Pare e relaxe, veja a importância do café da tarde

Para quem quer uma alimentação equilibrada, o café da tarde é fundamental. Além disso, é importante dar uma pausa na correria do dia a dia e descansar. Embora por apenas alguns breves minutos.

O café é bom em qualquer período, dia ou tarde. Mas você sabe qual é o melhor horário para tomar essa bebida? Então, acompanhe esse artigo para saber isso e a importância do café da tarde.

Confira também algumas dicas de lanches para apreciar, enquanto toma um cafezinho. Inclusive, sugestões doces e salgadas. Afinal, tudo combina perfeitamente bem com café. Por fim, veja tudo logo a seguir.

O melhor momento para um café

No Brasil, é uma das bebidas mais consumidas no café da manhã. Seja em casa ou em um comércio na rua. Portanto, não é à toa que a bebida no Brasil se tornou uma paixão nacional.

Felizmente, os pesquisadores já concluíram que o café faz bem para a saúde. Porém, desde que consumido com moderação. Inclusive, os nutricionistas vêm usando essa fruta do cafeeiro como aliado na perda de peso.

Mas qual é a melhor hora de tomá-lo? Então, de acordo com alguns estudos, entre 13h30 e 17 horas. Desse modo, o sono à noite não é afetado.

Nos EUA, foi descoberto que o cortisol é produzido no corpo entre 8h e 9h da manhã. Assim, nesse período, o café não faz muito efeito.

E o corpo acaba criando resistência a ele. Pois, o cortisol é um hormônio que nos deixa alerta. Ou seja, é melhor tomar café durante a tarde.

Café da tarde: um aliado no meio do dia

A rotina diária cansativa e o excesso de trabalho exigem muito. Principalmente, do cérebro. Inclusive, nas tarefas que precisam de mais concentração e raciocínio. Contudo, depois do almoço, vem aquela indisposição e cansaço. Então, como superar isso?

A ciência explica. A fim de realizar a digestão, o oxigênio é enviado do cérebro para o estômago. Dessa forma, as atividades cerebrais são reduzidas. Assim, você se sente mais sonolento.

No entanto, o café da tarde pode ser bastante útil nesse momento. Pois, a cafeína é a substância responsável por estimular o foco e a atenção. Por isso, muitas pessoas preferem um cafezinho de sobremesa após o almoço.

Dicas de lanches saudáveis para a sua tarde

Com a correria do dia a dia, as pessoas até esquecem de se alimentar. Mas, para quem fica muitas horas sentado no trabalho, é essencial fazer algumas pausas. Portanto, que tal aproveitar e relaxar com um café da tarde?

Dessa forma, seu cérebro ficará mais relaxado e seu corpo, nutrido. Por isso, confira algumas sugestões de lanches salgados, para acompanhar com um cafezinho:

  • Salpicão de cottage com pão integral, rico em proteínas;
  • Sanduíche natural oriental, fonte de vitamina C e fibras;
  • Mini pizza de berinjela com ricota, fornece energia;
  • Sanduíche de pasta de abacate, nutritivo e rápido de preparar.

Todos os lanches citados são saudáveis e possuem nutrientes essenciais. Contudo, se prefere doces, lá vai algumas dicas saborosas:

  • Mini crostata de amêndoas e iogurte de morango;
  • Waffle colorido com farinha de quinoa;
  • Bolo de maçã e granola;
  • Panqueca integral com morango e granola.

Mesmo com a rotina agitada, tire um tempo para relaxar e aproveitar um café. Além disso, não deixe de acrescentar um lanche nutritivo e saudável.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.