Decoração com tema de café

Ideias de decoração com o tema de café

Uma decoração com tema de café para os apreciadores da bebida é uma ótima opção. Assim, dá para ter um espaço especial em seu lar para compartilhar o momento do cafezinho com os amigos. Veja algumas dicas para enfeitar o ambiente e deixá-lo estiloso.

Confira dicas de decoração com tema de café

Por ser uma paixão de muitas pessoas, o que não falta são opções para inovar. Principalmente, para deixar em casa, ou no momento de criar uma festa. Dessa forma, você pode investir em alternativas como:

  • Um cantinho;
  • Móveis;
  • Enfeites.

O importante é usar as dicas e a imaginação para deixar um ambiente bonito. Ainda mais, se puder deixar o maravilhoso cheiro de café pelo local ao dispor de velas aromáticas. Bem como, pode usar quadros para sempre deixar a lembrança de uma boa bebida quente.

O que não pode faltar no espaço com decoração com tema de café?

Alguns utensílios são importantes no espaço da decoração com tema de café. Além das xícaras e pires para servir a bebida, também pode deixar à mão outros itens para o preparo. Assim, entre os principais componentes estão:

  • Cafeteira;
  • Açucareiro, bem como, adoçante;
  • Suporte para cápsulas de café;
  • Colheres e guardanapos;
  • Por fim, bandejas para servir.

Outros itens que podem complementar o espaço são frascos com biscoitos ou outros alimentos, como bolo de café. Desse modo, tem uma opção fácil de alimentos para acompanhar quando for servir a bebida.

Monte sua cozinha

Reserve um cantinho do cômodo para colocar tudo o que tiver direito nele. Por exemplo, potes com estampas e até mesmo com escritos com referências ao livro. Assim, dá para deixar sobre um balcão ao lado de uma cafeteira, juntamente de xícaras.

Caso prefira, pode colocar também alguns frascos com bolachas e torradas ao redor. Por fim, um bule ou uma garrafa térmica para a decoração com tema de café. Sobretudo, os ganchos também são bem-vindos para usar de suporte para a louça.

Deixe sua sala bonita

É importante que fique bem visível, para que o espaço seja sempre visto por visitas. Com isso, ele terá bastante destaque e o ideal é ficar ao lado de uma mesa de jantar. Ou até mesmo perto de um rack, no lugar em que geralmente fica a TV.

Ao lado do sofá também deixa um ar elegante para a área de decoração. Aliás, se possível, coloque um aparador, que combina com vários estilos. Acima de tudo, é fácil de achar em vários tamanhos, que servem para locais amplos ou compactos.

Uma dica é um carrinho de bar, com rodinhas que ajudam na locomoção. Dessa forma, dá um toque diferente e até mesmo interessante. Também dá para investir em ornamentos modernos, de madeira e alguns quadros ou porta cápsulas servem de enfeite. 

Decoração com tema de café
Foto: Uma decoração com tema de café vai tornar o momento do cafezinho mais especial.

Qualquer espaço pode ter um cantinho para o café

Mesmo em ambientes pequenos, dá para incluir um espaço com decoração com tema de café. No comércio, por exemplo, pode reservar uma pequena área para os seus clientes apreciarem a bebida.

Escritório

No ambiente de trabalho, esse ambiente pode servir também como um local para interação entre os funcionários. Por isso, pode incluir bancos ou pufes para que as pessoas possam se sentar e conversar.

De acordo com o tipo de empresa, a decoração pode ser mais sóbria, com elementos modernos. Já startups, por exemplo, que têm uma linha mais criativa, dá para usar cores mais vibrantes para um ar mais informal.

Área gourmet com decoração com tema de café

Nesses espaços, é possível reservar um cantinho para deixar os itens de preparo do café. Afinal, nada melhor do que a bebida após uma refeição. Então, você pode seguir a mesma proposta da decoração e adicionar apenas alguns acessórios que remetam ao tema.

Cafeteria com tema rústico onde a parede de madeira segura quadros e o foco da imagem é uma cafeteira preta e por trás dela uma prateleira com xícaras e copos
A decoração com tema de café pode estar em ambientes residenciais ou comerciais. Imagem de Afta Putta Gunawan no Pexels.

Faça o seu cantinho com uma bela decoração com tema de café

Para qualquer ambiente que escolher, dá para montar um lugar especial em sua casa. Assim, se quiser investir em algo bom para receber alguém, precisa chamar atenção. Então, coloque poucos itens a disposição para não atrapalhar na hora do café.

Manter as xícaras penduradas torna o ambiente mais despojado. Além disso, invista em tons coloridos para criar um local alegre. Desta forma, é possível colocá-las até em nichos para deixar o cenário mais elegante.

Como fazer uma decoração com tema de café sem gastar muito?

Com alguns itens simples, como prateleiras e quadros, dá para decorar o ambiente sem gastar muito. Assim, é possível trazer um charme ao local mesmo com baixo custo. Aliás, confira outras sugestões para usar nesse tipo de espaço.

Papel de parede

Os papéis de parede são uma ótima opção para a decoração com tema de café. Além de não fazer sujeira, você pode comprar na medida exata do local em que vai aplicar. Aliás, há muitas opções de cores e estampas, que podem se adequar ao estilo que escolheu.

Customize os itens

Uma forma de dar uma cara nova ao espaço é mudar as cores e texturas de móveis e itens de decoração. Ao invés de comprar novas peças, você pode fazer uma pintura, trocar puxadores e ter um visual totalmente novo.

Estilos diferentes na decoração com o tema de café

Na hora de escolher a decoração é preciso seguir o estilo de sua preferência. Assim, para cada conceito, pode adicionar itens que tragam a inspiração.  Nesse sentido, confira algumas das sugestões de como deixar o cantinho do café do seu jeito.

Moderno

Para trazer um estilo moderno, uma ideia é usar móveis em cores sólidas e com desenhos mais retos. Portanto, nos itens de decoração com tema de café, quadros minimalistas e suportes em metal cromado dão um ar mais arrojado. 

Decoração com tema de café rústica

Com móveis em madeira de demolição, por exemplo, dá para trazer um ar mais despojado. Assim, pode combinar com elementos que tragam esse clima rural, tais como bules e canecas esmaltadas.

Vintage

Esse estilo traz um tom mais clássico e pode usar itens de antiquários, por exemplo. Na escolha das tonalidades, pode usar cores neutras como o cinza ou mesmo opções como o rosa antigo.

Ideias criativas para a decoração com tema de café

Na decoração com tema de café, é possível usar a criatividade e um novo uso a alguns itens. Por isso, confira a seguir algumas ideias para criar um ambiente incrível com objetos simples:

  • Use pallets para criar um aparador;
  • Bules e xícaras antigos podem servir como vasos de plantas para compor o cenário;
  • Reaproveitar móveis antigos, como bases de máquinas de costura;
  • Por fim, adicionar um mural para deixar recados ou desenhos em giz. 

De acordo com o espaço disponível, dá para investir em luminárias para dar um toque final na decoração. Aliás, caso o cantinho seja em um local com pouca luz natural, luzes de led também podem trazer uma iluminação diferente.

Imagem de quadro com texto na língua inglesa Dicionário de café, nele escrito e alguns termos e abaixo deles desenhos de xícaras com ingredientes de cada bebida. Quadro na parede diante de mesa de madeira com caixas organizadoras com utensílios para tomar a bebida e ao lado uma pequena planta na altura da mesa
Itens como caixas e vasos podem dar um toque diferente à decoração com tema de café. Imagem de Brigitte Tohm no Pexels.

Inclua itens com história para tornar o espaço ainda mais especial

Ao pensar no ambiente, uma sugestão é incluir adereços que remetam a sua identidade. Assim, uma boa opção é adicionar porta-retratos com fotos de momentos importantes. Desse modo, o local ganha um ar mais pessoal. 

Outra ideia é usar na objetos de decoração que contenham uma história particular. Por exemplo, um jogo de chá ou outro objeto que tenha passado por várias gerações da família. Com isso, aquele espaço também se torna um local para se conectar com esses momentos.

Peças antigas para um ar retrô 

Em antiquários, é possível garimpar muitas peças interessantes. Assim, louças antigas trazem um toque clássico à decoração com tema de café. Por isso, são uma boa escolha para quem gosta desse estilo, mas não possui seus próprios itens.

Sugestões de cores para a decoração com tema de café

Entre as cores mais comuns na decoração com tema café estão os tons de marrom ao caramelo. Aliás, tonalidades mais suaves, como o creme e o off white também combinam bem para o espaço. Além disso, outras opções em alta são:

  • Preto e branco;
  • Vermelho;
  • Composições com destaques em amarelo;
  • Detalhes em dourado ou rose gold. 

Para os menos ousados, os pontos de cor podem ficar em pequenos adereços, como bandejas. Já para quem gosta de algo mais moderno e criativo, pode investir em móveis ou aparadores em cores vibrantes.

Dicas de como reaproveitar móveis na decoração

Quem gosta de artesanato e quer criar um espaço com a sua cara pode usar algumas técnicas para mudar a aparência dos móveis. Com isso, pode reaproveitar objetos que já possui e adaptar para o local. Então, confira algumas ideias para se inspirar.

Pintura

Mesmo para quem não tem muita prática, pintar um móvel pode ser simples, com tintas em spray. Além disso, o uso de estêncil permite fazer desenhos na mobília de forma fácil e deixar ainda mais personalizado.

Pátina

Nessa técnica, os móveis ganham uma aparência rústica, por meio do acabamento. Então, ela usa um composto químico, que deixa a superfície como se fosse envelhecida. As opções de cores são variadas, por isso, dá para explorar e combinar com a decoração.

Decoupage na decoração com tema de café

Esse recurso usa colagens em papel adesivo para dar um toque mais moderno aos móveis. Dá para criar muitos formatos de mosaicos, desenhos e temáticas que tenham a ver com o seu estilo.

Use enfeites

Os adornos são essenciais para esse momento, porque são eles que darão vida ao seu espaço do cafezinho. Portanto, alguns itens que ajudam a trazer essa sensação estão entre:

  • Luminárias;
  • Vasos de plantas;
  • Aramados como suporte.

São práticos e garantem a beleza, além disso, sempre tem outros objetos que servem para isso. Bem como, algumas toalhas para colocar em um balcão ou mesa dão um toque especial. Por último, as bandejas dão um ar de elegância à decoração.

Procure decoradores

Caso tenha dúvidas sobre como fazer sua decoração com tema de café, encontre especialistas. Assim, a pessoa vai te dar várias dicas para deixar o ambiente da forma que desejar. 

O importante é estar feliz com a beleza de sua casa, no final. Já que, precisa ser agradável aos olhos dos moradores da mesma. Portanto, não hesite em colocar o máximo possível do estilo que mais gostar.

Por último, o que não pode faltar é bebida de qualidade. Por isso, conheça a loja da Bicafé na Shopee e leve uma ampla variedade de sabores deliciosos para o seu cantinho especial.

Busque inspirações para o seu cantinho do café

Mesmo se contar com um profissional para esse trabalho é importante levar algumas ideias. Assim, ele pode entender melhor qual o estilo e usar como base para fazer todo o projeto.

Na Internet, há muitos sites com banco de imagens para ter como modelo. O Pinterest, por exemplo, reúne muito conteúdo em diversos segmentos. Além disso, há muitos canais no YouTube com dicas e ideias sobre decoração com tema de café.

Faça você mesmo

Algumas ideias mais simples são fáceis de colocar em prática, e a própria pessoa pode fazer sem gastar muito. Aliás, é uma excelente forma de se distrair e criar um local que tenha a sua identidade.

Imagem com foco na prateleira com canecas de café com vários desenhos diferentes. Prateleira de madeira em pallet em parede rústica sem acabamento.
A decoração com tema de café pode ter um toque mais rústico ou moderno, conforme o estilo pessoal. Imagem de Rishabh Jain no Pexels.

Dicas para planejar a decoração com tema de café

O primeiro passo para criar um ambiente com esse tema, é delimitar o espaço. Depois, veja se já possui móveis que possa aproveitar no local. Assim, pode começar a listar tudo o que vai precisar comprar. Inclua nesse passo todo o tipo de item, tais como:

  • Prateleiras;
  • Quadros e luminárias;
  • Potes, suportes, bandejas;
  • Xícaras e pires;
  • Vasos ou outros objetos de decoração;
  • Tintas ou papel de parede.

Com tudo organizado, reserve um tempo para começar a decorar. Caso precise fazer alguma aplicação ou pintura, comece por esse passo. Além disso, se for ter que furar a parede, meça tudo antes para evitar erros.

Invista em itens menores

Uma forma de não cansar da decoração com facilidade, é usar cores mais neutras como base. Assim, pode incluir objetos menores para trazer um diferencial e ponto de cor. Desse modo, ao trocar pequenos detalhes, tem um visual novo e sem um alto investimento.

Vantagens de ter um espaço decorado com o tema café

A decoração temática do cantinho do café está cada vez mais em alta. Afinal, esse pode ser um espaço para relaxar e conversar. Mesmo se for só um pedaço pequeno, pode deixar em evidência a paixão pela bebida. 

Também é uma forma de organizar e deixar os itens ao fácil acesso. Assim, ao receber visitas, pode preparar um café enquanto conversam. Para quem gosta de experimentar novos sabores, pode até mesmo criar uma coleção com seus preferidos.

Aproveite cada espaço

Para ter um cantinho dedicado ao café, não é preciso ter uma casa muito grande. Ao contrário, mesmo em locais compactos, dá para aproveitar e incluir esse espaço. Um cantinho na entrada, ou embaixo de uma escada, por exemplo, são formas de adaptar.

Ao usar a criatividade, dá para chegar a um resultado bonito e prático para quem é amante de café. Nesse sentido, há opções para todo o tipo de orçamento e estilo, basta entender qual a sua demanda.

Simplicidade é tudo na decoração com tema de café

Uma decoração simples, com poucos elementos pode ser bem elegante. O mais importante, é que transmita o seu estilo e seja aconchegante. Afinal, tomar um café traz essa mesma sensação.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.