Principais indícios de que café faz bem

Principais indícios de que café faz bem

Para a maioria das pessoas não é novidade que o café faz bem. Mesmo assim, elas não costumam entender os motivos por trás disso. Dessa forma, é essencial se aprofundar nesse assunto para ter noção do poder dessa bebida tão famosa.

Quais são os principais indícios de que café faz bem?

Existem diversos indícios que o café faz bem, como em casos de emagrecimento e estímulo intestinal. No entanto, tudo isso se deve aos princípios ativos da bebida. Veja mais tudo o que ela pode fazer por você.

Principais indícios de que café faz bem
O café faz bem para quem deseja perder peso. Imagem de Jack Carter no Unsplash

Emagrecimento

Uma pesquisa publicada no Journal of Sports Nutrition mostra que a bebida queima gordura. Afinal, ela é capaz de acelerar o metabolismo do corpo humano. Assim, isso só acontece devido à oxidação de lipídios e ativação do sistema nervoso simpático.

Já se sabe que a cafeína, princípio ativo do café preto, aumenta a adrenalina no sangue. Então, ela dilui a gordura e libera para a corrente sanguínea. 

Problemas cardíacos

Um estudo realizado em Harvard mostrou que o café é diminui o risco de insuficiência cardíaca. Dessa forma, 4 doses diárias da bebida reduzem em até 11% as chances de sofrer com esse problema.

Até agora os cientistas acreditam que os causadores disso são os polifenóis que estão no café. Afinal, eles lutam contra os radicais livres do corpo, que mudam o DNA e podem causar infarto ou outras condições.

Diabetes

É possível ter mais um indício de que café faz bem quando se fala da diabetes. Isso porque vários estudos já mostram que o consumo moderado da bebida reduz a glicemia no sangue. Além disso, uma pesquisa feita com pessoas de vários lugares comprovou algo incrível.

Segundo ela, quem toma 2 xícaras desse líquido tem uma redução de 35% no risco de ter diabetes tipo 2. Assim, isso é possível graças aos antioxidantes, que têm relação com o aumento da insulina no corpo. O magnésio que está na bebida também faz o mesmo efeito.

Câncer

Muitos especialistas já mostraram que a bebida tem efeito sobre diversos tipos de câncer. Ainda, um estudo feito na Universidade de Lund, na Suécia, ressalta que o café protege contra o câncer de mama.

Outra instituição na Itália trouxe resultados parecidos para o câncer de fígado. Então, de acordo com ela, quem consome a bebida tem uma redução de 41% nas chances de ter a doença.

Antioxidantes também são os protagonistas aqui, tudo pela sua capacidade de combater os radicais livres. Além disso, essa é uma área que está sendo muito explorada. Portanto, espera-se que nos próximos anos muita coisa ainda seja descoberta.

Principais indícios de que café faz bem
Café faz bem para quem quer combater pedra nos rins. Imagem de Dave Michuda no Unsplash

Pedra nos rins

Uma universidade da Itália chegou a conclusão de que a bebida ajuda a combater o cálculo renal. Assim, segundo o estudo, quem bebe café habitual tem diminuição de 31% de chances de ter pedra nos rins.

Foram analisadas mais de 200 mil pessoas para chegar nessa conclusão. Então, isso só acontece porque a cafeína deixa a urina mais diluída. Dessa forma, evita-se a formação de pedras.

Energético

Não é novidade nenhuma de que o café é tido como um estimulante natural. As substâncias presentes no alimento, em especial cafeína, deixam o corpo mais ativo e combatem o sono. Além disso, há uma melhora no estado de alerta e na capacidade de aprender.

Esse é o efeito mais conhecido e por causa dele, muitos abusam do líquido. No entanto, isso é perigoso, pois pode causar ansiedade, tremor e batimento acelerado. Assim, o ideal é sempre tomar com moderação.

Problemas respiratórios

A cafeína tem um efeito broncodilatador e diminui a fadiga nos músculos que ajudam na respiração. Uma pesquisa mostrou que quem consome café fresco de forma moderada tem 30% menos chance de ter asma.

Outro ponto legal é que após tomar a bebida, você tem uma melhora nas funções pulmonares por até 2 horas. Agora, para quem já tem asma, a ingestão do líquido ajuda a evitar crises.

Principais indícios de que café faz bem
Café faz bem para as pessoas com questões intestinais. Imagem de Nathan Dumlao no Unsplash

Estímulo intestinal

A bebida estimula o intestino grosso a fazer seus movimentos gástricos. Assim, isso porque ela ajuda na liberação do hormônio que cuida dessa tarefa. Além disso, aumenta as contrações do órgão, para empurrar os resíduos para fora do corpo.

Há também um aumento na produção de ácidos biliares devido à cafeína. Dessa forma, essa ação solta o intestino e ajuda a quem tem dificuldade de ir ao banheiro.

Depressão

Hoje já existem vários estudos que mostram que o café ajuda no combate a depressão. Então, uma pesquisa feita em Harvard explicou que quem toma até 3 xícaras da bebida por dia tem 15% menos chances de ter a doença.

Memória

Outra prova de que o café faz bem, visto que ele aumenta certos tipos de memória por até 24h após o consumo. Isso foi comprovado por um estudo feito e publicado na Nature. Assim, sabe-se que a bebida estimula um maior nível de retenção pelo cérebro.

Parkinson

Essa é uma doença que causa um dano severo nos neurônios. Então, uma Universidade no Canadá chegou a conclusão de que o café reduz os sintomas dessa condição. 

Isso acontece pela ingestão de pelo menos 2 xícaras ao dia da bebida. Dessa forma, o líquido em questão estimula a dopamina, um neurotransmissor.

Principais indícios de que café faz bem
Café faz bem e seus componentes aumentam a expectativa de vida. Imagem de Sylwia Bartyzel no Unsplash

Expectativa de vida

O Instituto Nacional do Câncer nos Estados Unidos mostrou que pessoas que desejam viver mais devem tomar café. Assim, a pesquisa diz que mulheres que ingerem a bebida ganham cerca de 13% a mais de expectativa de vida.

Já os homens que tomam 3 xícaras por dia, têm um ganho de 10%. Então, o responsável por esse benefício são os antioxidantes presentes no líquido.

Café faz bem, então, vale a pena ingerir a bebida?

Agora não há dúvidas de que café faz bem, logo, vale a pena, sim, consumir a bebida. No entanto, lembre-se que tudo é uma questão de moderação, nada de exagerar. Os especialistas indicam a ingestão de no máximo 4 xícaras ao longo do dia.

Saiba, além disso, que nem toda bebida é igual. Isso se deve a qualidade do café grão ou da cápsula, se preferir. Assim, para ter acesso aos melhores produtos dessa linha, confira as novidades da Bicafé.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.