Cafezinho: confira os mais tradicionais, doces e exóticos

Um dos maiores prazeres da vida é tomar um bom cafezinho. Seja de manhã ou à tarde, com açúcar, creme ou chocolate. Com certeza, esse momento é valorizado por muitos, logo vale a pena ver os diferentes tipos.

Dos mais tradicionais aos mais exóticos, continue lendo este post, a fim de conhecer cada um deles. Bem como, suas principais características. Então, se você é um apaixonado por essa bebida, acompanhe tudo a seguir.

Por que o cafezinho é uma tradição tão amada?

O cafezinho é muito associado a momentos de encontro e socialização, assim, tomar café com os amigos, familiares ou colegas de trabalho ajuda a criar uma atmosfera de convívio e troca, onde a bebida traz sabor e leveza para as conversas.

Além disso, a cafeína presente na bebida é conhecida por gerar um aumento de energia e também de alerta. Muitas pessoas apreciam-o, aliás, como uma forma de começar o dia ou combater a fadiga. Outras razões que contribuem para a sua popularidade e afeição são:

  • ampla gama de perfis aromáticos;
  • pausa e reflexão;
  • versatilidade e adaptação.

Tomar cafezinho é um ritual diário

Para muitas pessoas, o preparo e o consumo do café marcam o início do dia, uma vez que essa prática cria uma transição suave entre o sono e as demandas diárias. Desse modo, cria um momento tranquilo e pessoal antes de entrar na rotina.

O aroma do café moído, assim como o som da água fervendo e a sensação da xícara nas mãos criam uma experiência sensorial completa. Este estímulo, então, oferece camadas de profundidade ao ritual, ao passo que o eleva além de uma simples ingestão de cafeína.

Cafezinho: confira os mais tradicionais, doces e exóticos
A hora do cafezinho é um momento especial do dia. Imagem do Freepik.

Quais são os principais tipos de cafezinho?

Dentre os principais tipos de cafezinho, então, vale mencionar o tradicional ou os mais adocicados. Desse modo, veja as características de cada um deles a seguir.

Tradicional

Esses são os mais conhecidos e consumidos no mundo. Sem dúvida, você já deve ter provado alguns deles. Por exemplo, o café expresso. A Bicafé possui cápsulas dele, com sabor intenso e aroma bem perfumado. Não deixe de experimentar.

Outro tipo bastante popular é o café com leite. Dessa forma, são ideais para quem prefere a bebida de modo mais suave e equilibrado. Assim, é o favorito para consumir pela manhã ou em um lanche da tarde em família. 

A Bicafé também possui uma linha de cápsulas desse tipo. Já o cappuccino é o mais diferente dessa categoria. Afinal, ele é composto por:

  • café;
  • leite vaporizado;
  • espuma de creme.

No Brasil, costuma-se ainda acrescentar chocolate, canela ou noz-moscada. Por outro lado, os europeus preferem o modo mais tradicional, sem esses ingredientes. A Bicafé também tem cápsulas dessa bebida.

Café com toques mais adocicados

Nestes há a adição de itens que deixam ele mais doce. Por exemplo, o mocha é composto por:

  • café;
  • leite vaporizado;
  • creme;
  • calda de chocolate.

A combinação de todos esses elementos gera uma bebida muito deliciosa. Por isso, é mais indicada para quem está começando a se apaixonar pelo café.

Por ser mais docinho, facilita a adaptação ao gosto dessa bebida mundialmente famosa. Aliás, muitos o comparam com o cappuccino. Já que possuem alguns ingredientes em comum. Outra opção doce e saborosa é o café com chantilly. 

Os tipos mais diferentes

Enquanto há os mais populares, existem outros menos comuns. Por exemplo, o pingado, que tem muito mais café em sua proporção do que leite. Na verdade, a quantidade desse último é quase simbólica, apenas para dar outra cor à bebida. 

Já o café breve é mais consumido nos Estados Unidos. Assim, ele é composto de:

  • café, é claro;
  • leite;
  • creme.

Este último é a razão pela qual essa bebida não é tão conhecida no Brasil. Pois este tipo de creme não é vendido no país.

Espresso Macchiato

Quem adora um café mais cremoso, essa é a escolha perfeita. Além disso, a Bicafé possui cápsulas desse tipo, bem densas e encorpadas. Ou seja, ideal para apreciar no final da tarde.

Aqui há apenas café e creme de leite, aquele usado em sobremesas como mousses e cheesecakes. Dessa forma, é uma bebida bastante equilibrada também com:

  • 50% de expresso puro;
  • 50% de creme de leite.

Já o panna combina café espresso e creme de leite batido. Por outro lado, também é comum substituir este último por chantilly.

Cafezinho: confira os mais tradicionais, doces e exóticos
O cafezinho é uma tradição diária na rotina. Imagem de 8photo no Freepik.

Quais são os métodos mais comuns de preparo do cafezinho?

Os métodos de preparo do cafezinho mais usuais são com o coador de papel e a cafeteira, pois são os mais usados em casa. Além disso, a moka e a prensa francesa também são escolhas comuns para quem consome a bebida no dia a dia.

Confira a seguir mais detalhes sobre cada um desses métodos de preparo dessa bebida e quais são os atributos únicos que eles oferecem.

Coador de papel

O coador de papel ou de pano é um dos métodos mais tradicionais e simples de preparo do cafezinho. Nesse processo, então, despeja-se a água quente sobre o café moído, que está contido, aliás, em um filtro de papel ou pano. 

À medida que a água passa pelo pó, ela extrai os sabores e os óleos, dessa forma, resulta em uma bebida filtrada, além de mais leve e suave. Assim, é uma ótima opção para:

  • café da manhã;
  • pausa no trabalho;
  • pós-almoço.

Cafeteira elétrica

A cafeteira elétrica é muito prática, pois, com apenas o toque de um botão, a máquina cuida do aquecimento, despejo e filtragem, o que poupa tempo e esforço. 

Além disso, muitas delas contam com recursos programáveis, sendo assim, permitem que as pessoas preparem café automaticamente em qualquer horário do dia.

Moka

A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, opera com base na pressão do vapor. A água é colocada, portanto, na parte inferior da máquina, enquanto o café moído é posto em um filtro no meio. À medida que a água aquece, o vapor pressurizado passa pelo café.

Prensa Francesa

A prensa francesa é um método de infusão onde café moído é mergulhado em água quente e, após um certo período, um êmbolo é pressionado para baixo. Em seguida, separam-se os grãos e resulta em uma bebida encorpada, com óleos e sabores mais pronunciados.

Um dos motivos pelos quais o consumo de cafezinho é tão grande é pela sua variedade. Tanto nos grãos, quanto nos sabores e aromas. É possível achar com creme, chocolate, leite, mais intenso ou mais suave. Isto é, de maneiras que agrada a todos os gostos.

Experimente os cafezinhos da Bicafé

Agora, você já conhece os principais tipos: dos mais tradicionais aos mais diferenciados. Além disso, a Bicafé oferece cápsulas dos mais populares. Dessa forma, você pode levar para a sua casa e apreciar quando quiser.


One Reply to “Cafezinho: confira os mais tradicionais, doces e exóticos”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.