café expresso ou espresso

Café expresso ou espresso: a forma certa de escrever

Muitas pessoas têm dúvidas se a forma certa de escrever é café expresso ou espresso, isso porque, se você pesquisar, vai encontrar os dois tipos de grafias na web. Então, é importante definir qual delas é a correta e porque essa confusão ocorre.

Onde surgiu o café expresso ou espresso?

Antes de tudo, o café expresso ou espresso surgiu na Itália e toda a Europa a usa. Assim, ela vem do sentido de espremer. Por isso, tem relação com o café forte, onde se “espreme” o sabor do grão. Ou seja, onde se tira o máximo que ele pode oferecer. 

Os dicionários da língua portuguesa não tem o termo em sua descrição, porque é um estrangeirismo. Dessa forma, quando se utiliza, precisa identificar como palavra de outro país, com detalhes como:

  • Itálico;
  • Negrito;
  • Sublinhado.

É importante frisar que a expressão só pode ser usada para se referir a café. Dessa forma, quando é para dar um adjetivo, substantivo ou forma verbal a sua frase, a forma correta é a palavra expresso.

Os vários usos de expresso

Note que ele tem vários tipos de uso, então, quando quer qualificar algo, indica que é rápido, taxativo ou um manifesto. Já enquanto substantivo, ele se refere a um trem rápido e direto que não para ao longo do trajeto, apenas na estação final.

Como está relacionado com velocidade, também descreve muito bem a bebida. Isso porque, como se faz em cafeteiras, fica pronto entre 15 e 20 segundos, logo, é muito prático. 

Qual é a grande diferença entre café expresso ou espresso?

A única distinção, de fato, é a forma de escrita de café expresso ou espresso. Afinal, uma tem origem em italiano e a outra em português, por isso, as duas formas são corretas para se referir ao líquido.

Como a bebida nasceu na Itália, muitas pessoas usam a palavra em sua grafia original como uma forma de homenagear. Dessa forma, se encontra o termo em vários cantos do mundo, inclusive no Brasil.

A diferença maior entre elas acontece quando não se referem ao drink. Porque, a partir daí, apenas a expressão com “x” tem a aplicação correta. Então, é importante se atentar nesses casos para não cometer erros.

café expresso ou espresso
Foto: O café espresso tem um sabor intenso e é muito apreciado em diversos lugares.

Por que o café expresso ou espresso é mais forte?

O café expresso ou espresso tem um sabor mais forte por conta de todo o seu processo de preparo até chegar na xícara de café. Em suma, isso começa na moagem dos seus grãos, visto que eles são mais finos.

Isso significa que tem um maior contato na sua mistura, o que resulta em uma extração eficaz de todo o sabor da cafeína. Além disso, a pressão é outro fator que influencia o sabor do espresso ou expresso, ao passo que a água quente é forçada sobre o café.

Tal ação faz com que haja um maior proveito dos compostos dos grãos, como a cafeína, óleos e o seu sabor. Do mesmo modo, esse tipo de café tem um tempo de extração menor, cerca de 30 segundos para ser preparado.

Isso resulta em uma alta concentração de todos os seus compostos, o que gera um sabor mais forte que os demais. Por fim, a água que se usa para fazer o expresso (ou expresso) tem uma temperatura maior, o que ajuda a extrair o seu sabor.

Os grãos

É importante frisar que os grãos do café espresso ou expresso, em geral, são do tipo arábica para o seu preparo, pois se destaca por:

  • ter um sabor mais intenso;
  • possuir um alto teor de cafeína.

Isso irá resultar em um sabor ainda mais forte do que os demais tipos de café, principalmente daqueles cujos grãos são os robusta.

Café expresso ou espresso: a forma certa de escrever
O café expresso ou espresso é mais forte devido ao seu modo de preparo. Imagem de Hasan Albari no Pexels.

Qual é a vantagem do café expresso ou espresso?

O café expresso ou espresso tem um sabor mais intenso em comparação a muitos outros. Em suma, isso ocorre por conta do seu método de preparo, o que ajuda a ter um maior aproveitamento do sabor da bebida, além de:

  • tem um efeito estimulante maior, uma vez que há mais concentração de cafeína;
  • o modo de preparo é mais rápido e prático;
  • é a base para diversos outros tipos de café, por exemplo, o Latte e o Mocha;
  • o consumo com moderação do expresso faz bem para a saúde.

Outras vantagens desse tipo de café

Esse tipo de café tem um menor desperdício, uma vez que se aproveita ao máximo os seus grãos na moagem. Além disso, por ser mais simples de fazer, não é preciso usar muitos equipamentos, do mesmo modo permite personalizar para montar um latte ou mocha.

Como tomar o café expresso ou espresso?

Para tomar o café expresso ou espresso, você pode optar por uma cápsula tradicional, como os da Bicafé, ou prepará-lo de forma manual. Em suma, a ideia é que você tenha a melhor experiência sensorial possível.

Caso prefira uma personalização, também pode adicionar um pouco de leite vaporizado a fim de ter um sabor mais leve. Do mesmo modo, optar por beber como um cappuccino, latte ou estilo americano.

Para concluir as dicas, uma sugestão que ajuda na sua experiência de bebida é aquecer a xícara para manter o café quente. Contudo, beba com moderação, de forma lenta, a fim de aproveitar a sensação e o sabor forte do seu expresso, ou espresso.

Como fazer café expresso ou espresso?

O café expresso ou espresso deve ser feito em máquinas de alta pressão, para garantir o máximo de extração do sabor. Portanto, para que ela tenha a bebida original, é preciso ter um equipamento capaz de aquecer água em uma alta temperatura, como as cafeteiras de cápsulas.

Existem diversas marcas no mercado para quem quer ter o líquido no dia a dia. Por exemplo, a Bicafé conta com uma ampla variedade de produtos que você pode provar e aprovar em sua loja na Shopee.

Quais cuidados tomar na hora de fazer um café expresso ou espresso?

Preparar um café expresso ou espresso perfeito é uma arte que requer atenção aos detalhes e alguns cuidados. Então, primeiro, a qualidade dos grãos é fundamental. Dessa forma, opte por produtos frescos e de boa procedência.

Caso seja possível, é ideal que você os obtenha moídos na hora. Assim, a moagem deve ser fina, semelhante à textura do açúcar refinado. Com isso, fica mais fácil garantir uma extração adequada.

Outro ponto crucial é a dose de café. Utilize cerca de 18 a 20 gramas de pó para um espresso duplo. Ainda mais, certifique-se de nivelar e prensar o pó de forma uniforme. Isso tendo em vista que essas orientações só são necessárias quando não se usa cápsula.

Atenção a temperatura da água e outros detalhes

Ela deve estar entre 90 a 96 graus Celsius. Temperaturas fora dessa faixa tornam o seu café queimado ou sub extraído. Além disso, a qualidade da água é importante, logo, use a filtrada para evitar sabores indesejados.

O tempo de extração é outro fator-chave. Extrai-se um espresso perfeito entre 25 a 30 segundos. Assim, nesse tempo, captura-se todos os sabores e aromas, sem amargor excessivo.

Mantenha a máquina e os acessórios limpos. Afinal, resíduos de café afetam o sabor e a qualidade da bebida. Portanto, faça limpezas regulares, para evitar quaisquer problemas.

Preste atenção ao recipiente onde vai servir o café. Então, aquecer a xícara antes ajuda a manter a temperatura do espresso. Dessa forma, você tem uma experiência mais agradável.

Seguir esses cuidados na preparação do espresso é muito importante. Assim, você transforma uma simples xícara em uma experiência gourmet. No fim, fica fácil sentir todos os sabores e aromas complexos do café.

O importante é saborear um bom espresso

Como você viu, os termos café expresso ou espresso estão corretos, por isso, não é preciso ter medo de usá-los. Assim, basta definir se prefere o termo italiano ou o português para nomear a sua bebida saborosa e saudável.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.