo, é um dos jeitos mais seguros de garantir que ela seja gostosa.

Lavagem dos grãos

É um processo onde os grãos são mergulhados em uma mistura sem a substância. Então, a diferença de concentração faz com que a característica se separe de forma natural, preservando o sabor.

café descafeinado
Foto: A cafeína é uma substância que em grande quantidade traz prejuízos à saúde.

Benefícios do café descafeinado

Quando se retira a cafeína, os outros nutrientes se destacam ainda mais no líquido. Por isso, ele faz bem para a saúde e é recomendado para ajudar a fortalecer o organismo das pessoas.

Vitaminas

Os grãos são ricos em vitaminas, ainda mais a B3 e a B2. Assim, ajuda a aliviar o estresse, retira toxinas do corpo e previne dores. Além disso, elas melhoram a pele e fortalecem o sistema imunológico.

Potássio, Magnésio, Ferro, Cálcio e Fósforo

É um nutriente importante para manter a pressão arterial e prevenir problemas no coração.  Além disso, ajudam a renovar as células, auxiliam na formação de ossos e melhoram a memória. Por fim, a junção evita diversas doenças e mantém o organismo saudável.

Vantagens do consumo de café sem cafeína

O café descafeinado é uma bebida gostosa que consegue melhorar a sua qualidade de vida. Por isso, é uma ótima forma de desfrutar o sabor e o cheiro de um líquido amado no mundo todo e ainda cuidar da sua saúde. 

Conheça outras versões e variedades dessa bebida apaixonante na loja da Bicafé na Shopee. Sem dúvida, você vai querer levar um de cada para casa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.