café grão

O café grão dura mais tempo? Saiba como preservar o sabor

O café grão é uma boa opção porque preserva por mais tempo o sabor original, ao contrário da opção em pó. Porém, é preciso ter alguns cuidados na hora de armazenar para aproveitar ao máximo os benefícios da bebida.

Quais as vantagens de comprar o café grão?

O café grão tem uma durabilidade maior do que o moído porque tem menor contato com o oxigênio, responsável pela oxidação. Por isso, é possível comprar em maior quantidade para guardar e usar por mais tempo.

A experiência de tomar o café fresco com o grão recém moído é, sem dúvida muito prazerosa pois permite perceber melhor as características como:

Como tem um sabor mais intenso, ele também acaba rendendo mais no preparo, assim, um quilo do café em grão pode servir para o preparo de até 140 porções, conforme o tipo de preparo e preferência de cada um.

Qual a validade do café?

Isso pode variar de acordo com o tipo de grão, data da colheita e o nível da torra, mas no geral com a embalagem fechada pode chegar a até dois anos. Uma vez aberto, por sua vez, pode durar cerca de seis meses a depender do cuidado ao armazenar.

A marcação que consta na embalagem nem sempre define se com certeza se o café vai estar próprio para o consumo. O melhor é levar em conta a data da colheita, que pode indicar se trata-se de um grão jovem ou não.

a imagem ilustra sobre café grão
O café grão preserva o sabor original e o aroma por mais tempo. Imagem de Mae Mu no Unsplash

Quais os principais erros ao armazenar o café grão?

Os principais fatores que prejudicam o café grão são a umidade e a luz, que podem fazer com que perca suas características. Aliás, há alguns hábitos comuns que na verdade podem estragar o produto, como se vê a seguir. 

Guardar na geladeira

Essa é uma prática equivocada, porque dentro da geladeira, o grão de café pode ter contato com a umidade. Além disso, em contato com outros alimentos com odores fortes, pode ter uma alteração em seu sabor e aroma.

Freezer

Um outro erro comum ao armazenar é colocar os grãos de café no freezer, porque a temperatura extrema pode fazer com que haja resíduos de gelo. Isso vai fazer com que o resultado final da bebida seja alterado, podendo perder o sabor.

Posso moer uma quantidade maior de café grão para guardar?

Depois da moagem, o café grão acelera o processo de oxidação, uma vez que há mais superfície de contato. Com isso, os óleos que ficam retidos dentro da semente começam a secar e ele perde aos poucos o aroma. 

Nesse contexto, a melhor escolha é sempre moer apenas a quantidade que vai usar no momento. Mas caso haja alguma sobra, vale guardar em um recipiente bem fechado ou mesmo a vácuo quando disponível e consumir assim que possível.

Tipos de moedores

No mercado é possível encontrar várias opções de cafeteiras com moedor que são ideais para locais onde há um alto consumo, como:

  • empresas;
  • lanchonetes;
  • instituições de ensino.

Para quem prepara uma pequena quantidade em casa, por exemplo, pode apostar por modelos mais compactos ou mesmo buscar moedores manuais. Essas são opções fáceis de usar e permitem obter o volume necessário para cada preparo de forma rápida.

a imagem ilustra sobre café grão
O ideal é moer o café grão apenas na quantidade necessária para uso. Imagem de Madalyn Cox no Unsplash

Quais as dicas para preservar o sabor do café grão?

A melhor forma de guardar o café grão é manter em um ambiente fechado, com pouca incidência de luz. Também é preciso evitar expor o produto a temperaturas extremas, tanto para o frio como para o calor. 

Uma boa forma de guardar o café em grãos é usar um pote hermético, que evita o contato com o ar externo e assim preserva as características mais importantes. Depois disso, pode-se colocar o recipiente em um armário fechado ou na dispensa.

Nesse ponto, vale observar o cuidado para que não fique próximo de fontes de calor, como fogões ou próximo a janelas onde haja uma grande incidência de sol.

Como escolher o melhor café grão?

O café grão oferece uma ampla variedade de espécies, com diferentes níveis de torra que vão impactar no sabor. Por isso, é importante observar esses detalhes na escolha do produto, pois quanto mais torrado, maior tende a ser o amargor. 

O tipo de grão também pode fazer diferença, sendo os mais comuns o arábica que é mais suave, e o robusta, um pouco mais intenso. No entanto, a mesma variedade pode ter resultados diferentes de acordo com a região de produção.

O tipo de embalagem faz diferença?

Da mesma forma que é preciso ter cuidado ao guardar o produto em casa, a embalagem pode ajudar a preservar a qualidade do produto até o momento do uso. Por isso, o ideal é que seja opaca, para que não haja luz direta sobre os grãos e que tenha boa vedação.

A Bicafé oferece várias opções de cafés especiais

Na loja da Bicafé, é possível encontrar produtos selecionados entre as melhores safras para uma experiência única. O café em grão Bicafé Black 1kg, por exemplo é a opção certa para quem prefere uma bebida encorpada e apresenta notas de:

  • chocolate;
  • caramelo;
  • especiarias.

Também há opções para quem busca um sabor mais leve e equilibrado, além de uma grande variedade de cafés em cápsula, uma alternativa mais prática para um preparo rápido.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.