café expresso ou espresso

Café expresso ou espresso: a forma certa de escrever

Muitas pessoas têm dúvidas se a forma certa de escrever é café expresso ou espresso, isso porque, se você pesquisar, vai encontrar os dois tipos de grafias na web. Então, é importante definir qual delas é a correta e porque essa confusão ocorre.

O certo é café expresso ou espresso?

A palavra espresso surgiu na Itália e toda a Europa a usa. Assim, ela vem do sentido de espremer. Por isso, tem relação com o café forte, onde se “espreme” o sabor do grão. Ou seja, onde se tira o máximo que ele pode oferecer. 

Os dicionários da língua portuguesa não tem o termo em sua descrição, porque é um estrangeirismo. Dessa forma, quando se utiliza, precisa identificar como palavra de outro país, com detalhes como:

  • Itálico;
  • Negrito;
  • Sublinhado.

É importante frisar que a expressão só pode ser usada para se referir a café. Dessa forma, quando é para dar um adjetivo, substantivo ou forma verbal a sua frase, a forma correta é a palavra expresso.

Os vários usos de expresso

Note que ele tem vários tipos de uso, então, quando quer qualificar algo, indica que é rápido, taxativo ou um manifesto. Já enquanto substantivo, ele se refere a um trem rápido e direto que não para ao longo do trajeto, apenas na estação final.

Como está relacionado com velocidade, também descreve muito bem a bebida. Isso porque, como se faz em cafeteiras, fica pronto entre 15 e 20 segundos, logo, é muito prático. 

Qual a grande diferença entre café expresso ou espresso

A única distinção, de fato, é a forma de escrita. Afinal, uma tem origem em italiano e a outra em português, por isso, as duas formas são corretas para se referir ao líquido.

Como a bebida nasceu na Itália, muitas pessoas usam a palavra em sua grafia original como uma forma de homenagear. Dessa forma, se encontra o termo em vários cantos do mundo, inclusive no Brasil.

A diferença maior entre elas acontece quando não se referem ao drink. Porque, a partir daí, apenas a expressão com “x” tem a aplicação correta. Então, é importante se atentar nesses casos para não cometer erros.

café expresso ou espresso
Foto: O café espresso tem um sabor intenso e é muito apreciado em diversos lugares.

Como fazer a bebida

O café deve ser feito em máquinas de alta pressão, para garantir o máximo de extração do sabor. Portanto, para que ela tenha a bebida original, é preciso ter um equipamento capaz de aquecer água em uma alta temperatura, como as cafeteiras de cápsulas.

Existem diversas marcas no mercado para quem quer ter o líquido no dia a dia. Por exemplo, a Bicafé conta com uma ampla variedade de produtos que você pode provar e aprovar em sua loja na Shopee.

O importante é saborear um bom espresso

Como você viu, os termos café expresso ou espresso estão corretos, por isso, não é preciso ter medo de usá-los. Assim, basta definir se prefere o termo italiano ou o português para nomear a sua bebida saborosa e saudável.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.