Café moca

Café moca: descubra mais sobre essa variedade da bebida

Com o café moca dá para ter uma deliciosa experiência para quem gosta de sabores doces. Assim, descubra como ele é feito e de onde surgiu a iguaria de seus grãos. Além disso, entenda a diferença deste produto com o famoso Mocha. 

O que é o café moca

Tudo depende do grão que se usa para produzir essa bebida. Portanto, é um sabor apreciado por muitas pessoas ao redor do mundo

Seu nome veio da cidade de Mocha, na costa do Mar Vermelho, no país do Iêmen. Então, o local transportava o café no século XV, para regiões da Península Ibérica. Sobretudo, chegou a ser um dos tipos mais importantes da época.

Como é o grão

Um fruto tradicional costuma ter um local para duas sementes, mas o Moca é diferente. Ou seja, ele possui apenas uma para ocupar esse mesmo espaço. Por isso, acaba sendo maior por crescer mais do que os outros.

Ele é bem mais achatado do que o normal, além de também parecer um pouco redondo. Assim, de acordo com algumas pesquisas científicas, isso acontece por conta do ambiente. Isto é, graças a algumas condições do mesmo e de fatores genéticos.

Qual é o sabor

O café moca é bem diferente nessa questão e também no seu aroma. Porque, logo após a torra, ganha mais açúcar, se for comparar com os outros tipos. Então, ele se parece mais com um chocolate ou caramelo, por ser mais doce e forte.

Tem muita comparação com a bebida Mocha, que leva esses mesmos sabores. Juntamente, com outros ingredientes em sua receita, que são:

Sua intenção é ter o mesmo gosto que possui no grão, que é um produto difícil de encontrar. Portanto, seu preço no mercado é bem alto e seu pouco acesso, não o deixa muito conhecido. Além disso, a bebida como o mocaccino, também imita o original.

Como é feito o café moca

Para quem não gosta tanto assim do sabor peculiar do líquido, essa é uma opção caseira. Assim, ela nem chega ser difícil de produzir, basta apenas alguns ingredientes como:

  • Leite;
  • Água;
  • Café e chocolate em pó.

O modo de preparo é simples, basta fazer a mistura dos itens e pronto. Já que, o preço um pouco mais caro torna essa uma das maneiras mais acessíveis de provar o delicioso drink. 

Café moca
Foto: O café moca é mais doce e de sabor delicioso, porém, é menos popular.

Processo de grãos

O café moca passa por três peneiras bem específicas na hora de sua produção. Porque, como ele não possui um pé, ele se mistura em todas as plantas. Ou seja, é isso que o torna tão caro, por conta da dificuldade de encontrar. 

Costuma absorver mais nutrientes e açúcar, então, ele é ótimo para os torrefadores. Assim,  tem a classificação em três tamanhos, para a diferença na torra do café:

  • Graúdo;
  • Médio;
  • O miúdo.

Experimente essa variedade de café

Um dos modos mais fáceis de encontrar, será o Mocha que é como a cópia do original. Dessa forma, é uma boa opção para quem gosta de algo doce e com o gosto do açúcar mais presente na bebida. 

Para quem busca sabores diferentes, não pode deixar de visitar a loja da Bicafé na Shopee. Pois lá você encontra uma ampla variedade de cápsulas nos mais diversos tipos de grãos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.