Conheça as diferentes xícaras para servir café e ter uma degustação completa

Há diferentes opções de xícaras para servir café, a dúvida é qual dos modelos atuais escolher, a fim de tornar esse momento do cafezinho ainda mais especial. Dessa forma, conheça os principais tipos e veja qual deles é o ideal para o seu momento de degustação.

As xícaras para servir café

Sabe-se que o café é uma paixão nacional e que o preparo envolve todo um processo e técnica. Embora, nem sempre se preste atenção ao detalhe da xícara que faz toda a diferença na degustação.

Afinal, as nuances podem mudar dependendo do material e modelo. Por isso, a hora de servir também carece de cuidado.

Um toque a mais na apresentação da bebida

À primeira vista, a apresentação chama à atenção, mas é no sabor que o café conquista. Por isso, investir na xícara correta, além de se fazer notar, vai revelar todo o gosto da bebida, deixando a experiência completa. Elas influem na:

  • Temperatura;
  • Liberação de aromas;
  • Cremosidade.
Foto: Há vários tipos de xícaras para servir café e melhorar a sua experiência

Tipos de xícaras para servir café

Há vários tipos de xícaras para servir café e de fato, o seu formato pode influenciar no sabor. Assim, algumas características podem afetar na prova como:

  • Boca larga;
  • Redonda na base.

Em relação aos modelos de formatos, os mais comuns de se encontrar hoje em dia são os de:

  • Forma cilíndrica;
  • Cone;
  • Sem arestas.

Xícara com boca larga

Uma das xícaras para servir café é o modelo de boca mais larga. Portanto, nesse tipo é possível sentir todo o aroma que sai da bebida. Isso acontece porque há maior dispersão do cheiro no ar. 

Além disso, essa forma propicia um maior contato com o líquido. Embora com ela o café esfrie mais rápido, o lado bom é que fica mais difícil de se queimar.

Enfim, a xícara de chá, que possui essa boca mais larga, é bem-vinda quando não há outra opção melhor disponível.

As xícaras para servir café podem ter formato cilíndrico

Este é o formato mais popular quando se trata de xícaras de café. Cai muito bem com o tipo de café em cápsula que se faz no dia a dia em casa, desde que sejam menos encorpados. 

Nele cabe uma quantidade pequena, de 70 a 80 ml, por isso, é ideal para aquele cafezinho despretensioso nas pausas do trabalho ou ao longo do dia. Bem como, também é uma opção para apreciar toda a bebida sem ela esfriar.

Agora, se o café é mais encorpado, o melhor seria escolher outro modelo. Ou seja, nada de servir um expresso nesse tipo de xícara.

Opções com base arredondada

Já deu pra perceber que a geometria das xícaras para servir café interfere na degustação da bebida, sem dúvida. Dessa forma, nos modelos com base mais arredondada, então, os ângulos são mais suaves o que faz com que o líquido caia de forma mais harmoniosa.

Dito isso, ela é ideal quando se trata de bebida mais cremosa, com o corpo mais intenso. 

Além disso, por ter pouco volume, o café permanece encorpado do início ao fim da prova.

Por último, elas têm entre 75 a 80 ml. De fato, como a quantidade de bebida é geralmente de 60 ml, não sobra muito espaço.

Vale a pena?

Investir na xícara correta, fará com que a experiência na degustação seja completa. Por isso, cada vez mais, os coffee lovers têm dado mais atenção aos detalhes que influenciam no sabor.

Caso você seja do tipo que não dispensa uma boa bebida, vale a pena investir na opção de base arredondada para cafés e similares mais encorpados e no cilíndrico para um cafezinho no dia a dia.

Foto: Existem xícaras para servir café para os mais variados momentos

Formato de cone também aparece em xícaras para servir café

A princípio, este formato é ideal para as bebidas encorpadas que são servidas em maiores quantidades. São elas, por exemplo:

Nas xícaras em formato de cone de vidro é possível ver as nuances da bebida e a consistência do creme. Além disso, a boca mais larga propicia que os aromas exalem com facilidade pelo ar.

Por último, esse tipo de copo tem entre 200 a 400 ml e pode ser servido com essa bebida quente ou gelada.

As xícaras para servir café não precisam de aresta

Repare que um bom espresso possui uma camada de “creme” do próprio por cima da bebida. Esse,por sua vez, ajuda a manter a temperatura e o aroma, a fim de que não se percam antes do consumo.

Ela se forma a partir do açúcar natural que contém no grão, portanto, é um sinal de qualidade do mesmo.

Logo, as xícaras não precisam de arestas, pois elas dificultam a formação da crema, que ficam nos vincos ou qualquer outro obstáculo que encontrem.

Escolhe sua xícara pelo material

Para degustar um bom café é preciso usar a xícara certa e assim extrair o máximo de sabor e aroma da bebida. Além disso, o material pode afetar a textura. Dessa forma, o mais comum de se encontrar nesses recipientes são:

  • Vidro térmico;
  • Ágata;
  • Porcelana;
  • Louça.

Vidro térmico é um dos materiais de xícaras para servir café

Para quem gosta da experiência visual, o vidro é indispensável. Ainda mais nas bebidas cremosas, encorpadas e as que possuem camadas. Aliás, são lindas e garantem um ar moderno a sua cozinha.

Benefícios do material

A princípio, o vidro possui baixa condução térmica, o que evita que você se queime. Por isso, é uma das xícaras para servir café para quem acabou de preparar uma bebida em cápsula. 

Logo, pode-se optar por recipientes de vidro com parede dupla e temperado, pois, além de ser mais resistente, conserva melhor a temperatura.

Você sabe o que é uma xícara de Ágata?

As xícaras de Ágata, são esmaltadas, de fato, são um clássico do Brasil, principalmente nas cidades do interior. Capazes de despertar a memória afetiva dos seus convidados, é um convite a um café quente e um bolo caseiro.

Suas cores são vivas e alegres, o que transforma a cozinha e a experiência de tomar um cafezinho em algo divertido. Embora seja muito utilizada, ela requer cuidado, pois o seu material esquenta muito, até mesmo a alça, por isso, fique atento quando utilizá-las.

Xícaras para servir café com material de porcelana

A porcelana é um charme que traz requinte e satisfação para sua cozinha. Elas por si só são peças de decoração e agradam até os convidados mais exigentes.

Este material é recomendado pela ABIC para servir o café, pois nela a bebida permanece com suas características por mais tempo. Além disso, elas preservam melhor o calor.

As famosas xícaras de louça

Uma xícara de louça em formato de cone é a melhor opção para servir o seu expresso. Aliás, o seu material é mais grosso e resistente do que a porcelana, o que ajuda a conservar o calor.

Exemplo de elegância

As xícaras para servir café de louça deixam a mesa posta com uma beleza digna da realeza. Elas são lindas e elegantes, além de clássicas. Invista no modelo para compor mesas especiais. 

Por fim, aproveite essa bebida da melhor maneira possível

Note que apreciar o café é uma arte, com ele é possível acessar memórias afetivas ou criar algumas novas com sua família e amigos. 

Da mesma forma, propicie uma experiência única, unindo o sabor da bebida e a xícara certa, assim, deixará a marca nos seus convidados. Também invista em produtos de qualidade e variedade como os da Bicafé que você encontra em sua loja na Shopee.

O mais importante é aproveitar a bebida da melhor forma possível, extraindo os aromas e sabores que ela pode oferecer em seu máximo. Por isso, se dê esse presente, descubra na degustação do café um mundo de possibilidades.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.