Veja as vantagens da cafeína e como ela pode melhorar o seu desempenho

As vantagens da cafeína vão muito além de manter os consumidores acordados. Portanto, se você é daqueles que está sempre tomando um cafezinho, veja quais os benefícios que ele pode te dar. Afinal, além de saboroso, ele ajuda a melhorar a sua saúde.

Como a cafeína age no cérebro?

Já se sabe que o café tem a cafeína, que é um estimulante. Entretanto, se você já se perguntou se ela pode causar alterações no corpo, a resposta é sim. Isso ocorre porque ela se parece com a adenosina, que desperta o sono.

Dessa forma, quando se está acordado, as células ficam muito ativas, fazendo com que soltem adenosina no sistema nervoso. Então, quando a quantidade desse elemento atinge certo nível no cérebro, ele lança um sinal para o corpo descansar.

Porém, a questão é que essas substâncias têm estruturas semelhantes. Logo, ao tomar café, a cafeína acaba se ligando aos receptores do cansaço, o que confunde o cérebro. Assim, ele não entende que está cansado e continua ativo.

Foto: Uma das vantagens da cafeína é o seu efeito de despertar o cérebro.

Vantagens da cafeína

Agora, você já sabe como o café age no cérebro. Mas, existem ainda muitos benefícios além de te manter desperto e mais atento. Em seguida, veja quais são as outras vantagens da cafeína:

  • Aumenta a memória;
  • Melhora a concentração;
  • Aumenta a atenção;
  • Melhora o humor;
  • Acelera o metabolismo;
  • Combate o cansaço;
  • Ajuda na prevenção do câncer

Dito isso, sempre que tomar o café, tenha em mente que, além de ser uma ótima bebida, ela ainda te ajuda a enfrentar os desafios do dia a dia. 

Como garantir os benefícios do café?

Apesar de tudo, é preciso ter atenção sobre a qualidade do café. Por exemplo, o em cápsulas é uma ótima opção. Afinal, a forma em que é armazenado permite conservar todas as propriedades do grão, garantindo uma melhor experiência.

Atente-se para as vantagens da cafeína na saúde

Desde já, além de melhorar o desempenho na rotina, o café possui outros benefícios para a saúde. São vários os estudos que mostram que ele pode diminuir:

  • Riscos de AVC;
  • Mortalidade de doenças do coração;
  • Riscos de Alzheimer e Parkinson;
  • Complicações da diabetes.

Junto a isso, ele contém vitamina B3, B5 e B12, que são importantes para o organismo. Ainda mais, foram feitas pesquisas em Harvard em 2011 e foi descoberto que pessoas que bebem cerca de 4 xícaras de café por dia, teriam menos de 20% de chance de depressão.

Cuidados ao tomar café

Por outro lado, apesar de possuir vários benefícios, é preciso ter atenção ao tomar essa substância. Afinal, tudo em excesso faz mal, por isso, veja os cuidados que se deve ter ao tomar café:

  • Tomar até 4 xícaras por dia;
  • Adoçar pouco ou beber sem açúcar;
  • Evitar colocar ingredientes gordurosos.

Esteja alerta no seu nível de consumo para não prejudicar a sua saúde. Portanto, evite os hábitos de tomar café para ficar sem dormir ou de ingerir muito açúcar e gorduras nele. 

Qual a dose de café indicada?

Antes de tudo, para cada 1 ml existem cerca de 1 miligramas de cafeína. Assim, é indicado tomar por dia o equivalente a 4 xícaras de café. Vale lembrar que essa substância também está presente em chocolates, chá pretos, energéticos e refrigerantes.

Efeitos colaterais da cafeína em excesso 

Por último, abusar da quantidade de café pode gerar taquicardia, irritabilidade, insônia, arritmia e nervosismo. Então, tenha controle sobre o seu consumo e aproveite para conhecer a loja da Bicafé na Shopee, a fim de conhecer os seus produtos.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.