Creme de café

Creme de café: receitas para fazer em casa

O creme de café é ideal para complementar o seu café com mais sabor, além de trazer um charme especial para a bebida. Dessa forma, o ideal é aprender a fazer essa receita de modo mais simples, pois é importante manter o gosto da forma mais natural possível.

O que é o creme de café?

É como fazer uma espuma de leite que fica por cima do café, além de ser responsável por trazer um sabor mais doce para a sua bebida. Porém, é importante focar no ponto certo desse ingrediente para uma experiência mais completa.

Muitas pessoas acreditam que é possível fazer essa receita em casa de um jeito mais simples. Além disso, o leite sempre foi uma das opções mais populares para adicionar um tom mais cremoso no café. 

Esse creme tornou-se uma adição cada vez mais comum na rotina das pessoas. De modo geral, o ideal é colocar uma colher de sopa para a bebida ficar cremosa e com uma leve doçura. 

Há várias formas de usar esse item não só no café, mas também em outras bebidas para ter os melhores resultados.

Ingredientes principais

Os produtos desse ingrediente costumam ser feitos com três itens principais, como sólidos de xarope de milho, óleo vegetal hidrolisado e caseinato de sódio. 

Esse último é derivado do leite, que é uma forma de caseína, mas não possui lactose e não afeta as pessoas que possuem intolerância. No entanto, é um produto de origem animal, não vegano, por isso, para os veganos, o ideal é comprar cremes vegetais.

Xícara de café em creme de cor marrom sobre pires e em mesa de madeira
O creme de café é uma espuma de leite que complementa as receitas. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels.

Como fazer receitas de creme de café em casa?

Há várias formas de fazer o creme de café em casa, por isso, o ideal é seguir algumas regras para ter os melhores resultados. Além disso, a produção caseira entrega boas experiências, pois o processo é bem rápido.

Ainda, é essencial decidir a temperatura do leite. De acordo com a quantidade de gordura, há mudanças na textura desse ingrediente, já que o calor também interfere no seu preparo. Para fazer a receita, você vai precisar de alguns aparelhos como:

  • Liquidificador;
  • Mixer;
  • Micro-ondas;
  • Máquina caseira de expresso;
  • Cremeira;
  • Prensa francesa.

Quem deseja fazer uma cobertura mais bonita e cremosa para o seu café ou bebida, o ideal é bater com um misturador elétrico. Pois, quanto mais frio, mais será fácil de bater o produto, assim é essencial colocá-lo na geladeira antes por um tempo. 

Essa mistura vai tornar o alimento ainda mais doce, então, não será necessário acrescentar açúcar. Além de adicionar nas suas bebidas, é possível misturar com sopas cremosas ou purês de batata.

Modo de preparo

Antes de tudo, é necessário acrescentar duas colheres de café e três colheres de manteiga sem sal. Logo, precisa de duas colheres de açúcar mascavo, baunilha e três gemas de ovos. 

Em um recipiente, bata os ingredientes por alguns minutos, quando a mistura ficar homogênea, o creme já vai estar pronto. Uma outra sugestão é colocar esse creme por cima de um bolo, pois é uma combinação perfeita.

O que mais você pode fazer com o creme de café?

Além de adicionar o creme de café nas bebidas, há muitas formas de uso em sua cozinha. Por isso, é um ingrediente essencial na panificação para adicionar mais sabor aos alimentos. 

O creme pode ser um ótimo complemento para alguns alimentos no café da manhã, como aveias, panquecas ou waffles para trazer um gosto diferente. Enfim, essas são algumas das suas opções de uso:

  • Panquecas;
  • Waffles;
  • Sopas;
  • Purê de batata;
  • Cobertura de bolo;
  • Sucos e vitaminas.

Como visto, esse creme não serve somente para completar o sabor do café, mas também vai depender se você quer algo para assar ou para beber. 

Algumas bebidas como chá, chocolate quente e leites vegetais são ótimas opções para considerar no seu dia a dia. Além de agregar um ótimo sabor para dar um diferencial em todas as suas receitas.

Pessoa preparando´creme de café sobre mesa de madeira ao lado de artefatos de decoração
O creme de café serve para várias receitas no dia a dia. Imagem de Charlotte May no Pexels.

Atenção as restrições de consumo

É importante lembrar que há pessoas que possuem alergias aos laticínios, por isso, costumam achar que o creme não é a melhor opção. Porém, há vários que não têm lactose, mas não têm o mesmo sabor em comum por serem feitos de leite vegetal. 

Muitos não contém glúten, o que é uma ótima escolha para os alérgicos, dessa forma, o creme é uma boa opção para esses grupos com alimentação mais restrita.

O creme de café é uma opção saudável?

Quando for usar o creme de café nas suas receitas, é comum se perguntar se é ou não uma opção saudável. Por isso, é importante lembrar que quanto mais creme colocar, mais calorias vai consumir na sua alimentação. 

Há alguns tipos que possuem um baixo teor de gordura, já que esse alimento costuma ser mais gorduroso e precisa de moderação. Todavia, a preocupação diária com a saúde gerou opções mais saudáveis para o dia a dia. 

Siga as dicas acima e não deixe de adicionar as cápsulas de café da Bicafé para um início de dia mais saboroso e diverso, com o seu catálogo de produtos variados.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.