Café moca

Café moca: descubra mais sobre essa variedade da bebida

Com o café moca dá para ter uma deliciosa experiência para quem gosta de sabores doces. Assim, descubra como ele é feito e de onde surgiu a iguaria de seus grãos. Além disso, entenda a diferença deste produto com o famoso Mocha. 

Qual a origem do café moca?

A origem do café moca remonta ao século XVIII, na cidade de Mocha, no Iêmen. Pois, na região havia um importante porto de comércio de café, onde era comum exportar os grãos  para a Europa. Assim, eles possuíam um sabor distinto dos demais.  

Em primeiro lugar, entenda que o café trata-se de um fruto e, como tantos, tem a sua genética. Em outras palavras, cada fruto nasce do cafeeiro e é formado por:

  • casca externa; 
  • polpa; 
  • mucilagem;
  • pergaminho. 

A história do grão moca antes da fama

No início, o grão do café moca era tido como um problema. Pois, o provador ou classificador de café via aquela semente diferente e não a considerava como sadia. Dessa forma, os grãos desse tipo eram classificados como “quebra”.

Em outras palavras, cafés que não são usados para testes de qualidade. Porém, o tempo passou e começaram a fazer análises do mesmo de outras formas. A partir daí, passaram a perceber alguns diferenciais que essa variedade agregava a bebida. 

Inclusive, nesses testes eles notaram diversos tamanhos da semente e começaram então, a enumerar cada uma delas. Desse modo, atualmente conhecemos algumas por moquinha, moca e mocão.

Café moca: descubra mais sobre essa variedade da bebida
O moca usa café espresso em seu preparo. Imagem do Freepik

Como é o grão do moca?

O pergaminho, por sua vez, envolve o grão composto de duas sementes. Dessa forma, o grão moca tem como característica notas de chocolate. Assim sendo, foi essa característica que inspirou a criação da bebida.

Um fruto tradicional costuma ter um local para duas sementes, mas o Moca é diferente. Ou seja, ele possui apenas uma para ocupar esse mesmo espaço. Por isso, acaba sendo maior por crescer mais do que os outros.

Ele é bem mais achatado do que o normal, além de também parecer um pouco redondo. Assim, de acordo com algumas pesquisas científicas, isso acontece por conta do ambiente. Isto é, graças a algumas condições do mesmo e de fatores genéticos.

Qual é o sabor do café moca?

O café moca é bem diferente nessa questão e também no seu aroma. Porque, logo após a torra, ganha mais açúcar, se for comparar com os outros tipos. Então, ele se parece mais com um chocolate ou caramelo, por ser mais doce e forte.

Tem muita comparação com a bebida Mocha, que leva esses mesmos sabores. Juntamente, com outros ingredientes em sua receita, que são:

Sua intenção é ter o mesmo gosto que possui no grão, que é um produto difícil de encontrar. Portanto, seu preço no mercado é bem alto e seu pouco acesso, não o deixa muito conhecido. Além disso, a bebida como o mocaccino, também imita o original.

Qual é a vantagem do café mocha?

Uma das grandes vantagens do café Mocha é a versatilidade. Pois, é possível servi-lo quente ou frio, segundo as preferências pessoais. Assim, nos dias frios de inverno, um Mocha quente pode ser a bebida perfeita, proporcionando conforto e calor. 

Já nos dias quentes de verão, um Mocha gelado pode ser uma opção refrescante e deliciosa. Além disso, também pode preparar a bebida conforme os gostos individuais. 

Por exemplo, algumas pessoas preferem adicionar chantilly ou calda de chocolate por cima da bebida para incrementar o visual e o sabor. Porém, outras preferem adicionar um toque de especiarias, como canela ou noz-moscada, para criar uma versão mais aromática.

Café moca: descubra mais sobre essa variedade da bebida
O moca é ideal para quem prefere bebidas mais doces. Imagem do Freepik

Como é feito o café moca?

O café Moca é preparado com a combinação de café expresso, leite vaporizado e xarope de chocolate. Assim, o café expresso é a base da bebida. Assim, fornece o sabor e a energia que esse tipo é conhecido por proporcionar. 

O leite vaporizado, por sua vez, adiciona uma textura cremosa e suaviza o sabor intenso do café. Então, finalmente, pode adicionar o xarope de chocolate para intensificar as notas de chocolate na bebida.

Para quem não gosta tanto assim do sabor peculiar do líquido, existe uma opção caseira. De fato, ela nem chega ser difícil de produzir, basta apenas alguns ingredientes como:

  • leite;
  • água;
  • café e chocolate em pó.

O modo de preparo é simples, basta fazer a mistura dos itens e pronto. Já que, o preço um pouco mais caro torna essa uma das maneiras mais acessíveis de provar o delicioso drink. 

Café moca
O café moca é mais doce e de sabor delicioso, porém, é menos popular.

Processo de grãos

O moca passa por três peneiras bem específicas na hora de sua produção. Porque, como ele não possui um pé, ele se mistura em todas as plantas. Ou seja, é isso que o torna tão caro, por conta da dificuldade de encontrar. 

Costuma absorver mais nutrientes e açúcar, então, ele é ótimo para os torrefadores. Assim,  tem a classificação em três tamanhos, para a diferença na torra do café:

  • graúdo;
  • médio;
  • o miúdo.

Como o café moca ganhou popularidade?

O café Mocha ganhou popularidade devido à sua associação com a cultura do café. Assim, muitos pontos de venda e cafeteria gourmet oferecem essa variedade em seus menus. Com isso, surgiram diferentes opções de sabores ou tamanhos. 

Além disso, com o crescimento da cultura do café, muitas pessoas tornaram-se especialistas na preparação do Mocha em casa, investindo em máquinas de café expresso e xaropes de alta qualidade.

O sabor e os benefícios do moca

Além de seu sabor delicioso, ele também traz consigo alguns benefícios para a saúde. O café, por exemplo, é conhecido por suas propriedades antioxidantes e estimulantes. 

Estudos também demonstraram que o consumo moderado pode diminuir o risco de doenças como: 

  • diabetes tipo 2; 
  • doenças cardíacas; 
  • depressão.

O chocolate, por sua vez, também possui benefícios para a saúde quando consumido com moderação. 

Café moca: descubra mais sobre essa variedade da bebida
O moca é uma ótima pedida para o verão e o inverno, pois é versátil. Imagem do Freepik

O chocolate e o café são uma boa combinação?

O café e o chocolate contêm antioxidantes, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo. Além disso, o amargo é conhecido por ser uma fonte de magnésio, mineral importante para a saúde do coração e dos ossos.

No entanto, é importante ressaltar que o consumo excessivo de café ou chocolate pode levar a efeitos colaterais indesejados. Assim como, a insônia ou o aumento da pressão arterial. 

Portanto, é importante consumir um bom café e com moderação, para que se possa desfrutar de todos os seus benefícios sem prejudicar a saúde. Além disso, lembre que tomar café sem adicionar açúcar, é uma ótima opção para a saúde também. 

Vale a pena provar o café moca?

Em resumo, o café Mocha é uma bebida deliciosa e versátil que combina elementos tradicionais, como o leite e chocolate. Além disso, sua história tem início há muitos séculos atrás e merece ser apreciada. 

Descobrir essa bebida é mergulhar em uma experiência sensorial única, onde o sabor do café se encontra com a doçura do chocolate. Dessa forma, proporciona um momento de prazer e satisfação. Dessa forma, é uma boa opção para quem gosta de algo doce e com o gosto do açúcar mais presente na bebida. 

Ele pode ser servido quente ou frio e pode ser personalizado de acordo com as preferências de cada pessoa. Além disso, a bebida traz consigo benefícios para a saúde. Isto é, desde que consumida com moderação. 

Conheça os sabores da Bicafé

Então para tomar um café de qualidade, aproveite para conhecer e provar os produtos da Bicafé Brasil. Pois, na loja virtual, você encontra uma ampla variedade de cápsulas com diversos sabores para vários modelos de máquinas.

Para quem busca sabores diferentes, não pode deixar de visitar a loja da Bicafé na Shopee. Pois lá você encontra uma ampla variedade de produtos para consumir no dia a dia.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.