Conheça tudo sobre o universo do café com arte

Conheça tudo sobre o universo do café com arte

Desvende os segredos por trás do café com arte. Além disso, explore os elementos essenciais para transformar essa bebida em uma verdadeira obra-prima. Também, veja tudo o que precisa para fazer sua lattes art em casa e a origem dessa técnica deliciosa.  

O que é café com arte? 

O café com arte, ou latte art, é uma técnica em que se fazem desenhos por cima da xícara como finalização.  Ou seja, o café, além de despertar os sentidos e energizar as manhãs, tornou-se uma forma de expressão artística através da apresentação visual. 

A base da técnica é o próprio café moído, que pode ser usado em diversos métodos de preparo, desde o clássico espresso até versões mais elaboradas como a prensa francesa. Todos eles podem servir como tela para a expressão artística.

Dessa forma, a escolha do grão, a moagem precisa e a temperatura da água, desempenham papéis cruciais na obtenção de uma bebida que seja, ao mesmo tempo, deliciosa e visualmente atraente.

Conheça tudo sobre o universo do café com arte
O lattes art ou café com arte transforma uma bebida comum em uma obra-prima. Foto: Freepik

O que é preciso para fazer café com arte?

Para fazer café com arte ou arte com café, você vai precisar de prática, paciência e atenção aos detalhes, além de exercitar a criatividade. Além disso, para iniciar é crucial conhecer alguns passos e elementos essenciais, tais como:

  • escolher um espresso de qualidade; 
  • aprender a vaporizar leite;
  • usar um leite fresco e bem refrigerado; 
  • usar uma jarra de vaporização adequada. 

A jarra de vaporização deve ser grande o suficiente para conter o leite e permitir espaço para a formação de espuma. Isso porque, a ponta da lança de vapor deve ser submersa no leite para criar a textura desejada. 

Conheça tudo sobre o universo do café com arte
Ao praticar a arte no café, teste as alturas e velocidade. Foto: freepik

Tem como vaporizar o leite em casa?

Existem algumas técnicas para vaporizar o leite em casa sem um vaporizador. Assim, uma forma simples de fazer isso, é aquecer o leite no fogo até começar a formar as primeiras bolhas. Após isso, passe o leite quente no liquidificador até subir a espuma.

Também é possível fazer isso com a prensa francesa. Desse modo, você deve colocar o leite já aquecido em sua prensa preenchendo ⅓ do recipiente. Após isso, puxe o êmbolo várias vezes até que forme uma espuma considerável. 

O cuidado e a técnica de desenho 

Ao começar a treinar sua arte, você deve ter cuidado ao despejar o leite vaporizado no café expresso. Assim, o recomendado é que treine diversas alturas e velocidade para conhecer como ocorre a interação entre a crema do seu expresso. 

Use os movimentos de pulso para criar desenhos na superfície do café e comece com padrões simples. Ou seja, inicie com uma rosa ou um coração, antes de avançar para desenhos mais complexos, sem medo de errar.

A prática e os equipamentos

Praticar é fundamental para aprimorar suas habilidades em latte art. Então, não se desanime se não conseguir resultados perfeitos imediatamente. Dessa forma, continue praticando e ajustando a sua técnica.

Também certifique-se de que a máquina de espresso, o moedor de café e o vaporizador de leite, estejam em boas condições de funcionamento. Pois, equipamentos de qualidade contribuem significativamente para o sucesso na criação de arte no café.

Qual é a origem do café com arte ou lattes art?

A origem do café com art ou lattes art é incerta, mas o que se sabe é que desde o século XIX ela é usada em cafeterias da Europa. Assim, a partir da década de 90, começou a se popularizar pelo mundo, por meio de baristas que aderiram à técnica.  

O fenômeno do latte art cresceu com a ascensão da cultura de café especializado e cafeterias artesanais. Desse modo, os baristas passaram a ver o ato de criar arte na superfície do café como uma maneira de:

  • demonstrar suas habilidades; 
  • personalizar a experiência do cliente;  
  • acrescentar um toque artístico ao serviço.

Hoje, essa é uma prática comum em cafeterias ao redor do mundo. Assim, baristas e entusiastas do café continuam a inovar, criando designs cada vez mais elaborados. Além disso, promovendo inclusive competições.  

Essa forma de expressão transformou o ato de beber café em uma experiência mais visualmente atraente, destacando a interseção entre a arte e a cultura do café.

Quais são os tipos de café com arte?

Existem vários tipos de café com arte, cada um caracterizado por diferentes desenhos e padrões criados na superfície da bebida. Assim, os desenhos mais comuns são feitos com leite vaporizado sobre o espresso. Dessa forma, aqui estão alguns dos mais populares:

  • rosetta;
  • coração;
  • tulipa;
  • folha;
  • cisne.

Alguns baristas habilidosos exploram a criação de latte art que representa diferentes animais, como gatos, cachorros, elefantes, entre outros. Também há aqueles que conseguem criar logotipos e figuras altamente complexas. 

Fique atento a qualidade do seu café

Comprar um café de qualidade faz toda diferença no sabor e aroma do seu café. Dessa forma, busque por produtos de uma empresa que conheça os detalhes que compõe o melhor café. Assim, cadastre-se na Bicafé Brasil e receba benefícios exclusivos.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.