Pare e relaxe, veja a importância do café da tarde

Para quem quer uma alimentação equilibrada, o café da tarde é fundamental. Além disso, é importante dar uma pausa na correria do dia a dia e descansar. Embora por apenas alguns breves minutos.

O café é bom em qualquer período, dia ou tarde. Mas você sabe qual é o melhor horário para tomar essa bebida? Então, acompanhe esse artigo para saber isso e a importância do café da tarde.

Confira também algumas dicas de lanches para apreciar, enquanto toma um cafezinho. Inclusive, sugestões doces e salgadas. Afinal, tudo combina perfeitamente bem com café. Por fim, veja tudo logo a seguir.

O que compõe o café da tarde?

Vale ressaltar que, o café da tarde em sua maior parte, é feita em grupo. Por isso é conhecida como uma forma de reunir os amigos e confraternizar em meio a correria dos dias. Para quem trabalha, esse pode servir como um momento de escape para o estresse da rotina. 

Seja no trabalho, em casa, ou em um ambiente descontraído, esses lanches são compostos de comidas leves e cheias de sabor. Nesse sentido, ele normalmente dispõe de:

  • Torradas simples;
  • Petiscos variados;
  • Frutas in natura ou em preparo de saladas;
  • Café e sucos;
  • Frios;
  • Cremes e patês.

Na verdade, o que compõe o café da tarde vai variar muito, pois, depende em sua maior parte das suas preferências, e, ou a de seus convidados, no caso de uma reunião. Logo, as sugestões acima são gerais, e estão entre as escolhas mais populares para enriquecer esse momento. De acordo com isso, a sua merenda deve contar com seus preparos preferidos e que se encaixam à sua realidade.

Pães

Os pães são usados de maneiras diferentes em muitas receitas deliciosas e agradam a maioria dos paladares, por isso, são itens coringas no lanche do entardecer. Tal qual, é servido do modo tradicional com manteiga ou com algum creme a seu dispor. Além disso, para preparar misto quente, mini sanduíches, torradas, entre outros. Portanto, se está na dúvida do que fazer, invista no pãozinho que é certeza de sucesso. 

Patês

Sem dúvidas, não pode faltar o patê entre as comidas do café da tarde. Eles são muito fáceis de fazer, versáteis e combinam muito bem com torradinhas e chips diversos. Bem como, podem ser feitos com antecedência e ter como base: frango, azeitona, carne, presunto e o que mais sua imaginação e paladar permitir. O mesmo, se encaixa desde os lanches mais simples até os mais refinados.

A bebida ideal

Primeiramente, a bebida perfeita é aquela que agrada o paladar de quem degusta. Mas, para refeição da tarde, recomenda-se sempre optar pelo café que é paixão nacional e ajuda a recarregar as energias para concluir o dia. Além disso, para quem não gosta da primeira opção e prefere algo gelado para refrescar, os sucos de fruta são a melhor alternativa.

Qual o horário certo do lanche da tarde?

O café da tarde é realizado entre as 16h e 17h, em sua maior parte, mas, na verdade, não há uma hora exata para acontecer. Portanto, esse é o horário preferido por não comprometer a refeição seguinte. 

MESA FARTA COM VÁRIOS ITENS PARA CAFÉ DA TARDE COMO BOLOS, ROSQUINHAS, OVOS, XÍCARA DE CAFÉ E TORRADAS
O café da tarde pode ser usado como um momento para parar e relaxar durante o dia. Imagem de Freepik

Como montar uma mesa de café da tarde simples?

Preparar uma mesa para lanche de café da tarde não é tarefa difícil, porém, exige alguns cuidados e um toque de capricho. Afinal, uma refeição tão importante merece um pouco de atenção. Convém lembrar, que essa refeição é crucial para que a rotina do dia seja um pouco mais relaxante, desse modo, não se preocupe muito e aproveite o momento. A seguir veja algumas dicas de como realizar esse processo:

  • planeje o que deseja fazer; 
  • avalie o que está ao seu alcance; 
  • procure utilizar o que tem em casa;
  • invista nos produtos que gosta de consumir.

No geral, após escolher o que servir, é provável a necessidade de itens como: talheres, pratos, guardanapos, xícara de café e copos, mas, procure servir alimentos que possam ser consumidos com a própria mão e dispensam o uso de utensílios, ou seja, petiscos. Para não ser necessário grande gasto de tempo com montagem de mesa. 

Considere quem são seus convidados

Dentre os pontos para avaliar na hora de planejar um café da tarde para convidados, está que a escolha dos preparos deve estar de acordo com quem estará presente. Ou seja, se entre o seu público, tem vegetarianos, veganos, indivíduos com intolerâncias e alergias, e também, se são pessoas mais novas ou mais velhas. Portanto, se relevar esses pontos, não há dúvidas que sua reunião será um sucesso.

Café da tarde fora de casa

Devido a correria do dia, sabe-se que, por vezes, não é possível organizar a alimentação do dia, tão pouco, elaborar diferentes lanches da tarde. Por esse motivo, muitas pessoas precisam realizar essa refeição fora de casa, e, para isso, é crucial escolher locais que ofereçam alimentos variados. A fim de, conseguir melhores opções para esse momento.

Faça boas escolhas

Realizar escolhas assertivas é necessário em todas as refeições, inclusive, na merenda da tarde, para assegurar o equilíbrio da alimentação e não comprometer o jantar. Desse modo, busque sempre escolher produtos que irão saciar a fome e garantir alguns nutrientes.

O que fazer para comer no café da tarde que seja rápido e fácil?

Já ficou claro que o café da tarde é uma refeição essencial, no entanto, nem sempre sobra tempo para preparos elaborados, logo, vale a pena investir em crepes. Então, o ideal é ter opções que possam ser feitas de modo rápido e fácil. Conforme isso, confira algumas alternativas com essas características:

  • pão de queijo de frigideira;
  • crepioca; 
  • bolo fofo simples ou de caneca;
  • tapioca com ou sem recheio;
  • crepe salgado;
  • salada de frutas.

Mingau de aveia, ovos mexidos, tortilha recheada com queijo e tomate e omelete são outros preparos muito práticos, e que agradam quase todos os gostos.

Além disso, dedicar tempo para organizar a agenda, e conseguir vaga na semana para preparar receitas para congelar também é uma ótima opção. Desse modo, sempre vai ter alternativas de comidas práticas, que ficam prontas em instantes para seu café da tarde. 

Evite pular o lanche da tarde

Convém lembrar que, o café da tarde não deve ser ignorado, porque é muito importante. Afinal, com o passar do dia, se nenhuma refeição for feita, os níveis de açúcar baixam, e causam uma grande sensação de fome.

E isso implica de modo direto na dieta e saúde, pois leva ao consumo de alimentos inadequados, ou a um grande volume na refeição seguinte.

O que evitar nessa refeição?

É importante, assim como nas outras refeições do dia, evitar o consumo de alimentos industrializados ricos em açúcar (refrigerantes, por exemplo), sódio (embutidos), frituras. E, não comer grandes quantidades, em outras palavras, não consumir produtos que possam interferir na dieta e saúde em geral.

Esse tipo de alimento costuma causar muita falta de energia quando ingeridos em excesso e com frequência. No entanto, o que se espera do café da tarde, é o inverso. Ou seja, a intenção é que, ao se alimentar ao entardecer, as forças sejam repostas para concluir as tarefas e aguardar tranquilo até o jantar.

IMAGEM DE UMA BARISTA SERVINDO UM CAFE
O café da tarde tem que ter a bebida que dá sentido ao seu nome e essa não precisa ser nada convencional. Imagem de Prostooleh no Freepik

Quais são as sugestões para surpreender no café da tarde?

Pode-se afirmar que o café da tarde da maior parte dos brasileiros conta com um cafezinho tradicional. Mas, tem opções para surpreender a família e amigos durante o lanche, pode ser muito saboroso. Desse modo, segue algumas alternativas com a bebida:

  • latte macchiato;
  • café com kitkat;
  • mocha;
  • chocafé quente.

Além desses, há opções de café gelado para os dias quentes, com sorvete ou raspas de laranja, na versão cremoso, tipo milkshake entre muitas outras.

Bem como, pode encantar ao usar no preparo de opções salgadas e doces. Portanto, tudo vai depender do cardápio que planejou e do tipo de café que pretende fazer.

Café com chocolate

Antes de mais nada, é preciso dizer que essa receita é para quem não abre mão do doce e é apaixonado por café. Assim como, para quem quer ganhar corações ao servir algo diferente do tradicional na merenda da tarde. Logo, para esse preparo você pode usar café expresso com sabor intenso. 

Em uma panela, misture todo o conteúdo de uma cápsula de café com ½ lata de creme de leite e ½ de leite condensado, e duas colheres de sopa de cacau em pó.

Após isso, misture até a hora que ferver, caso deseje mais cremoso, deixe até obter a consistência desejada, mas, não é para virar brigadeiro. Por fim, pode servir sozinho, ou, em uma caneca com uma camada de leite condensado e a mistura de café por cima. 

Surpreenda com a bebida

O café da tarde precisa ter a bebida, afinal, o próprio nome já diz, mas, saiba que há muitas formas de apresentar a mesma. Inclusive, ela pode ser a base de bolos, simples ou mais refinados, de sobremesas geladas, biscoitos e muffins. Tal qual, pode ser o elemento principal, ou um item surpresa nos preparos, ou seja, as opções são ilimitadas para surpreender no sabor. 

Quais são as melhores opções salgadas para seu café da tarde?

De antemão, a ideia principal das propostas para o café da tarde, é que elas sejam leves, e, se possível, tragam refrescância, como chips de batata. Afinal, essa refeição deve servir como um combustível para concluir o dia, já que é realizada próximo ao final dele, mas, sem pesar na hora do jantar.

Em vista disso, são algumas opções: 

  • mini sanduíche natural;
  • pães de queijo;
  • salgados de forno;
  • chips de batata doce com patê;
  • tortas salgadas.

É indiscutível que, opções não faltam e que as escolha delas irá depender da sua rotina, tempo disponível, local onde vai consumir etc. Por isso, para garantir não pular esse lanche tão importante, é indispensável organização e um pouco de vontade.

Além de que, desfrutar disso com um amigo pode ser muito bom, visto que, é capaz de proporcionar um momento de satisfação ainda maior. Conforme isso, confira algumas receitas.

Sanduíche simples e gostoso

Para esse preparo você irá escolher o pão que preferir, ou seja, o que quiser ou tiver a dispor em casa. Porém, a depender do tamanho depois da montagem, divida-o ao meio, para que a porção fique menor e mais apresentável. Nesse sentido, o recheio pode contar com uma opção de queijo, tomates e alguma folha, como alface, espinafre ou agrião.

Rolinho de tapioca sem igual

A tapioca é um alimento conhecido por grande parte dos brasileiros, muito comum no café da manhã, mas, é possível inovar no preparo e surpreender.

Assim, pode ser recheada com uma mistura de creme de ricota, sal, ervas à gosto, cenoura ralada, alface ou rúcula. Por fim, corte-a ao meio na diagonal para melhorar a apresentação, bem como, pode finalizar com uma amarração feita de cebolinha.

Omelete de abobrinha

Essa receita é daquelas que parecem mentira, de tão fácil que é. Logo, para ela você só precisa seguir o passo a passo da omelete tradicional, e, ao final, adicionar abobrinha ralada à gosto.

Para concluir, vai assar dos dois lados na frigideira, e está pronto, simples assim, mas, para melhorar é possível finalizar com requeijão, creme ou algum patê de sua preferência. 

Qual é o melhor momento para um café da tarde?

No Brasil, é uma das bebidas mais consumidas no café da tarde e da manhã. Seja em casa ou em um comércio na rua. Portanto, não é à toa que a bebida no Brasil se tornou uma paixão nacional.

Felizmente, os pesquisadores já concluíram que o café faz bem para a saúde. Porém, desde que consumido com moderação. Inclusive, os nutricionistas vêm usando essa fruta do cafeeiro como aliado na perda de peso.

Mas qual é a melhor hora de tomá-lo? Então, de acordo com alguns estudos, entre 13h30 e 17 horas. Desse modo, o sono à noite não é afetado. Nos EUA, foi descoberto que o cortisol é produzido no corpo entre 8h e 9h da manhã. Assim, nesse período, o café não faz muito efeito.

E o corpo acaba criando resistência a ele. Pois, o cortisol é um hormônio que nos deixa alerta. Ou seja, é melhor tomar café durante a tarde.

O que evitar consumir no café da tarde?

No café da tarde, é de suma importância que você evite o excesso de alimentos com muita gordura, bem como os pesados. Em suma, eles podem causar um desconforto no seu estômago, o que é prejudicial, além disso, é vital controlar outros itens, por exemplo:

  • alimentos ricos em açúcar, uma vez que podem lhe causar pico de glicose e insulina;
  • lanches com alto teor de sódio;
  • bebidas alcoólicas;
  • alimentos com muita pimenta;
  • um alto volume nas refeições.

Tudo isso em excesso pode ser um problema para a sua digestão, do mesmo modo, afetar outras áreas da sua saúde. A princípio, embora seja importante frisar que o café faz bem, exagerar no seu consumo irá influenciar no seu sono à noite.

Aproveite o lanche da tarde com moderação

É vital que você tenha em mente que o café à tarde deve ser aproveitado com moderação para que isso não lhe cause um desconforto. Ou seja, exagerar no consumo de alguns alimentos podem ser prejudiciais, por exemplo:

  • café em excesso;
  • alimentos crus;
  • carne vermelha.
  • muita massa;
  • excesso de queijo;
  • muita gordura.

O ideal é ingerir em pequenas quantidades, uma vez que o lanche da tarde tem como objetivo uma alimentação mais leve. Por isso, embora haja à mesa muitas opções de doces, salgados, entre outros itens, preze por consumir tudo com moderação.

Pare e relaxe, veja a importância do café da tarde
O café da tarde deve ser aproveitado com moderação. Imagem de Pixabay no Pexels.

Quais são os benefícios do café da tarde para o bem-estar?

O café da tarde é capaz de gerar uma sensação de bem-estar e conforto. Isso porque você tende a relaxar e aproveitar melhor o momento com doces e salgados de que tanto gosta, bem como em boas companhias.

Ao consumir alimentos nutritivos, também irá contribuir para a sua saúde geral e ter mais energia para o seu trabalho, estudos e outras tarefas. Do mesmo modo, você terá uma melhora de humor considerável, bem como:

  • redução no nível de estresse;
  • uma melhora na saúde mental;
  • sensação de conforto durante a pausa;
  • ter uma melhor digestão.

Essa pausa à tarde para tomar um café e se alimentar, seja em casa ou no trabalho, é vital para manter sua saúde em dia. Todavia, tenha em mente que consumir alimentos nutritivos é o que fará a diferença, do mesmo modo que evitar o café em excesso.

Aproveite para socializar

O café à tarde também é uma ótima oportunidade de interação, seja entre amigos, família e colegas de trabalho, e gerar uma maior conexão. Então, aproveite para criar vínculos cada vez mais fortes e fazer com que isso seja benéfico para o seu bem-estar emocional.

Qual é a importância do café da tarde?

O café da tarde é vital para você ter uma boa alimentação e gerar equilíbrio entre tudo o que come. Em suma, a ideia é policiar o que é nutritivo, bem como o que pode lhe causar algum tipo de desconforto e evitar ou reduzir.

Esse momento de pausa para um lanche também é a oportunidade perfeita para você criar laços mais fortes, seja com amigos, família e no trabalho. Portanto, faça com que o intervalo para o café à tarde lhe traga benefícios tanto para a saúde emocional quanto alimentar.

Quais são os melhores lanches saudáveis para um café da tarde?

Com a correria do dia a dia, as pessoas até esquecem de se alimentar e pulam o café da tarde. Mas, para quem fica muitas horas sentado no trabalho, é essencial fazer algumas pausas. Portanto, aproveite e relaxe.

Dessa forma, seu cérebro ficará mais relaxado e seu corpo, nutrido. Por isso, confira algumas sugestões de lanches salgados, para acompanhar com um cafezinho:

  • salpicão de cottage com pão integral, rico em proteínas;
  • sanduíche natural oriental, fonte de vitamina C e fibras;
  • mini pizza de berinjela com ricota, fornece energia;
  • sanduíche de pasta de abacate, nutritivo e rápido de preparar.

Todos os lanches citados são saudáveis e possuem nutrientes essenciais. Contudo, se prefere doces, lá vai algumas dicas saborosas:

  • mini crostata de amêndoas e iogurte de morango;
  • waffle colorido com farinha de quinoa;
  • bolo de maçã e granola;
  • panqueca integral com morango e granola.

Mesmo com a rotina agitada, tire um tempo para relaxar e aproveitar um café. Além disso, não deixe de acrescentar um lanche nutritivo e saudável.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.