Café pelo mundo

Conheça algumas curiosidades sobre o café pelo mundo

Uma bebida conhecida e amada por muita gente, o café pelo mundo apresenta grande diversidade de preparo e consumo. Então, conheça algumas curiosidades sobre a forma de bebê-lo em outros países e se surpreenda com algumas receitas inusitadas. 

Curiosidades na forma de tomar café pelo mundo 

Ele é uma das bebidas mais encontradas no dia a dia do brasileiro. Afinal, ele está presente na refeição da manhã e da tarde, em casa e no trabalho. Mas, o café preto tão tradicional nessa cultura apresenta outras formas de consumo pelo mundo, algumas bem diferentes.

Nos demais países, essa bebida tem outros significados e, por sua vez, outros ingredientes. Assim, algumas curiosidades dessas combinações no café pelo mundo são o acréscimo de:

  • Leite condensado;
  • Sorvete;
  • Canela, pimenta e gengibre;
  • Manteiga;
  • Leite.

A seguir, descubra como isso acontece e quais são os países que adotam essas misturas para o cafezinho.

Café com leite condensado

Esse arranjo fora do comum vem do segundo maior produtor de café no mundo, o Vietnã. Lá, além disso, acrescenta-se ovo e gelo. Mas, esse leite não é igual ao brasileiro, o vietnamita apresenta um sabor mais doce e que lembra flores.

Dessa forma, pode-se consumir essa bebida quente ou gelada, adicionando o gelo. Fora esses ingredientes, acrescentar açúcar e gema de ovo são opcionais.

Sorvete não pode faltar no café pelo mundo

Para os alemães, a forma de beber o café é uma das mais elaboradas. No país europeu, se combina o mesmo com sorvete nos dias não tão frios, o chamado eiskaffee. Mas, essa não é a única forma de preparar a bebida por lá.

Outra maneira de tomar café à moda alemã é misturando-o com rum, açúcar e chantilly por cima. Esse também é consumido gelado e seu nome é Phariseer Kaffee.

Café oriental

Em países como Marrocos e Turquia, essa bebida, além das tradições culturais como a leitura da borra do café, é comum adicionar outras especiarias. Assim, nessas variações pode-se encontrar pó de pimenta, gengibre, canela e cravo.

Outra coisa interessante aqui é sua forma de preparo. Lá, as pessoas utilizam uma cezve e café pulverizado na receita. Isso permite um sabor forte e uma concentração maior de cafeína. Alguns o consideram como a bebida mais saudável.

Adicionar manteiga no café pelo mundo

Onde esse grão tão apreciado nasceu, Etiópia, acrescentar manteiga é uma prática comum. Mas não somente isso, porque nessa cultura o café possui um ritual de preparação especial que pode levar até duas horas até estar pronto para o consumo. 


Dessa maneira, a manteiga dá uma textura mais densa à bebida, mas não é a única coisa que os etíopes podem adicionar. Então, o sal também faz parte dos ingredientes e ajuda a diminuir o sabor amargo.

Café com leite

Adicionar leite é uma prática bem comum no café pelo mundo, inclusive no Brasil. No francês, por exemplo, só a espuma dele entra na receita. Já nas italianas, ele está mais presente no cappuccino. 

Tanto o leite quanto o café são bebidas consumidas e apreciadas por muita gente. Assim, a união deles, mesmo em quantidades variadas, de acordo com o lugar, é uma boa opção. Para aqueles que adoram, não deixe de experimentar o da Bicafé


A marca também oferece bebidas diversificadas como, por exemplo, Risttretto, chocolate, espresso e muito mais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.