café Kopi Luwak

Saiba tudo sobre o raro café Kopi Luwak

O café Kopi Luwak é o mais caro e singular na linha de grãos exóticos. A sua origem é bem inusitada e ele pode não ser atraente para alguns à primeira vista. Por isso, entenda porquê, mesmo assim, muitos desejam prová-lo e pagam caro pela bebida.

Conheça um dos grãos mais raros do mundo

Da região de Gayo na Indonésia, o produto ganhou fama mundial por seu sabor e raridade. Mas, não é porque ele é um tipo especial da espécie arábica, a planta que o origina. Assim, o que o faz tão diferente é o seu processo, feito por um pequeno animal selvagem.

Há mais ou menos 200 anos, os moradores da região descobriram o café civeta, tradução literal de Kopi Luwak. Já que, kopi significa café e luwak significa civeta, uma espécie comum na área.

Com o tempo, a notícia sobre a iguaria foi se espalhando e nos dias atuais o produto é exportado, principalmente, para o Japão, Europa e Estados Unidos. A seguir, veja o que faz desta uma variação tão especial e como este animal influencia na produção. 

Entenda como ocorre a produção do café Kopi Luwak

O ponto mais importante da produção do café Kopi Luwak ocorre com a ajuda do civeta. Assim, ele é um pequeno mamífero e quando come o fruto da planta da qual derivam os grãos da bebida, transforma o gosto destes e os deixam mais doces.

Esta é a parte inusitada porque, os grãos são colhidos das fezes deste animal. Então, é no sistema digestivo dele que certas enzimas mudam o produto, quebrando a acidez e o amargor. Em seguida, ele é lavado, seco ao sol e por fim, passa por processo de torra leve.

Seus grãos são selecionados com cuidado e além disso, sua plantação também não é feita em qualquer lugar. Assim, o cultivo ocorre há 1500 metros de altura, nas montanhas da região de Gayo. Ainda, seu depósito e transporte também são feitos de forma especial. 

Entenda porque estes grãos são tão caros

Gerir todo esse processo não é tarefa fácil. Ao mesmo tempo, o fator animal interfere na produção escassa durante o ano. Por isso, o café Kopi Luwak é um tipo raro e o seu quilo custa, em média, entre $500 e mil dólares.

Quanto maior a demanda e menor a quantia de produto mais caro este se torna. Então, é por essa razão que ele, por diversas vezes, recebeu o título de variedade mais cara da bebida no mundo todo.

Qual o sabor do café Kopi Luwak

As civetas escolhem apenas os melhores frutos para a sua ingestão. Junto com o processo digestivo, esse e os outros fatores resultam em uma bebida doce, com acidez mínima e pouco amargor. Suas notas de sabor recebem diferentes comparações, entre elas:

  • Toques de frutas vermelhas;
  • Nuances de frutos silvestres;
  • Suco de uva;
  • Chocolate.

Conheça o tipo Gayo Kopi Luwak

São aspectos de um produto bem saboroso mas, além disso, a compra demanda cuidado. É preciso estar atento ao tipo de café Kopi Luwak da região de Gayo que não acarreta em animais presos em cativeiro. Assim, tudo deve acontecer de forma orgânica e bem natural.

Alguns dos produtores nativos da região trabalham seguindo todas as leis de proteção aos animais. Por isso, nesses casos a plantação é vista como algo de tradição e o cuidado com os pequenos civetas é apreciado, ao contrário do que ocorre em alguns cultivos.

É possível achar a iguaria no Brasil

Apesar da distância, é possível encontrar a variedade no país há alguns anos. Contudo, não é tão fácil achar esta iguaria em todo o lugar. Apesar disso, o Brasil tem um animal que faz o mesmo papel do mamífero da Indonésia.

O café Jacu leva o nome de uma ave nativa da mata atlântica e que dá origem a uma bebida bem saborosa também. Então, é possível aproveitar tanto a opção nacional, como a internacional.

Por esses motivos os amantes da bebida tem chances sim, de provar o café Kopi Luwak. Por fim, agora que já sabe tudo sobre a bebida é só aproveitar uma chance para experimentar.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.